Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Jânio de Freitas (em 2003): “As escutas telefônicas ilegais, em países razoavelmente sérios, recebem duas reações: a investigação dos responsáveis (executores e mandantes) e, se for o caso, investigam-se os autores de ilicitudes expostas nas gravações, ambas as providências conduzindo aos devidos efeitos legais. No Brasil não é assim.”
1 – É óbvio que a lógica não é o forte no noticiário sobre as reações do ex-mitô às revelações da PF sobre a “ABIN Paralela”. Ele e seus asseclas eram (são) tarados por gravações – não confiam em ninguém. É claro, pois, que, assim como Mauro Cid, Anderson Torres e…
-…Carluxo, Ramagem também gravou reuniões particulares com o ex-mitô. O suspense da imprensa serve apenas pra atiçar a curiosidade dos leitores e aumentar a venda de jornais e espaços publicitários. E se serão divulgadas, depende de acordos entre os gravados e a elite .
2 – Este é o cara que o ex-mitô queria colocar como embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Como se vê, é muito bem relacionado no Exterior: a pedido dele, tem deputado ianque falando em punição ao Brasil, tem autoridades argentinas protegendo golpistas que…
-…fugiram pra lá e tem príncipe herdeiro assassino de jornalista sendo acionado pra salvar o pai ladrão de jóias. É o líder, de direito, da direita radical brasileira!
3 – A hipocrisia é marca registrada desta turma de santinhos do pau oco que compõem a bancada da Bíblia na Câmara: dos 56 deputados que assinaram o PL do Estuprador, que iguala aborto após 22 semanas a homicídio, 51 aprovaram o PL do Veneno, que liberou…
-…a venda, no Brasil, de agrotóxicos proibidos em outros países porque podem causar abortos espontâneos e malformações fetais. Fabricantes de pesticidas financiam… mulheres só votam!
4 – Eu acho que merecia análise psiquiátrica: são pregadores das palavras de amor e humildade de Cristo, mas adoram manipular armas, especialmente de cano longo, símbolos de dominação e ódio pelos seres humanos que não professam suas idéias.
– Ou os rifles são apenas símbolos fálicos que podem ser manipulados publicamente?
5 – Não creio que seja desconhecimento. Afinal, Valdo Cruz é p.ta* velha do Jornalismo em Brasília e conhece as mutretas todas – legais e ilegais – dos políticos. Mas falar toda a verdade pode ser perigoso. O ex-mitô tem o rabo preso não só com Ramagem, mas com…
-…muitos dos parceiros de seu desgoverno. A indicação do ex-chefe da ABIN como seu candidato no Rio provavelmente já foi feita por receio de chantagem, que não mudou. Já pensaram se o Ramagem dá uma de Mauro Cid? A Globo quer manter o ex-mitô vivo até as eleições! Pelo menos!
6 – A evolução tecnológica no Brasil deu uma recuada. As filas em mercados cresceram um pouco desde que pagamentos passaram a ser feitos diretamente pelo celular. A operação é bem mais demorada que via cartão. Mas nós ainda chegaremos ao nível de um país comunista como a China!
7 – Eu já contei aqui a origem da canção Bella Ciao, dos partigianos que lutavam contra o fascismo de Mussoline durante a II Guerra Mundial. E que é cantada em toda e qualquer manifestação anti-totalitária em todo o mundo. Pois é… os franceses também a cantaram estes dias.
8 – Desde a posse do atual governo, a imprensa familiar – devidamente instruída pela elite – tenta criar uma pinimba qualquer entre Lula e Haddad. É um jogo simples: Lula apóia o petismo, que é radical, e Haddad é mais racional, mais antenado com o Mercado.
– Daí porque uma fala destas na Câmara não aparece nos jornalões ou tevenews…
9 – Nos minutos finais, a bancada do boi pressionou e conseguiu o que queria: inclusão das carnes na cesta básica, que ficou isenta de tributos. Mas a pressão já vinha desde o início do processo. A idéia de Lula – cobrar imposto só das carnes nobres – foi descartada: não…
-…seria viável! Como não? Se eu for ao açougue e pedir paleta ou acém, o açougueiro me entrega alcatra ou filé mignon? Ou, em caso contrário, eu levo paleta achando que comprei filé mignon? Só nossos jornalistas engoliram esta…
10 – Está aí um exemplo pra países cujos povos não são tão politicamente conscientes como os europeus ocidentais que, não sendo obrigados a votar, são chamados a comparecer às urnas pra evitar a eleição de fascistas ou falsos salvadores da Pátria. Mas, não serve pro Brasil…
– Aqui o voto é obrigatório e o povo não é inconsciente, é analfabeto político mesmo. Não adianta jogadores (se houvesse), artistas, influencers, líderes religiosos alertarem pros perigos de eleger qualquer um, o povo continuaria elegendo qualquer um. É só ver o nível dos parlamentares…
11 – So pra lembrar: o governo Lula não foi eleito com uma base parlamentar que pudesse sustentar seu plano de governo. Dia sim, dia não, a imprensa batia na “chantagem” do Centrão pra ganhar ministérios e cargos, além de emendas pouco transparentes.
– As emendas, então, foram liberadas (a democracia custa caro, não é mesm…?) e o Centrão ganhou cargos e ministérios. Quis mais e ganhou a Caixa. ´taí o motivo de a exigirem!
12 – Bem, o assunto ainda é a pauta principal da imprensa e de muitas conversas pelos botecos da vida. E vai continuar sendo pois, como disse a Dal Piva, foi levantado o sigilo de mais de 03 mil páginas do processo. Tem muita pu..ria* pra ser digerida ainda.
– Goodfellas, Os Bons Companheiros, filme de Martin Scorcese, é uma história da máfia novaiorquina e de um jovem que queria ser gângster. Algum diretor brasileiro, algum dia, vai filmar a história da milícia do Rio e do milico que ascendeu na hierarquia miliciana?