Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Tati Bernardi: “As redes sociais profissionalizaram a imbecilidade. Fofoqueiros e invejosos se acham doutores e a maledicência ganhou ares de debate profundo.”
1 – É preciso reconhecer que o fascismo entendeu, bem mais rápido que outras ideologias, a força das redes sociais no mundo globalizado. E, aprendendo a manipulá-las, logo passou a criar narrativas, baseadas em fake news, disseminadas maciçamente por robôs…
-…e grupos familiares. A regulação das redes – como já foi feita na Europa – não é, pois, uma questão de censura à liberdade de expressão dos internautas, e sim de sanidade mental de quem as freqüenta e de sobrevivência da democracia, algo que o clã Bolsonaro odeia.
2 – É mesmo absurdo o nível de ignorância dos brasileiros apontado por esta pesquisa. É mesmo, mas acho que é perfeitamente explicável… Quantos governos se preocuparam com a educação efetiva da população? Quantos governantes quiseram realmente descolonizar o povo brasileiro?
3 – O mistério durou pouco e o áudio da reunião foi divulgado, confirmando mais um crime do ex-mitô e asseclas. Esquisita a participação do governador cassado Witzel na trama (indicação do juiz acusador do 01 pro STF). Mas, é fato: a anulação das provas do processo…
-…das rachadinhas foi feita efetivamente pelo STJ, à época com 02 pretendentes a ocupar as 02 vagas que seriam abertas no STF. A imprensa não se interessou por isto. Por que?
4 – A estupidez é incomensurável! Superada apenas pela desfaçatez… Quer dizer que ‘trocentos’ anos depois de Platão, o regime ideal pra este “empresário” que não contrata esquerdistas é a monarquia? E que tal monarquia deve ter aristocratas como Paulo Guedes…
-…para conduzir o reino com sabedoria e eficiência? Felizes os esquerdistas que nunca serão contratados por ele… O retorno à escravidão é sua meta!
5 – Eu sempre digo que o ser humano é naturalmente selvagem. E esta selvageria arrefece ciclicamente, à revelia das regras impostas pelas sociedades organizadas ou pelas religiões. O ciclo selvagem está em ebulição novamente. Em grande estilo no genocídio palestino…
-…mas também no dos ataques às minorias e no florescimento do fascismo em várias partes do mundo, Brasil incluso.
6 – Está aí uma coisa que eu gostaria de ver: a reação das Supremas Excelências ao saberem-se nomes de baseados: Xandão, Barroso, Mendoncinha e Zaninho. Tão formais em suas togas pretas e ininteligíveis no latinório judicial, ficaram felizes com a popularidade?
7 – A pergunta é simples: o que acontece com você, simples mortal, se deixa de pagar o IPTU de seu imóvel por 03 meses? Pois o prefeito de São Paulo deixou de pagar o imposto de um imóvel seu em outro município por 11 meses. Aí, foi notificado da inadimplência, mas…
-…continuou devendo até o juiz da comarca avisar que se não pagasse teria suas contas bloqueadas. E ele é candidato à reeleição… com apoio do ex-mitô!
8 – A Juliana dal Piva é mais uma jornalista que honra a profissão e que não permaneceu na imprensa familiar depois de fazer reportagens (e escrever um livro) sobre os podres do clã Bolsonaro. A Folha, onde ela trabalhava, e qualquer outro jornalão tradicional não resiste às…
-…pressões conservadoras. Os barões da imprensa têm uma longa tradição de moderação e preferem os almoços de negócios à confrontação com possíveis financiadores.
9 – O Superior Tribunal Militar arquivou as denúncias, apesar das irregularidades apontadas pela área técnica do TCU. O tema volta à tona num livro ficcional recém lançado: “Diários da Caserna: Dossiê Smart: A História que o Exército Quer Riscar”.
– As denúncias atingem o general Hamilton Mourão e o Exército pela compra, por R$14 milhões, de um megavídeogame que simula guerras virtuais. Injustas as críticas… como os generais iriam ganhar medalhas jogando war games naqueles vídeos fuleiros do Forte Apache?
10 – É óbvio que as revelações dos medalhões globais num programa – depois das 23 horas – são importantes e ajudam a compreender o quão próximo estivemos de uma nova ditadura. Mas porque só agora? Porque este clima de “terror” não foi apontado por eles…
-…quando estavam cobrindo o Planalto? Receio de serem “perseguidos” ou serem proibidos de cobrir o Palácio? Ou decisão da alta cúpula global?
11 – A Teologia do Domínio, uma doutrina predominante entre os neopentecostais brasileiros hoje, é uma ideologia política que submete a vida pública ao domínio da religião cristã e à sua interpretação, deles, neopentecostais, da Bíblia.Interpretação, aliás, bastante discutível…
12 – Meu avô, produtor e comerciante de café, tinha ojeriza a governos, apesar de depender deles (do Banco do Brasil, em especial) pra continuar rico e influente na pequena cidade do sul de Minas onde tinha suas fazendas. A ojeriza tinha um motivo: impostos.
– A história não mudou: operação da Receita Federal cumpriu um mandato de prisão e 50 de busca e apreensão em vários Estados pra apurar sonegação de impostos na compra e venda de gado, no valor de R$1 bilhão. Logo, a Bancada do Boi vai retaliar o Lula…