Meus pitacos quase diários (03 e 04/09/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/coluna-economica/musk-e-a-conspiracao-da-ultradireita-por-luis-nassif/,

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Millôr Fernandes: Está bem. Deus é brasileiro. Mas pra defender o Brasil de tanta corrupção só colocando Deus no gol.

                1 – Deolane Bezerra, advogada, empresária, influencer e viúva do cantor McKevin era figura carimbada das redes, com milhares de seguidores ávidos por suas polêmicas e por sua vida de luxo e ostentação. Que parece explicada agora, com a prisão por lavagem de dinheiro e jogos ilegais.

                – Acho que é castigo divino. Depois de séculos sendo considerado brasileiro pelos brasileiros, Deus se cansou e decidiu mostrar quem realmente os brasileiros endeusam: os falsos mitos, como o ex, Deolanes e Marçais…

                2 – Eu estava no grupo escolar quando vi o Rio Amazonas pela 1ª vez, num filme em preto e branco. Era um mundão de água! Anos depois, naveguei nele pra ver o encontro das águas dele com o Rio Negro. Até ali, ele se chamava Solimões e continuava sendo um mundão de água.

                – O Brasil de hoje, discutindo STF x Elon Musk ou quem será o presidente da Câmara em 2025 ou se um cafajeste será eleito prefeito de São Paulo, não percebe o que a seca está fazendo com os rios, incluso aquele mundão de água do Solimões. Quando perceber, será tarde!

                3 – Se autoridades, políticos e a elite econômica tivessem respeito pelo país em que vivem, esta seria uma notícia a ser comemorada com euforia. Porque o significado disto é que a economia está em ascensão, há mais dinheiro circulando, menos desempregados, um povo mais feliz, enfim!

               

                – Mas não é! E logo a imprensa corporativa estará berrando sobre inflação sem controle, necessidade de aumentar juros e “problemas mis que afetam os mais pobres”. Porque os barões têm tanto medo de um Brasil desenvolvido?

               

                4 – Aos 06 anos, meus pais se mudaram pra capital de Minas. Dos 07 aos 25 anos morei no 9º andar de um prédio no centro. De lá, vi Beagá metropolizar-se e, aos poucos, perder os horizontes montanhosos, a Serra do Curral transformada em casas e prédios.

                – Quando me casei, saí de um quarto onde só via concreto em volta. Mas fui morar num bairro de onde ainda via a Serra do Curral. Que está sendo destruída pelas mineradoras. O alerta de alguns não adiantou! Contrariando Drumond, Minas não é mais palavra montanhosa.

                5 – Tempos atrás, quando ainda freqüentava os botecos da vida, as discussões políticas sempre acabavam numa interrogação: porque países como Alemanha, Japão, Vietnam, Coréia do Sul se desenvolveram tanto após devastados por guerras, enquanto o Brasil, um país…

                -…longe de guerras ou revoluções, permanecia deitado em berço esplêndido? Minha tese: o povo não tem consciência política… Prova? Pablo Marçal é um cafajeste que fez disto um meio de vida, e pode ser eleito prefeito da cidade mais rica do país. Por vontade do povo!

               

                6 – Parlamentares do DF propuseram, em 2021/2, projetos pra transformar duas invasões dentro da Floresta Nacional em áreas urbanas, o que foi aprovado pelo Congresso. A FLONA perdeu 996,4 ha de floresta pros Assentamentos 26 de Setembro e Maranata.

              

                – A especulação imobiliária vibrou e Suas Excelências ganharam os votos dos assentados… Agora, quase 800 ha de cerrados foram destruídos e o Corpo de Bombeiros só suspeita que o incêndio foi criminoso?

                7 – Muita gente boa reclamando do baixo nível dos debates políticos em tevês abertas, e não apenas de São Paulo. Lá, a baixaria não se limita aos apelidos (Bananinha, Chatábata, Boules), mas afasta qualquer possibilidade de debate sério pela confessa intenção do…

                -…candidato Tchutchuca do PCC de criar confusão pra fazer cortes pra postar nas redes sociais por seus agentes regiamente remunerados. E é disso que o povo gosta!

