Meus pitacos quase diários (09, 10 e 11/03/2025)

1 – Na ditadura, ainda ginasiano, tive um professor que era terrivelmente favorável à dita cuja. Por qualquer motivo, interrompia suas aulas de Geografia pra tecer loas ao civismo, ao patriotismo e à luta gloriosa dos generais pra tornar o Brasil uma grande Nação.

– Esbravejava ele que o povo era tolo e preguiçoso e os políticos uns vendilhões da Pátria dependentes dos interesses dos poderosos daqui e d’acolá (Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética, à época). Fico imaginando o que ele faria com Dudu 03 se fosse vivo hoje…

2 – Eu venho repetindo aqui sempre que posso, e não vou parar de fazê-lo: se a classe média fosse um pouco menos egocêntrica e o povo um pouco mais consciente, o Brasil teria mais governos progressistas (não necessariamente de Lula), a elite pensaria menos única e…

-…exclusivamente em seu próprio umbigo e a grande imprensa não seria tão subserviente aos desejos desta elite e das classes mais abastadas.

https://www.instagram.com/reel/DC4_ypjPZIn/?igsh=azU4c2gyc3RwNzV4

3 –  O jogo jogado pelos políticos brasileiros tem um objetivo primordial: tudo é viável e possível… desde que os principais beneficiados sejam eles próprios. Os governadores de oposição estão usando, agora, a mesma tática dos parlamentares em relação às emendas.

– Estes querem o bônus pelo uso delas do jeito que lhes convier e deixam o ônus do não uso ou do mau uso delas pro governo federal. E aqueles querem o bônus do ICMS e deixam a culpa da inflação e o ônus da impopularidade pro Lula. O povo? Que se ph..a*!

4 – Que o gado restrinja suas fontes de informação aos seus grupos sociais e às redes bolsonárias é inevitável. Mas é um despautério um governador só se informar por estes meios, ignorando a própria imprensa do Estado que, gostando ou não, noticia as ações do governo federal.

– Na verdade, ele sabe que elas foram e estão sendo executadas sim. Mas acha mais importante pra Santa Catarina as evoluções do ex-mitô em seu possante Jet-ski… atrai mais turistas milionários!

https://x.com/i/status/1895831663579480451

5 – Uma das benesses a que os representantes do povo têm direito no Brasil é, em dias de atividades parlamentares, almoçarem ou jantarem de graça, isto é, serem ressarcidos pelo Congresso pelas despesas que tiveram, deles e de seus convidados. Nossos impostos pagam…

– Tenho certeza, porém, que almoços na praia em tempos de recesso ou férias não são atividades parlamentares, né mesm…? Pedir e ser ressarcido não é falta de decoro?

6 – Frei Gilson é um fenômeno. Cantor e pregador tem uns 07 milhões de seguidores só no Instagram. Como bom padre conservador, ele mantém concepções da igreja tradicional, como o lugar que deve ser ocupado pela mulher numa sociedade cristã. O ex-mitô virou seu fã.

https://x.com/i/status/1898415705264976312

7 – Me parece que há uma surda disputa entre governadores bolsonaristas para ver quem é mais liberal e melhor satisfaz o deus Mercado. Ratinho Júnior iniciou com a privatização das escolas públicas, logo imitado pelo Tarcísio de Freitas, que avançou uma casa.

– Ele privatizou também a Sabesp, mas o plano é muito mais extenso. E o Romeu Zema avançou duas casas: está privatizando ativos da Cemig passando por cima da lei e à revelia de decisão judicial. O vencedor, crêem eles, será o escolhido pela elite pra substituir o ex-mitô em 2026.

8 – Pra quem dizia que o covid era uma gripezinha curável com cloroquina ou que mulher deve ganhar menos que homem porque engravida, afirmar que o Brasil está fazendo a bomba atômica junto com a China não surpreende ninguém.

– Surpreendente é ele declarar que já avisou o Trump sobre tal invencionice, o que é uma clara traição à Pátria, e não haver reação de autoridades competentes (nem dos milicos).

https://x.com/i/status/1898513592665670074

9 – A esquerda brasileira evoluiu bastante desde os meus tempos rebeldes durante a ditadura. E os governos petistas ajudaram muito para tanto. Mas é óbvio que a esquerda radical é tão estúpida e nociva quanto a direita radical. Rui Pimenta, o eterno czar do PCO, é a prova disto.

– 34 anos depois do fim da União Soviética, ele ainda pensa que a Rússia é um país comunista, dirigido por líderes preocupados com o bem estar econômico e social de seu povo. Putin e Trump são farinha do mesmo saco, ávidos do poder que beneficia seus interesses. E só!

10 – Brasileiros responsáveis têm consciência que a disparada do dólar em dezembro foi fruto de especulação, bem como de que culpar o governo Lula pela taxação das blusinhas e por investigação de pessoas que usam o PIX foi baseado em fake news do bolsonarismo.

– A imprensa familiar, no entanto, acha que isto é o que a oposição tem que fazer e que o governo é que continua analógico num mundo digital, “esquecendo” que governos democráticos não podem e nem devem usar fake news pra conquistar corações e mentes.

– E se a imprensa familiar fosse realmente ética e imparcial, divulgaria esta entrevista do Haddad nos seus canais abertos. Mas fake news dão mais ibope e lucros, certo?

https://x.com/i/status/1899082822372991358

11 – Confesso que ainda não me acostumei com o cinismo de bolsonaristas em suas lives pro gado. A insigne deputada quer comparar a dignidade com que Eunice Paiva enfrentou a tragédia que abalou sua família com imbecis de uma turba de recalcados e depredadores…       -…que – claramente insuflados pelo seu MitÔ e asseclas – tentou dar um golpe e instalar um regime no país com os mesmos objetivos daquele que torturou, assassinou e  desapareceu com o corpo (até hoje, aliás) do marido dela.

12 – Também me impressiona a malandragem explícita de certas figuras do bolsonarismo, como alguns de seus deputados. São inimigos mortais da Lei Rouanet por ser um “sorvedouro de dinheiro público” (o que é falso) pra bancar cultura inútil e propaganda política.

– Já as emendas parlamentares (estas sim dinheiro público, bancado por nós) são essenciais para Suas Excelências propagarem a “realidade” que lhes interessa. Geralmente, por empresas criadas pouco antes da destinação das emendas… E ai de quem for investigar! É perseguição!

13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Jorge Bem Jor:  “Se malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem.”

14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/midia/a-imprensa-durante-a-ditadura-1-por-luis-nassif/

https://jornalggn.com.br/midia/a-imprensa-durante-a-ditadura-2-por-luis-nassif/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *