1 – Pois é…apesar da luta incessante e de alguns avanços significativos nas instituições, as mulheres continuam sendo discriminadas. Mas o que se pode esperar de um país politicamente dominado pela direita? Um governo progressista pode até adotar práticas…
-…inclusivas no Executivo e propor leis que impeçam tal discriminação, mas quem aprova leis é o Congresso… e o atual Congresso conservador, eleito por uma população conservadora, faz de tudo pra manter a sociedade no século passado.
2 – No total, mais de 100 mil pessoas nos Estados Unidos morrem por ano por causa do uso excessivo de drogas. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças daquele país mais de 75% das mortes por overdose em 2022 envolveu algum tipo de opioide.
– Pois eles estão chegando ao país! A deputada Bia Kicis, eminente propagadora da Cloroquina na pandemia, se uniu ao lobby farmacêutico e apresentou projeto que facilita a circulação de opióides no Brasil. ‘taí uma bolsonarista insatisfeita com 700 mil mortos pela covid…
3 – A cadeirada do Datena no domingo ainda é o assunto mais falado, comentado e analisado na imprensa. Mostra, claramente, o baixo nível a que chegou a política brasileira. Mas a causa desta mediocridade são os políticos ou a sociedade que elege estes políticos?
– Esta opção é plausível. Maucaratismo sempre foi atributo de boa parte da população brasileira. E isto veio à tona com a falta de regras das redes sociais. Não é atoa que até algo ridículo como esta premiação vire manchete na imprensa tradicional. E em inglês, que é mais chique!
4 – Tenho certeza que a maior parte da população nunca se interessou pelos debates políticos ao vivo. Sempre foram chatos, com muitas promessas vãs e trocas de desaforos geralmente combinados pra animar a platéia. Agora, devem aumentar a audiência das tevês…
– Os barões da imprensa ainda vão fazer uma estátua pro Pablo Marçal. Observem que a mediadora – tão elogiada pelos colegas – gritava junto com o coach e o prefeito… quando bastava mandar desligar os microfones dos dois.
5 – Datena está sendo processado pelo Marçal e provavelmente terá que pagar uma gorda indenização pela cadeirada. Se fosse eu, exigiria dos comerciantes um percentual sobre a venda de cadeiras semelhantes que, com certeza, venderão aos montes.
– Já a TV Cultura deveria enviar a cadeira para um museu de História, pras futuras gerações conhecerem o móvel que acabou com os debates políticos televisivos no Brasil.
6 – Durante um bom tempo, um grande amigo do peito dos Bolsonaro presidiu a Caixa Econômica Federal. E teve uma grande atuação numa área sensível: o assédio sexual. Foi pego, denunciado e seu processo engatinha por corredores e escaninhos da Justiça.
– Já o processo contra a Caixa, em razão dos crimes cometidos por seu então presidente, andou rápido. E ela fechou acordos pra pagar uma baba de dinheiro às vítimas. Se a Caixa fosse um banco privado, os fatos teriam este mesmo resultado?
7 – Nos últimos anos, as agressões de candidatos importantes estão empatadas em 1×1. Candidato à Presidência, José Serra recebeu uma bolinha de papel na careca e correu prum hospital. Perdeu a eleição. Idem Bolsonaro, recebeu uma facada, o esfaqueador não…
-…foi morto pelos seguranças, a camisa amarela não avermelhou e ele correu prum hospital da elite. Ganhou a eleição. Aguardemos o desempate via cadeirada…
8 – Maranhãozinho, deputado bolsonarista do PL/MA, é alvo de 02 investigações no STF, por desvio de diinheiro das emendas parlamentares. Uma delas é de 2020 e, apesar de um vídeo vazado pela revista Crusoé mostrando montes de dinheiro vivo no escritório…
-…dele, as ações contra ele dormitam em gavetas burocráticas, enquanto ele continua deputado com direito a emendas. Tanto que ele e outros dois colegas bolsonaristas (Bosco Costa e Pastor Gil) acabam de ser denunciados (ele de novo) ao STF pela PGR. Vai pra gaveta, também?
9 – Perdoem-me, mas a comparação é inevitável: todo mundo conhece aquela piada do marido que encontra a mulher transando com outro homem no sofá da sala de sua casa… e troca o sofá no dia seguinte. A decisão da RedeTV relativa ao próximo debate dos candidatos…
-…à Prefeitura de São Paulo é a mesma coisa. E tornar um debate em algo produtivo e útil pra população é muito simples. Basta estabelecer regras pra que os candidatos debatam apenas os planos que têm pra cidade. Saiu disto? Está fora! Mas isto não dá ibope, não é mesm…?
10 – A eficiência do serviço secreto de Israel, o Mossad, sempre foi cantada em prosa, verso e filmes americanos. Ficaram marcantes as ações contra os terroristas que agiram nas Olimpíadas de Munique ou que seqüestraram um avião e o levaram com reféns pra Uganda.
– Esta operação de agora, com pagers explodindo e matando 10 pessoas e ferindo outras milhares do Hezbollah (a maioria, certamente) vai virar filme brevemente, claro! Mas levanta um questionamento: como o Hamas atacou Israel em 07/10 sem que Netanyahu soubesse?
11 – Este médico, observando esta foto do Pablo Marçal no hospital, portando esta pulseira verde, foi direto no ponto: o coach é um farsante. O Código CID Z765 indica simulação consciente de doença, e a pulseira verde que ele usava era de um paciente de baixa urgência que…
-…podia esperar atendimento ou ser redirecionado para outros serviços. Do que o Brasil teria escapado se um médico em Juiz de Fora ou São Paulo tivesse o mesmo espírito público em setembro de 2018!
12 – É fato que os incêndios brotam em várias partes do mundo. É a época deles, fato agravado pelas mudanças climáticas. Em Portugal mesmo, com 92,2 mil m² e população de 10,4 milhões de habitantes, tem, hoje, 50 focos ativos que já mataram 07 pessoas.
– Ao contrário da nossa imprensa, porém, que conhece bem o histórico de incêndios no Brasil – boa parte deles, criminosos, por motivos econômicos – a de lá ressalta os esforços de governo e povo em combatê-los. Melhor parar de ler jornal e ouvir o fogo da Paula Fernandes.