              

                8 – Uma rotina trágica que já está normalizada pelas autoridades, pelos políticos e pelos cidadãos: a violência diária nas comunidades e periferias do Rio. Milicianos e traficantes dominam o Estado e a cidade sem contestações. Mas o Rio continua lindo!

https://oglobo.globo.com/rio/video/operacao-policial-na-mare-tem-intenso-tiroteio-e-barricadas-em-chamas-12876230.ghtml

                9 – Há uma velha máxima sobre o que torna um povo feliz: dinheiro no bolso e comida na mesa. Em ano e meio, o atual governo conseguiu aumentar a renda do trabalho dos brasileiros, com a média salarial real (descontada a inflação) subindo 11,7%.

                – Complementarmente, o país encerrou 2023 com 56,7 milhões) dos seus domicílios em situação de segurança alimentar, um crescimento de 9,1%. Boas notícias que não merecem manchetes de nossa imprensa familiar.

               

                10 – Com as fake news e a Inteligência Artificial livres, leves e soltas no Brasil, vez que nossos nobres e ocupados parlamentares não se interessam pela regularização delas, a situação imaginada pelo Leandro Demori pode ser pior ainda. Criar um vídeo falso com sua filha menor sendo estuprada…

                -…por amigo seu, levando você a matá-lo de porrada, facada, tiro, qualquer coisa… Tudo bem pra você, que adora disseminar fake news por suas redes?

https://instagram.fbsb16-1.fna.fbcdn.net/o1/v/t16/f2/m69/An8sWWQiGIm06ysOqVUn-_e0eEO5aRtC4E-K-Di8qGye_qWLpn-CNuo9F2amFXIIJ-JF4n-jAErKMjh-KTHtdf3e.mp4?efg=eyJ2ZW5jb2RlX3RhZyI6Inhwdl9wcm9ncmVzc2l2ZS5JTlNUQUdSQU0uRkVFRC5DMy4xMDgwLmRhc2hfYmFzZWxpbmVfMTA4MHBfdjEifQ&_nc_ht=instagram.fbsb16-1.fna.fbcdn.net&_nc_cat=105&strext=1&vs=a9f33c71fffe8f71&_nc_vs=HBksFQIYOnBhc3N0aHJvdWdoX2V2ZXJzdG9yZS9HQWlDcVFLMEVqZG5mdkFHQVBfNlJXQ3pLRmNWYnBSMUFBQUYVAALIAQAVAhg6cGFzc3Rocm91Z2hfZXZlcnN0b3JlL0dGeE4yaExNT1g5ejlkd0RBTU1kaW9VWUxuZ0licFIxQUFBRhUCAsgBACgAGAAbAogHdXNlX29pbAExEnByb2dyZXNzaXZlX3JlY2lwZQExFQAAJtjWu7qJj%2BIBFQIoAkMzLBdATeEm6XjU%2FhgWZGFzaF9iYXNlbGluZV8xMDgwcF92MREAdeoHAA%3D%3D&ccb=9-4&oh=00_AYDlJdBkgseZPzpcvyUDVMESkzWE0-FGMB5HyOIeIs99VA&oe=66D92E36&_nc_sid=1d576d

                11 – Se os representantes do povo eleitos pelo petismo continuarem nesta linha, que não tem nada a ver com negociação política pra aprovar projetos de interesse do governo Lula, e sim com o interesse deles próprios, uma característica marcante dos parlamentares do…              

-…Centrão, brevemente o Estadão estará apoiando um candidato do PT pro governo de São Paulo e, quem sabe?, pra presidência da República… desde que não seja o Lula!

               

                12 – Eu sempre fui eclético em relação à música. A preferência pela MPB não me impede de gostar de Bach, Chopin, Edith Piaf, Rita Pavone, Sinatra, tango, bolero, sertanejo… Mas há limites. Quando li esta notícia, fui ouvir Gustavo Lima. E vou continuar não ouvindo…

                – A notícia é que o ministro Nunes Marques esteve na festa de aniversário do cantor, num iate ancorado na ilha de Mykonos. Numa 3ª feira, em pleno dia de trabalho no STF. Informação de sua assessoria: ele estava em Roma, ali pertinho, num compromisso acadêmico. Que beleza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *