1 – O Programa Calha Norte foi criado há 40 anos e estabelece recursos pras Forças Armadas pra manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação. Nos anos bolsonários extrapolou.
– De repente, não mais que de repente, o Congresso embolsou o Orçamento bem como o emendismo. E o programa recebeu R$3 bilhões em emendas parlamentares, um desvio de finalidade da atuação militar estratégica nas fronteiras. Generais também gostam de grana, né mesm…?
2 – Para a imensa maioria dos brasileiros, economia é uma ciência doméstica: quanto eu posso gastar com o dinheiro que eu tenho no bolso? Para as classes menos afortunadas, o dinheiro não chega ao fim do mês e algumas contas não são pagas, gerando endividamento impagável.
– Pras classes mais afortunadas, o dinheiro também não chega ao fim do mês, mas ela dispõe de cartões de crédito, gentilmente ofertados pelos bancos, no qual fazem dívidas também impagáveis. Ou seja, todos entendem rombo é ruim e por isso a imprensa o usa.
https://www.instagram.com/reel/DEYmdeoNG6q/?igsh=M29seHNhdGJvZjlt
3 – Eu sempre gostei de política, mas nunca quis ser político. Não teria estômago pra agüentar os Alcolumbres, Maltas, Nogueiras, Liras, Zemas, Nikolas, Zanatas e que tais. Admiro, porém, os jovens que estão começando a trilhar o caminho da política, candidatando-se a…
-…vereadores e fazendo discursos de fé e respeito à política e à democracia em suas posses. Em suas longas caminhadas em defesa destes ideais, eles precisarão de estômagos muito mais resistentes que o meu.
4 – As duas datas máximas da Igreja Católica são o nascimento e a morte de Jesus. O 1º é comemorado em um dia, o 2º em uma semana. Está na hora da Cúria Romana rever seus conceitos sobre o que a vida de Cristo representa realmente pra humanidade.
– E reduzir a influência de Malafaias, Macedos e Hernandez sobre a fé e a política do rebanho de Deus.
https://x.com/i/status/1874766348251009512
5 – Não tenho dúvidas que se os governos progressistas não levarem a sério que o povo precisa ser conscientizado politicamente (nada a ver com doutrinação), o Brasil nunca chegará ao 1º mundo. A escorregada que elegeu o ex-mitô animou imbecis e picaretas a seguirem o exemplo.
– Vocês já imaginaram o Brasil sendo presidido por Gustavo Lima? Ou por Pablo Marçal? Ou por Dudu 03? Deus, realmente, não é brasileiro!
6 – Jornalismo sério e de qualidade implicaria em programas de debates com analistas e especialistas com visões contrárias sobre o assunto em pauta. Não é, obviamente, o que soe acontecer nas tevenews. O pensamento único predomina com os mesmos “arroz de festa” de sempre.
– O que é uma das razões para as redes sociais estarem substituindo jornais, rádios e tevês como fontes de informação da sociedade. Infelizmente, elas não são regulamentadas, o que acabará por torná-las tão inúteis quanto os veículos tradicionais já se tornaram.
https://x.com/i/status/1874875194848039186
7 – A vereadora Janaína Lima, do PP de São Paulo, não foi reeleita. E, antes de desocupar seu gabinete na Câmara, mandou retirar o vaso sanitário e a pia lá instalados. Disse ela que o banheiro de seu gabinete fora construído por ela e, por isso, ela podia levar a pia e o vaso.
– Fiquei curioso: os gabinetes dos vereadores da cidade mais rica do país não têm banheiros? Ninguém poderia sentar onde pousou a nobre bunda da vereadora?
8 – O escândalo das rachadinhas apareceu na imprensa realmente em 2018, quando um relatório do COAF indicou movimentação financeira suspeita de 21 deputados estaduais do Rio, incluindo Flávio Bolsonaro. Kataguiri não ligou para isto à época porque o MBL navegava…
-…na onda bolsonarista, pela qual, aliás, ele foi eleito deputado. Um político tradicional, como se vê.
https://x.com/i/status/1874926957940662347
9 – Desculpem-me os progressistas, mas sem conscientização política isto não é bom. A classe média – inclusive as pessoas que ascenderam a ela nos governos lulistas – não gostam dele. Ela odeia aeroportos feito rodoviárias, caseiros comprando carro e empregadas indo a Disney.
– Ela prefere votar na direita porque sabe que esta não governará com tal objetivo. Afinal, pobre é pobre e precisa conhecer e permanecer no seu lugar…
10 – Infelizmente, as idéias eugenistas verbalizadas pela senhorinha no banco de trás de um carro (com motorista particular ou de uber?) são compartilhadas por um bom número de brasileiros. Muitos anos atrás, o ex-mitô já expressava tais idéias, que pertencem ao ideário nazista.
https://x.com/i/status/1874764550299693365
– Pena que não existam mais programas televisivos que ridicularizem tais idéias, como o saudoso deputado Justo Veríssimo.
11 – Alguém viu ou leu o ex-mitô, seus filhos, dona Michelle ou qualquer um das personalidades patrióticas que os cercam demonstrar alguma satisfação pela vitória de uma brasileira no Globo de Ouro? O ‘Brasil acima de tudo’ desta corja é só aquele que tortura e mata.
– Como os milicos que seqüestraram, torturaram, mataram e esconderam o corpo do marido de Eunice Paiva, tão bem vivida por Fernanda Torres, a vencedora.
12 – Nos tempos sombrios, eu me revoltava contra uma tal Jovem Guarda, que, na minha visão, alienava os jovens e os afastava da luta contra a ditadura. Ainda Estou Aqui não só resgatou uma história que as novas gerações precisam conhecer, mas apontou o erro que cometi.
– Na trilha sonora do filme está “É preciso dar um jeito, meu amigo”, de Erasmo Carlos, uma reflexão sobre a necessidade de mudanças em tempo de opressão.
13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Jorge Amado: “Acho que o mais terrível foi a degradação do caráter. Em relação a duas coisas. Você teve a tortura. Em segundo lugar, a ditadura institucionalizou a corrupção. Hoje, esse mal faz parte dos costumes.”
14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes