Meus pitacos quase diários (24 e 25/08/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalistaslivres.org/a-extrema-direita-brasileira-leu-gramsci-e-entendeu/

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Antonio Gramsci: “O velho mundo está morrendo. O novo tarda em aparecer. E nessa meia luz surgem os monstros”.

                1 – Segundo o IBGE, o Brasi tem 64,4 milhões de automóveis, picapes e furgões em uso para uma população de 205 milhões de habitantes. Ou seja, 31% dos brasileiros têm carro. Mas, com toda a certeza, nem 0,01% tem um destes. Só políticos, pastores e coaches…

                – E empresários, industriais e bancários têm helicópteros e/ou jatinhos…

              

                2 – Até os 12, 13 anos, eu achava que ditadura era um regime como outro qualquer. Meu pai vivera dos 20 aos 35 anos sob a ditadura de Getúlio, mas eram outros tempos e governo era algo distante do jovem do interior ou do médico tratando leprosos Brasil adentro.

                – Ele não tinha lembranças doloridas pra contar pros filhos. Aí, dos 16 aos 37 anos, eu vivi a ditadura dos milicos. E me angustio pelas lembranças que tenho dela, talvez porque eu seja um fèdap..a* como Jô….

                3 – A polícia do DF, após 03 meses de investigação, prendeu um traficante que fornecia drogas – cocaína, principalmente – pra uma clientela de classe média alta da capital.  Sem emprego fixo, ele tinha padrão de vida elevado, morando em região nobre e tendo carro importado.

                – Ele foi preso quando prestava seus serviços de delivery da droga. E, como a clientela não é periférica, seus compradores não deverão ser chamados a depor e nem terão seus nomes revelados. Mas terão que procurar outro fornecedor… pelo menos enquanto um juiz não soltá-lo!

              

                4 – Eu sei que sou muito repetitivo sobre a falta de conscientização do povo brasileiro. Mas é necessário. As redes, hoje, são as fontes de leitura e conhecimento deste povo. É preciso usá-las não para doutrinar, como faz o fascismo, mas pra dizer ao povo pra pensar por si próprio.

                – E votar, não porque é obrigatório, mas porque é preciso eleger representantes seus, do povo, e não dos ruralistas, dos empresários, das igrejas e, muito menos, de organizações criminosas. Eles que votem nos seus representantes… Que, claro, nunca seriam a maioria!

                5 – Família é uma das palavras-chave da ideologia bolsonarista. Mas não tem muito a ver com o espírito do clã. A família tem, comprovadamente, 51 imóveis comprados com grana viva, o pai recebeu R$17 milhões, via PIX, de seguidores, o 01 tem mansão de 06 milhões, a…

                -… mãe do 04 tem mansão de 03 milhões, mas o 04 está dando calote de R$360 mil em um banco.

              

                6 – Durante anos, até assumir a presidência com Lula em 2003, os parlamentares do PT tinham esta mesma postura aguerrida do deputado Glauber Braga, não apenas apontando a pouca transparência de agentes públicos do alto escalão, mas também votando contra…

                -…projetos corporativos apresentados pelos liberais e governistas de então. O poder mudou isto. O PSOL tem probabilidade de assumir a prefeitura de São Paulo… mudará também?

                7 – O PGR Paulo Bonet já tem em mãos provas de que o ex-mitô afanou jóias que eram do Estado, que usou o avião presidencial pra contrabandeá-las pros Estados Unidos e que asseclas seus venderam lá algumas delas, e ele embolsou a grana. Mas não é suficiente…

               

– Está esperando o batom na cueca: talvez um vídeo do ex-mitô colocando o colar de diamantes no pescoço de dona Michelle pra ir se encontrar com o Trump… Não vale foto! Que pode ser fake news!

                8 – Millôr Fernandes dizia que “o último refúgio do oprimido é a ironia, e nenhum tirano, por mais violento que seja, escapa a ela.” Pena que o povo, em sua maioria, não entende ironias. Por isso, apesar de eu gostar de usá-las,, às vezes prefiro ser direto:

                – Num país como o Brasil, o Estado é fundamental. Neo-liberais e privatistas que se ph…am*!

                9 – Uma coisa é a falta de conscientização, que leva o povo em geral a eleger babacas pras Câmaras e pro Congresso. Outra coisa é a desmoralização a que chegou a política no Brasil, capaz até de transformar algo desonroso pros machos brasileiros em uma qualidade.

                – Considerando que um dos cornos candidatos é do PRTB, mesmo partido do Marçal, seus dirigentes podiam mudar o nome do partido pra PCC, Partido dos Cornos e Cafajestes.   

               

                10 – Kakay é, há anos, uma figura carimbada na alta roda política brasileira. Não é comunista, esquerdista ou, sequer, petista. E é um criminalista respeitado e requisitado por políticos de todas as correntes ideológicas existentes. Sua visão da Lava Jato é definitiva.

                11 – A legislação brasileira, corretamente, determina que não pode haver privilégios numa disputa eleitoral, tanto que se proibiu o apoio financeiro de empresas às candidaturas. Mas os parlamentares usam suas emendas pra turbinar as candidaturas próprias ou de aliados.

                – Ou seja: eles são pagos por nós pra propor e aprovar leis que beneficiem eles próprios e pra se perpetuarem no poder. Triste Brasil!

               

                12 – Honestamente, eu estou surpreso. Nos últimos tempos, me acostumei a ver e aplaudir combativas deputadas, Fernanda Melchionna e Sâmia Bonfim, por exemplo, batendo de frente e botando pra correr os machões na Câmara Federal. Mas elas vieram das lutas sociais…

                – Nunca imaginei a doce e amável Tábara Amaral, formada em Harvard, subindo nas tamancas, ‘botando o dedo na cara’ do Pablo Marçal e mandando-o ir pro lugar dele. Esperava mais um tapa de luva, no estilo Marisa Monte. Que seja benvinda à arena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *