Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!
Thomas Hobbes: “O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos.”
1 – Como já escrevi aqui, eu moro numa área rural. É tradição, nestas áreas, as pessoas soltarem fogos, especialmente em festas religiosas, juninas e de ano novo. De uns tempos para cá, moradores conscientes começaram a alertar pro mal que fogos fazem aos animais.
– Espero que, como as campanhas anti tabagismo, esta também dê certo. Mas não vai ser fácil… É só assistir televisão na passagem da meia noite do dia 31: quantas cidades do mundo comemoraram a data com queima de fogos? No Rio, foram 16 minutos!
2 – Em 2018, a Folha divulgou que o MitÔ, ainda deputado, empregava a Wal do Açaí como assessora de seu gabinete em Brasília. Mas ela não trabalhava lá e sim vendendo açaí na praia e cuidando da casa dele em Mambucaba, Angra dos Reis. Virou inquérito do MP…
– Passados 03 anos e meio, Wal não se elegeu vereadora, mas foi nomeada pra prefeitura da cidade, onde não dá expediente e reformou sua loja E o inquérito está parado na Procuradoria Geral da República, sob sigilo. E assim permanecerá até prescrever, né mesm…?
3 – Nos primeiros dias do ano, é bom lembrar que fazem 1.389 dias que mataram Marielle e seu motorista numa rua do Rio de Janeiro. E que seus presumíveis assassinos estão presos numa penitenciária federal sem julgamento há quase 03 anos. São eles os assassinos mesmo?
– E quem foi ou foram os mandantes? Será que só iremos saber em 2023? E dizem que as instituições brasileiras estão funcionando perfeitamente…
4 – Paulo Markum lançou seu livro sobre Cancelier (Recurso Final), que foi acusado, algemado e preso numa “jaula” e proibido de entrar na Universidade da qual era Reitor eleito, sem qualquer culpa. Humilhado, suicidou-se. Pelas críticas, é um bom livro, que merece ser lido.
– O modelo lavajatista empregado neste episódio trágico foi replicado em outros episódios daquela época, nenhum fatal, e todos jogados pra debaixo do tapete. O delator, a delegada da PF, a juíza substituta que contribuíram pro suicídio já foram jogadas no lixo da História. Só isto!
5 – Ana Maria Braga é aquela senhôra que fez um programa com um colar de tomate no pescoço pra divulgar a necessidade de um golpe contra a Dilma. Sabendo-se disto, dá pra imaginar qual seu interesse ao levar um astrólogo que prevê a ascensão do comunismo em 2022.
– A junção de astros em Capricórnio implica em mudança dos modos de produção em toda a sociedade, na organização social, econômica, política… enfim, uma nova organização coletiva de vida… Isto é comunismo, carái…! Vocês querem que Lula volte! Sai pra lá, Satanás!
E o astrólogo da Ana Maria que basicamente disse que os planetas estão CLAMANDO pelo socialismo pic.twitter.com/WEzJwYZFa7
— guilerme (@guiaoquadrado) January 1, 2022
6 – Eu adoro a criatividade do brasileiro pra justificar o injustificável! Paulo Guedes propôs a criação de um escritório de representação do Brasil em Washington, pra onde quer mandar um de seus secretários, Carlos da Costa que, aliás, foi quem elaborou o decreto a ser assinado pelo MitÔ.
– Sua Nota Técnica para criação da nova repartição indica que o chefe dela (ele) terá salário de US$13,3 mil (R$75 mil) porque vai precisar de “senioridade máxima” pra divulgar o Brasil. Senioridade significa conhecimento ou experiência adquiridos pelo exercício contínuo de uma função.
– Fico imaginando o MitÔ assinando o decreto: “Pô! O cara tem que ganhar bem mesmo… ele tem senoriedade! Não dá pra mandar o Jair Renan como o vice dele?”
7 – A cultura brasileira é uma das mais ricas do mundo. A mistura racial e a diversidade religiosa misturadas ao talento natural produziram uma arte popular que é abrangente e única, na música, na dança, na literatura, no teatro, na televisão… Onde ela foi parar em 2021?
– Culturalmente, o que mais apareceu em 2021 foram as tretas do secretário da Cultura, o malhado Mário Frias: ele não podia ver um artista famoso que arrumava um rolo pra virar manchete no dia seguinte. Mas não consegue aparecer na Globo. É o chamado Complexo de Bozó
8 – Ricardo Salles confundir 200 anos de independência com 522 anos de existência oficial não surpreende… afinal, ele foi ministro do MitÔ. No resto, ele está certo: liberal na economia é aquele cara que enxerga o povo como massa que trabalha pra aumentar seus lucros…
-…e conservador nos valores é o mesmo cara que mantém a família em casa, longe da amante, exige segurança pública pra proteger seus bens (família e amante, inclusive), e para descer o cacete quando a massa que trabalha para ele ameaça fazer greve. “Direita é isso.”
9 – Sabe, Moro, todas as tempestades que sua Lava Jato desabaram sobre Lula, realmente, como previu Dom Quixote, se acalmaram e foram afastadas. Porque não era possível que o mal durasse para sempre.
– E segue-se que, havendo o mal durante muito tempo, o bem deverá estar por perto. Ele chega em outubro, Moro!
10 – Dando uma virada repentina em seu tradicional governismo explícito, o SBT botou no ar uma propaganda institucional que merece aplausos. A filha do patrão abre o vídeo que defende a diversidade, pra desgosto do MitÔ. Defender diversidade, pra ele, é coisa de viado!
IMPORTANTE que o sbt olhe para si e comece a propagar a diferença. Os passos serão longos, mas já é uma iniciativa louvável. pic.twitter.com/gkqlR2Kbn5
— Rafael (@srgoes) January 1, 2022
Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes:
https://osdivergentes.com.br/outras-palavras/a-carne-e-fraca/
https://jornalggn.com.br/destaques-luis-nassif/elio-gaspari-e-o-temor-reverencial-no-jornalismo/