Meus pitacos quase diários (21 e 22/07/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.brasil247.com/editoriais247/e-preciso-investigar-quem-financia-a-campanha-contra-haddad

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Fernando Haddad: “Eu entendo perfeitamente essa ansiedade do mercado, o dito mercado, essa meninada que fica na frente do computador, dando ordem de compra, ordem de venda.”

                1 – É claro que existem propósitos (nem tão ocultos assim) nos ataques sofridos pelo ministro Haddad nestes últimos dias. A cobrança de impostos nunca cobrados de super ricos e depositantes de milhões em paraísos fiscais arreganhou os dentes dos dito cujos.

– A luta pra eliminar as desonerações de 17 setores nacionais e a mudança radical do sistema tributário aprovada na Câmara, também desagradaram muita gente. Mas eu acho que o fator principal é outro: os poderosos perceberam que Lula já indicou quem assumirá seu legado.

2 – A História é indesmentível: desde que Cabral aportou em Porto Seguro, a elite empalmou o poder deste país. Com a honrosa exceção de Lula (por enquanto), todos que saíram desta régua foram derrubados. O exemplo do Haddad é apenas um das inúmeras…

-…situações de privilégios que ela, a elite, enquanto poder, implementou e legalizou para ela própria.

3 – Estava escrito nas estrelas: Biden renunciou à candidatura. Talvez haja uma chance, agora, de Trump não ser eleito presidente, freando o avanço fascista mundo afora. Talvez, Kamala Harris, mulher e não branca, seja a candidata democrata. Vencendo a eleição na maior…

-…potência do mundo (ainda), seria a grande revolução que a humanidade está precisando nestes tempos infames que vivemos.

4 – Que fique claro o que diz a jornalista Juliana dal Piva, que acompanha, pari e passu, a vida dos Bolsonaro há bastante tempo: Ramagem virou homem de confiança do ex-mitô porque diz amém a tudo que ele quer. Ele não tem chance alguma, mas já pensaram se…

-…fosse eleito prefeito do Rio? O Brasil conseguiu sobreviver ao desgoverno do seu chefe porque as instituições, STF em especial, seguraram a barra. Com as instituições que o Rio tem, mudaria até de nome: de Rio de Janeiro pra Rio das Pedras…

5 – Em sua coluna dominical, o ilustre medalhão de nossa imprensa escreve uma de suas incontinências costumeiras pra criticar seu alvo preferido. O comentário de Lula foi pertinente: Trump é um showman egocêntrico que abusa de seu poder de comunicação pra enganar meio mundo.

                – E aquele gesto de aparecer no meio dos seguranças levantando o punho e gritando “Lutem! Lutem! Lutem!” atingiu os objetivos dele. Ou o Gáspari acha que foi um ato de coragem de mais um super herói americano?

6 – Vocês já imaginaram se boa parte da população brasileira tivesse coragem e vontade de fazer publicamente as críticas que esta influencer faz nas redes? O ex-mito e seus asseclas já estariam presos e a vagabundagem forense de Brasília já teria acabado há tempos.

7 – Eu não sou tão radical assim… não acho que Sua Excelência seja um Augusto Aras mais sutil. A possível leniência pra denunciar o ex-mitô está mais afeta à tradição dos acordões da elite. Ou seja:“vamos ver os resultados das eleições… dependendo, a PGR denuncia! Ou não!”

8 – Não, não era uma passeata pra acompanhar o ex-mitô pelas ruas de Duque de Caxias em sua campanha pra eleger algum miliciano à Prefeitura. A centena de pessoas que o acompanhou era a turma que teve certificados de vacina falsificados e queria anistia pra seu líder.

9 – Desde junho (na verdade, desde janeiro de 2023), o deus Mercado exige equilíbrio fiscal do governo, que persegue isto através do aumento das receitas. O diapasão – ecoado pela imprensa – é único: os pisos de gastos com Saúde e Educação, além da vinculação da…

-…Previdência ao salário mínimo, vão estrangular o Orçamento nos próximos anos. Me impressiona a fixação dos economistas em conter despesas nestas áreas, essenciais pro povo. Por que não em outras?

10 – Concordo que Tio Rei é dos poucos jornalistas que levam a ética e imparcialidade da imprensa a sério. Mas, não se pode esquecer que ele exerce sua profissão na imprensa familiar (Folha e Band). E, creio, não pode ultrapassar certas linhas. Pode dizer que a tarefa…

-…da imprensa não é achar engraçado os memes contra o Haddad, e sim apurar a campanha contra ele, mas não pode dizer que a imprensa familiar participa da campanha e, por isso, não se interessa em apurar nada.

11 – Nikolas Ferreira foi o deputado mais votado nas eleições de 2022, com mais de 01 milhão de eleitores. Esta expressiva votação teve uma base: o milhão de seguidores em suas redes sociais. Ou seja: o racista, o misógino, o homofóbico, o fascista que ele faz questão de…          -…ser, é apoiado por este milhão de brasileiros que o segue nas redes e o elegeu. Este é o maior mal que o bolsonarismo fez ao país: destampou bueiros que trouxeram o esgoto humano pra superfície.

12 – Eu bato muito aqui na necessidade de conscientização da população brasileira como única forma de o país desenvolver-se realmente. É muito alentador ver o governo tentar nos transformar na 6ª potência do mundo, mas uma pujança econômica não significará…

-…p..ra* nenhuma sem distribuição de renda adequada, alimentação, educação e saúde de qualidade para todos. Consciência política é isto que o policial militar tem. E consciência política é o que o povão que sofre com a violência de nossas PMs precisa ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *