Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Leila Diniz: “Todos os cafajestes que conheci na minha vida eram uns anjos de pessoas.”
1 – É notória a ligação do clã Bolsonaro às milícias. Quando ele ascendeu à Presidência, elas expandiram seus negócios e seus territórios e assumiram certos setores empresariais com óbvia influência na política. E, no rastro delas, as organizações criminosas tradicionais…
-…também cresceram e também se envolveram na política. E sentiram-se em casa… Daí a lançar um cafajeste pra comandar a principal cidade do país foi um pulo.
2 – O fascismo não mudou sua técnica de atrair gente pra suas fileiras. Modernizou-se, claro, mas permanece fiel às origens: confundir, causar, desrespeitar e violentar, se for preciso. E dá certo! Observem a cena, que se passa num templo. Que não é um templo comum.
– Os presentes são brancos, bem vestidos e pagaram uma nota pra participar. E o responsável pelo ato violento, segundo eles, não é o pastor ou coach, mas Jesus. O esgoto aberto pelo ex-mitô é muito mais extenso e profundo do que sonha nossa vã filosofia…
3 – São todos idiotas. Ou, talvez, picaretas. Falo dos estrategistas das campanhas dos candidatos à Prefeitura de São Paulo. Pablo Marçal é um criminoso condenado há 04 anos de prisão, que não cumpriu pena porque nossa Justiça é uma gracinha. Ele faz uma campanha…
-…agressiva contra os adversários, mentirosa, ofensiva aos cidadãos de bem, semelhante às campanhas do ex-mitô, e as campanhas dos concorrentes acham que os eleitores vão acabar repudiando isto? O ex-mitô foi eleito em 2018 e quase em 2022, lembram-se?
4 – A grande imprensa adora publicar números, estatísticas e dados pra acompanhar uma notícia e pra comprovar que aquele fato é uma verdade. Ela sabe, mas não alerta os leitores e ouvintes, que números, estatísticas e dados são manipuláveis.
– E, na maioria das vezes, elas não comprovam a verdade. Adaptam-na ao que lhes interessa vender como verdade.
5 – Está aí um povo que gosta de ir pras ruas. E tome de Marcha para Jesus, Parada do Orgulho LGBTQ+, Desfile de 07 de Setembro, Comício pela Anistia dos Golpistas e, agora, a Marcha para Exu. Talvez porque é um povo que não elege gente que, realmente, o represente.
– Devia se preocupar com isto pra poder sair pras ruas mais pra se divertir e curtir a vida.
6 – A verdade é que os médicos deixaram de ser santos há muitos anos. Aquela figura humana, dedicada e sempre presente nos momentos angustiantes desapareceu. A profissão foi mercantilizada pelas entidades hospitalares, pela indústria farmacêutica e até pelas… -…sociedades representativas dos médicos, como o Conselho Federal de Medicina, que defende a limitação do aborto legal, tentando criminalizar os médicos ainda santos que – obedecendo a legislação brasileira – o realizem.
7 – A constatação é dolorosa: os políticos, com honrosas exceções, estão destruindo a democracia brasileira. Derrubaram uma presidenta legitimamente eleita e ajudaram o povo a eleger um igual, que lhes transferiu o poder de governar e usar nosso dinheiro com eles mesmos.
– Surfando na nova onda de permissividade e total desrespeito pela população, ocuparam o picadeiro os Carluxos, as Zambellis, as Tonis, os Geyers, os Bruninis… e, agora, um babaca de alto nível. E o ex-mitô está virando fichinha perto do novo MitÔ que o gado deseja.
8 – “É a causa que eu defendo e eu mando 03 milhões pra comprar fuzil!” Qual é mesmo a causa que a nobre deputada defende? Armar “cidadãos de bem” pra matar bandidos? Será que matar pessoas, bandidos e inocentes que estejam no caminho, não é… -…também uma bandidagem? E usar a grana que eu, você, nós pagamos de importos pra tal bandidagem não é ser mais bandida ainda?
9 – A classe média brasileira costuma mirar na classe alta e tentar comportar-se como ela, vestir-se como ela, imaginar-se que é ela. Por isso, boa parte dela embarcou nos conselhos de médicos bolsonaristas – integrantes da classe alta – de que ivermectina combatia a covid.
– Nos Estados Unidos, os médicos que aderiram a esta babaquice, tiveram suas licenças revogadas. Aqui, continuarão respeitados por ambas as classes, alguns até como dirigentes do Conselho Federal de Medicina.
10 – Não é só Lira que precisa entender isto. A imprensa familiar também e o facão dela é bem menor que o do presidente da Câmara. Não se esqueçam os petistas que o atual Congresso é mais conservador que o de 2016… e ele votou o impeachment da Dilma.
– Lira engavetou mais de 100 pedidos de impeachment do ex-mitô em troca de mandar no Orçamento, e pode liberar unzinho só contra Lula.
11 – E daí? Eles criaram um falso motivo – pedaladas fiscais – pra impichar a Dilma, eles ignoraram crime real – corrupção passiva – pra inocentar o Temer, eles emparedaram o desgoverno do ex-mitô pra assumir o Orçamento Federal e usá-lo a seu bel prazer.
– Mas eles são os representantes do povo. E, me parece, estão representando bem o povo que os elege.
12 – Enfim, está sacramentado: uma mulher negra e filha de imigrantes vai enfrentar o representante dos poderosos WASPs que sempre dominaram a América Profunda. Se Kamala for eleita, não acredito em mudança no modo como os Estados Unidos dominam o mundo, mas…
-…o humanismo é uma característica marcante nas mulheres e isto já é um bom motivo de esperança em um mundo menos violento e mais propício à paz e à prosperidade de todos e não apenas de alguns. E a certeza de menos um cafajeste no poder.