Meus pitacos quase diários (09, 10 e 11/12/2021)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Fernando Pessoa: “Todo império é uma decadência. Uma sociedade forte que, principiando a decair, perde o sentido das realidades, o sentido prático, e cai forçosamente no imperialismo.”

                1 – – A decadência moral da Justiça brasileira já havia sido detectada pela inação dos tribunais superiores diante das ilegalidades da Lava Jato. O medo de discordar da Mídia era evidente. De repente, Gilmar Mendes, p..a* velha do STF, percebeu que era hora de retomar o garantismo.

– Mas é tarde. O MitÔ anuncia que o Nunes Marques vai votar deste jeito e o Nunes Marques vota deste jeito… O MitÔ declara que o André Mendonça, que nem assumiu sua cadeira no STF ainda, irá votar pelo marco temporal e o terrivelmente evangélico votará pelo marco temporal.

– Como a sociedade permanece passiva, fica claro que a decadência moral não é apenas da Justiça.

2 – Durante os anos sombrios, estrelas da cultura brasileira arriscavam a liberdade e a vida pra manter nossa esperança de que as sombras não eram eternas. Paulo Autran, o maior ator daqueles tempos, declamou Liberdade! Liberdade! E os porôes ficaram com medo de prendê-lo.

– Os dias de hoje não são sombrios, mas cinzentos… e também precisam ser enfrentados. E, felizmente, temos estrelas que defendem publicamente nossa democracia Com a decadência moral da Justiça, do Legislativo e do Judiciário, o povo precisa de faróis pelo caminho.

3 – O país bolsonário está cada vez mais evidente: de ricos, pelos ricos e para ricos… Os impolutos diretores do Banco Central aumentaram a taxa de juros pra 9,25% aa., tentando, segundo Suas Excelências, controlar a inflação, “que penaliza os mais pobres”, dizem eles.

– Daí, aplicações como Tesouro Selic e fundos DI, feitas por quem tem algum dinheiro sobrando, terão um rendimento nominal maior a cada mês. Já a poupança, único salva guarda de quem não enfia dinheiro debaixo do colchão, terá um rendimento menor a cada aumento dos juros.

– A propósito, o presidente do Banco Central independente é aquele impoluto cidadão que tem uma off shore num paraíso fiscal… assim como o impoluto ministro da Economia!

4 – Bom… com certeza, o MitÔ está tentando amainar seu trauma por não ter medalhas no peito, por não chegar a general. Em 03 anos de governo, já amerdalhou sua mulher por 03 vezes… com as mais altas medalhas da República. O que ela fez por merecer as horarias nos peitos?

– Deve ser porque ela tomou a vacina contra covid nos Estados Unidos… ele ainda não teve coragem! Ou, talvez, já tenha tomado… mas só saberemos daqui a 100 anos! Provavelmente porque, se tomou, ele tomou na bunda!

5 – Há muito tempo, o Nassif vem alertando para o avanço dos negócios milicianos sobre a economia formal brasileira: são as empresas que dominam a coleta do lixo ou a distribuição de cigarros ou combustíveis, além da milícia em si, que domina favelas e periferias.

– Pra isto acontecer, existe o lado legalizante, propiciado por governo e Congresso. Como casos recentes relativos à distribuição de combustíveis: primeiro, permitiu-se que os postos não ficassem vinculados a uma distribuidora e, agora, o Senado libera a venda direta de etanol.

– Antes, você chegava num posto Petrobras e sabia que qualquer problema com o etanol podia reclamar na própria Petrobras… agora, o posto é Petrobras, mas o etanol é da distribuidora Picaretas e Irmãos Ltda. Se der problema, reclame com o Rodrigo Pacheco. Se chegar nele!

6 – Pois fica assim: o governo não tem dinheiro pra pagar o ex Bolsa Família e, então, dá um jeitinho com a Justiça e o Congresso, suspende pagamentos já transitados em julgado e até aumenta o valor pra R$400,00 (igual pra um necessitado ou uma família de 08). Afinal, tem eleição em 2022!

– Mas, com o aval do STF, tem dinheiro pro orçamento de relator, aquele que ninguém sabe que pediu o dinheiro, quem recebeu, para onde foi, que benefícios trouxe para o povo. Em 03 dias já foram liberados R$ 760,8 milhões… Caria pra sustentar 158.500 necessitados durante 01 ano!

– Que país é este mesmo?

7 – As pessoas de bem deste Brasil varonil costumam transferir pro povo a culpa de nossas mazelas. Alegam a ignorância, a preguiça, o desconhecimento da história e da cultura do país, imbuídos de crendices africanas e indígenas, uma “racinha inferior” em síntese.

– Em assim sendo, é bom ouvir um digno representante da boa gente branca, o moço bonito que chefia a Secretaria de Cultura, expondo sua extensa cultura sobre seu país “de oito biomas, quatrocentos e não sei quantos mil quilômetros de praia…” O litoral brasileiro tem 7,5 mil km…!

8 – Institutos de pesquisa não mentem. Eles podem buscar ângulos mais favoráveis aos clientes que lhe interessam ao pesquisar ou ao divulgar, mas credibilidade é fundamental para a sobrevivência deles. Já porta-vozes do baronato midiático precisam ser críveis apenas pros patrões…

– Merval Pereira, por exemplo: os Marinho odeiam Lula e seu porta-voz político, eleito presidente da ABL – onde é membro justamente por influência dos patrões – torce, sem cerimônia, resultados das pesquisas pra dizer que Lula é tão rejeitado quanto seus principais adversários.

– Não é! A rejeição do MitÔ está em 64%, a de Moro em 61%, a de Dória é 59% e a do Ciro é 51%, enquanto a de Lula atinge 43%. Creio que Merval não considera os desconhecidos Rodrigo Pacheco e Felipe D’Ávila como os principais adversários de Lula, né mesm…?

  1. Tem muita gente se perguntando se o implante de cabelo feito pelo já aprovado supremo ministro André Mendonça foi pra parecer mais vaidoso e menos carola ou para ser agraciado com aquela vibrante comemoração da dona Michelle.

– Aliá, alguém já traduziu as palavras santas que ela proferiu tão convulsivamente pela vitória de seu “irmão em Cristo”?

10 – Uns 02 meses atrás, o ministério da Infraestrutura botou nas redes uma campanha pra mostra a eficiência e operosidade do queridinho Tarcísio de Freitas, que o MitÔ quer lançar candidato ao governo de São Paulo. Eram 23 obras inauguradas na gestão do MitÔ!

– Das 23, 01 fora iniciada no governo Lula, 17 no governo Dilma e 02 no governo  Temer, todas com recursos já empenhados até a conclusão. Apenas 02 foram iniciadas pelo queridinho, uma delas esta aí, em Petrolina, cujo prefeito é filho do líder do MitÔ no Senado.

– E, como não podia deixar de ser no feudo dos Bezerra Coelho, uma das empreiteiras responsáveis pelo asfalto, chamado pelo povo de farofa ou sonsisal, é do cunhado de um primo do prefeito… Sabem quem foi o 1º donatário da Capitania Hereditária de Pernambuco? Duarte COELHO…

11 – Os gênios do Estadão descobriram mais uma trama diabólica de Lula pra manter o comunismo pagão corroendo a alma cristã do povo brasileiro. Lula queria ser presidente em 2014, mas Dilma bateu o pé. Daí, ele tramou o impeachment dela com o Temer e derrubou-a!

– Ajudou o Trio Mão Leve (Temer, Moreira Franco e Eliseu Padilha) a raspar os cofres da Nação e a entregar o poder de mão beijada pro MitÔ, que levou a saúde, a economia e a vaca pro brejo, abrindo o caminho para sua volta triunfal ao Palácio do Planalto.

– No próximo editorial, o Estadão provará que o coronavírus não foi criado pela China, mas pelo Lula, num laboratório do MST.

12 – Em que país vive o Paulo Guedes? Para combater uma inflação crescente no mundo todo, consequência da pandemia, mas incontrolável no Brasil, pela incompetência de Sua Excelência, o Banco Central deu um piparote na Selic: 9,25% (na vida real, os juros já estão em 02 dígitos!)

– No Reino da Fantasia, o ex Posto Ipiranga disse que  “nosso Banco Central agiu mais rápido e vamos controlar antes do que a maioria dos países avançados.” Disse que ela será um grande problema, mas acha que o Brasil está bem equipado para enfrentá-la mais rapidamente.

– Achismo por achismo, eu tenho certeza que o Brasil está fu…o* e mal pago!

13 – As contradições do mundo ocidental, dito democrático: enquanto a filipina Maria Ressa e o russo Dimitri Muratov recebiam o Prêmio Nobel da Paz em Oslo, pela defesa desta democracia em seus países, a justiça britânica aprovava a extradição de Julian Assange pros Estados Unidos.

– Co-fundador do WikiLeaks, o jornalista australiano é alvo de 18 processos na justiça americana por ter publicado milhares de documentos militares e diplomáticos dos EUA. Se condenado, ele pode pegar até 175 anos de prisão. Os pais da democracia moderna são vingativos…

-..e odeiam quem desnuda as maldades que seus generais e marines fazem nos países ao redor do mundo, principalmente aqueles que têm petróleo e riquezas naturais…

14 – Está claro que quem tem valor e recebe algum prêmio cultural hoje no Brasil não respeita o mocinho bonito que comanda a Secretaria de Cultura do país. Não que os atores, produtores, músicos, diretores, cantores, pintores, escritores e todos aqueles que fazem arte sejam lulistas…

– Eles são, acima de tudo, pessoas que podem respirar numa democracia e são sufocados pelo autoritarismo e pela ignorância. Cultura é tão essencial prum povo quanto Saúde e Economia… E Cultura não é dada por armas ou arminhas!

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes:

https://theintercept.com/2021/12/09/brasil-paralelo-lanca-ofensiva-judicial-para-calar-criticos-e-reescrever-a-propria-historia/

https://www.viomundo.com.br/politica/marcelo-zero-moro-e-o-candidato-ungido-do-imperio.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *