Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Renato Mancini Astray: “O que faz a ciência avançar é a ignorância, é a pergunta, não é negar. Negacionismo é você ir contra algo que tem evidência. Você está negando algo que foi muitas vezes comprovado cientificamente”.
1 – Ciro Gomes continua se consumindo de ciúmes e aproveita qualquer fresta da imprensa – que costuma chamá-lo pra reforçar os ataques ao governo – pra destilar seu ódio a Lula. A sabedoria popular é insuperável e eterna: ciúme de homem é muito pior do que de mulher!
2 – A deputada Zanata foi eleita e representa Santa Catarina na Câmara porque o poder em uma democracia emana do povo. Mas ela não concorda com isto. Então, é de se perguntar: ela chegou ao poder porque os catarineneses gostaram de ver o cano de seu rifle?
3 – A imprensa familiar faz questão de lembrar sempre: pesquisa é um retrato do momento. Por isto, sabendo quando os pesquisadores saem às ruas, ela impulsiona as críticas a Lula e seu governo nestes períodos, de modo a impactar os pesquisados negativamente para ambos.
– Mas, parece que não está dando certo. As “falas de Lula” provocaram o descontrole do dólar e a desvalorização das ações em Bolsa, mas a popularidade dele aumentou. Ela não desistirá, porém: Tarcisão, o xerifão da Nação, vem aí!
4 – A pergunta é pertinente: onde estão os negacionistas que pontificaram na imprensa familiar durante os 04 anos bolsonários? Os que aproveitaram a onda e se elegeram representantes do povo continuam pontificando nas tribunas do Congresso e, dependendo…
-…das besteiras que falam, viram sucesso nas redes. O negacionismo, porém, não é mais notícia. É essencial enterrá-lo para que a direita perfumada renasça.
5 – Retirado o sigilo da investigação das jóias das Arábias, há uma enxurrada de análises e comentários irônicos e sarcásticos sobre a capacidade intelectual dos envolvidos, um bando de “trapalhões” e “despreparados”. Que sejam, mas fato é que tentaram dar um golpe!
– E se a tentativa tivesse tido êxito? E o Brasil fosse retomado por este bando de trapalhões e despreparados? Todos continuariam ignorando isto, como fizeram nos 04 anos do desgoverno do ex-mitô?
6 – Durante o congresso fascista em Camboriú, o ex-mitô entregou a medalha 3 Is, sua homenagem aos imorríveis, imbrocháveis e incomíveis líderes como ele, ao Conan, perdão, Milei. Pra não pairar dúvidas, Dudu 03 explicou o significado da medalha pra irmã do líder.
– Imorrível é quem sobreviveu a um atentado (?), imbrochável é quem não brocha quando transa e incomível é quem não dá a bunda. Pra ilustrar, Dudu virou a sua em direção ao argentino. Conan, o morto, gargalhou no íntimo… ele viu este vídeo do ex-mitô com seus cupinchas…
7 – É incrível o que o poder faz com as crenças políticas… Nem o PT, cujos governos abriram as portas das universidades para os pobres, votou contra o projeto de Ensino Básico proposto por um herdeiro do coronelato nordestino. Só PSOL, PCdoB e PDT foram coerentes.
– As demais Excelências optaram por manter os pobres como mão de obra farta e dependente dos modernos senhores de engenhos. Lula, que criou PROUNI e FIES e instalou centenas de escolas técnicas Brasil adentro vai sancionar a nova lei aprovada?
8 – O povão brasileiro anda reclamando da falta de programas humorísticos nas tevês abertas. O povão gostava daqueles pastelões e daquelas piadas de duplo sentido, muitas vezes discriminatórias contra mulheres, negros, homossexuais, mas que ‘desopilavam o fígado’.
– Parece-me que as tevês encontraram uma concorrência imbatível: os cultos dos neo pentecostais.
9 – Eu me tornei jornalista em plena ditadura. Como todo foca, comecei cobrindo geral e delegacia. Mas, como gostava de discutir política, o editor me deu algumas missões na área. Repórteres conhecidos não eram bem vindos nas reuniões políticias, da ARENA e até do MDB.
– Mas, com jeitinho e o apoio dos colegas que conheciam bastidores e próceres políticos, consegui fazer algumas matérias interessantes, várias delas censuradas na redação. Felizmente, vivemos numa democracia. Disfarçar pode ser preciso, mas as matérias são publicadas.
10 – A gente já sabe que argumentar não é o forte dos fascistas. Por isso mesmo, o menosprezo e o desrespeito a quem não professa ou professou suas idéias são armas que usam pra tentar convencer as pessoas que só eles estão certos. Assim é que o ex-vereador…
-…do MBL afirma, sem quaisquer argumento razoável, que pretos e pobres não entram na universidade porque a educação foi contaminada pelo Paulo Freire. Arre égua! Contrapor Olavo de Carvalho a Paulo Freire não é só falta de argumento… É estupidez crassa!
11 – Houve um tempo em que a bênçao de Deus através do pastor, em troca dos dízimos, era suficiente pra fidelizar os fiéis. Mudaram os tempos e os templos e foi preciso mudar a troca. E surgiram as águas bentas e os feijões abençoados. Que evoluíram para o sal…
-…consagrado no monte (que não é o Monte das Beatitudes, onde Jesus fez o Sermão dos Bem Aventurados) e, agora, para as toalhinhas brancas ungidas no óleo sanguíneo do fogo consumidor. Próximo passo: venda de pena de anjo que uma mulher encontrou numa igreja…
12 – O que são pessoas absolutamente incapazes? O que são deficientes mentais e intelectuais? O jovem que começou a trabalhar numa carvoaria aos 10 anos e é analfabeto seria considerado absolutamente incapaz? Um autista nível 3 pode ser considerado deficiente intelectual?
– O risco de um projeto destes ser aprovado está no nível dos nossos parlamentares hoje. Aberta a porteira pra esterilização cirúrgica, logo viriam projetos com o mesmo objetivo pra prisioneiros, moradores de ruas e pobres no geral. São malucos eles… Prefiro Raul.