1 – Claro que a grande notícia da semana é a prisão, por civis e pela 1ª vez na história do pais, de um general de 04 estrelas. Mas me surpreende a ligeireza com que a imprensa trata as possíveis culpas do milicão: coordenar e financiar o golpe, obstruir a Justiça…
– Ele é culpado de tudo isto, de acordo com os relatórios policiais… mas tratar apenas ‘en passant’ do crime mais hediondo: planejar a morte do presidente, seu vice e de um juiz supremo, mesmo que não tenha conseguido. A violência no país é tão grande que matar foi normalizado?
2 – Imagino que o nobre deputado da bunda mole que se auto-proclama imbrochável, deva ter corrido ao Google pra saber o que é abundância lipídica e ver se processava ou não o deputado Chico Alencar. Deve ter gostado do possível significado: bunda grande…
https://x.com/i/status/1866892428323541005
3 – Durante a redemocratização, o mundo civil criou a falsa ilusão de que generais tinham abandonado a histórica pretensão de se sobreporem ao poder civil, optando pela profissionalização das Forças Armadas. Errou, como mostraram os generais de pijama do ex-mitô.
– Braga Neto comandou milicos da ativa e da reserva para dar um golpe de Estado, com direito até a matar presidente, vice e ministro. E o general Mourão, hoje senador civil, diz que ele não é um risco pra democracia e sua prisão atropela normas legais. São profissionais sim… do golpe!
4 – A visão do fascismo – e de sua versão mais rasteira, o bolsonarismo – é que a cultura brasileira é baseada na mestiçagem, na miséria, na valorização do amor, da compaixão e da crendice dos nativos, quando o que o povo precisa é ser forte, guerreiro, apto a matar…
-…os inimigos para conquistar e exercer o poder com a graça de Deus. Os brasileiros nunca aceitarão isto… podem até conviver algum tempo, mas nunca trocarão um desfile de escola de samba por uma parada militar. E acabariam por botar a banda a tocar samba!
https://x.com/i/status/1866678969732669636
5 – Um sujeito foi flagrado, em 2005, com US$100 mil na cueca. Eram tempos de mensalão e a imprensa familiar explorou o escândalo por meses, crucificando PT e o deputado José Guimarães, de quem o sujeito era assessor. Já em 2020, o flagrado foi um senador, vice líder do ex-mitô.
– Escandaloso, também. Não foi o caso do general Braga Neto: ele usou uma sacola de vinho pra entregar dinheiro pros kid pretos que planejavam o seqüestro e assassinato do Xandão. Muito mais chique, né mesm…? Talvez por isto a imprensa familiar não escandalizou o fato.
6 – Pois é… como diz Tio Rei, o ministro André Mendonça confirmou a tentativa de golpe ao usar tangível, que significa ter existência física. Mas não creio que ele recuará quando do julgamento do ex-mitô. Confirmará sua existência, mas dirá que não há provas concretas…
-…de que o imbrochável participou dele… No máximo, ele pode ser criticado por não saber o que se tramava debaixo de seu nariz!
https://x.com/i/status/1867694940094181473
7 – O Conselho Regional de Medicina de São Paulo é contra o aborto, mesmo aqueles autorizados legalmente. Fez pressão, então, contra médicos e mulheres, o que foi considerado abuso de autoridade pelo Ministério Público. Não adiantou…
– A prefeitura de São Paulo atendeu as solicitações do CREMESP e entregou-lhe prontuários de mulheres que fizeram abortos legais. Com que objetivo? Pra mandar pastores às casas delas e exorcisarem seus pecados contra Deus?
8 – Em 2022, as redes viralizaram a notícia de que Lula estava morto e fora substituído por um sósia. O gado, claro, acreditava piamente nisto, o que ajudou na montagem da moldura que legitimaria o golpe já então sendo planejado pelos milicos. Quantos daqueles…
-…”velhinhos e velhinhas” iludidos pelo ex-mitô e seus asseclas invadiram os três poderes crentes que um bando de comunistas (como Dilma, Gleisi e Zé Dirceu) usariam a morte de Lula pra assumir o poder? Inocentes úteis? Que merecem cadeia pela estupidez! Anistia Não!
https://x.com/i/status/1866744765091549554
9 – A Câmara aprovou proposta de castração química pra condenados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes, inclusos aliciamento de menores, estupro de vulnerável, prostituição infantil e gravar, comprar, vender, divulgar ou simular cenas de sexo com eles.
– “Pintar um clima” entre um motoqueiro sexagenário e 04 garotas bonitinhas que o levam a se convidar pra casa delas pode ser enquadrado como um crime sexual contra menores?
https://x.com/i/status/1867351223071866953
10 – Quando JK encasquetou de criar Brasília e trazer a capital para o meio do mato, distribuiu um monte de pirulitos pra adocicar a vida dos parlamentares. Quando os milicos impuseram a ditadura, distribuíram um monte de bombons pra eles, pra fingir que o Brasil era uma democracia.
– Eles gostaram e se acostumaram. Querem todos os pirulitos e bombons agora. E dão piti se não ganharem!
https://x.com/i/status/1867302300781572099
11 – A mui distinta bolsonarista Bia Kicis foi procuradora do Distrito Federal por 24 anos. Mas parece-me que não aprecia a Justiça brasileira e nem se sente confortável com nossa democracia, apesar de ser deputada e líder da minoria na Câmara.
– Abespinhou-se com a prisão do general Braga Neto, que considera ilegal. Diz que não houve golpe e que as denúncias sobre isto são fantasias… com o único objetivo de prender o ex-mitô. Fanatismo não é uma prerrogativa do gado…
12 – Eu tinha 28 anos, casado e com duas filhas pequenas, morando em Brasília e viajando pelo Brasil como assessor de imprensa de uma empresa estatal. Estava num hotel em Natal quando ouvi Como Nossos Pais, de Belchior, com Elis, pela 1ª vez. Me bateu fundo!
– “Eles venceram e o sinal está fechado pra nós… que somos jovens”. Eu queria ver os generais presos… mas trabalhava na ditadura de um deles. A família me chamou à razão. E guardei o desejo por 40 anos… Sábado, ouvi Como Nossos Pais na varanda de casa. Me senti jovem de novo!
13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Leonardo Sciascia: ” Uma idéia morta produz mais fanatismo do que uma idéia viva; ou melhor, apenas a morta o produz. Pois os estúpidos, assim como os corvos, sentem apenas o cheiro das coisas mortas.”
14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importanteshttps://jornalggn.com.br/xadrez-2/xadrez-do-caso-marielle-e-do-pacto-de-braga-netto-com-bolsonaro-por-luis-nassif/