Meus pitacos quase diários (1°, 02 e 03/07/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.instagram.com/jamilchade_oficial/reel/C81YQNTN82O/

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Salvador Dali:  “O palhaço não sou eu, mas sim esta sociedade monstruosamente cínica e tão ingenuamente inconsciente que joga o jogo da seriedade para melhor esconder a loucura.”

                1 – Conan ganiu e Milei seguiu seu conselho: prefere vir ao Brasil pra se encontrar com o ex-mitô em Camboriú do que participar de uma reunião de chefes de Estado do Mercosul em que teria de se encontrar com Lula. Conan já deixou claro: só estará com Lula se convidado…

-…for pra subir a rampa do Planalto junto com a cadelinha Resistência.

2 – Vou repetir mais uma vez: com todos os seus defeitos, as redes sociais estão fazendo o papel que a grande imprensa brasileira deixou de fazer há bastante tempo. Toda mulher brasileira deveria estar se mobilizando pra exigir o descarte definitivo do PL do Estuprador.

– É uma afronta a todas elas este projeto proposto pelo ‘malafrário’ Sóstenes. É uma afronta a todas elas que uma evangélica admita que o projeto – retirada a parte que permita a prisão da mulher que fizer aborto – deva ser aprovado, aceitando que uma menina de 10 anos seja mãe!

3 – Não sei quem é o entrevistado do Jô e nem quando a entrevista foi ao ar. Mas este é o Brasil real, de ontem, de hoje e, provavelmente, de sempre. Um país cuja moeda sofre ataque especulativo de sua própria elite e não toma medidas contra o ataque e a elite, nunca será sério.

– Vai preferir sempre conferir papeizinhos com rabiscos e manter cancelas sem sentido para fingir que é confiável.

4 – Charabacantarabarubassábia será a língua oficial do Céu? Depois de vender os lotes (vai ser moleza, ‘tá baratim!’), o bispo e a bispa lançarão um curso de celestês para os felizes proprietários de nuvens próximas à mansão de Deus. Baratim também!

5 – A história vazou na imprensa quando Paulo Guedes ainda era o super-ministro do ex-mitô. Tanto ele quanto o já presidente do Banco Central, Campos Neto, eram donos de off-shores em paraísos fiscais. O dólar, então, estava cotado entre R$5,39 e R$5,64.

– E ambos ganhavam com os movimentos especulativos, como é praxe em qualquer Mercado. Como sempre, o assunto foi jogado pra debaixo do tapete. Mas Guedes continua especulando, mesmo não sendo mais ministro. E Campos Neto?

6 – Pois é… foram muitas as tragédias dentro da tragédia climática do Rio Grande do Sul. E a destruição do aeroporto foi uma delas. E sua reconstrução pode virar outra. A grande imprensa local vai agir como lobista da concessionária? Ou vai defender os interesses gaúchos?

7 – É óbvio que econocratas não admitem ser criticados por presidentes da República, ainda mais um operário sem formação numa ciência complexa e tão essencial pro ser humano. Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, tem razão: líder de paiseco fuleiro devia…

-…dar graças aos deuses do Mercado por aceitarem sacrificar suas vidas em nome da Patria, salve, salve!

8 – Estava previsto e se confirmou: a direita radical de Marine Le Pen venceu as eleições francesas, assim como havia vencido, na França, as eleições pro Parlamento Europeu. Cartazes eleitorais como este aí – Vamos dar um futuro às crianças brancas – ajudaram muito!

Fascismo X 5

– Ainda tem um 2º turno e as demais forças políticas francesas se movimentam pra reduzir a vitória fascista. Mas, como diz Dom Ernesto, o capitalismo está conseguindo transformar o mundo num esgoto a céu aberto.

9 – De um lado o Mercado, que tem lado, com a preciosa colaboração das estruturas políticas do Banco Central, que também têm lado, desestabiliza a economia. De outro, a Polícia Federal, que é republicana, continua investigando os muitos crimes cometidos pelo ex-mitô…

-…mas nunca apresenta o resultado final pra Justiça tomar providências cabíveis. Mesmo assim, o governo tirou o Brasil do brejo. Mas, se depender das elites e da grande imprensa, que também têm lado, permanecerá à beira dele até Lula ser defenestrado.

10 – Não… não se animem! A Globo não está mudando sua postura conservadora na economia e liberal nos costumes… Ela sempre agiu assim, dando corda pra um ou outro de seus jornalistas e criar a sensação de uma imparcialidade que nunca teve.

– Ai do jornalista que se entusiasmar e soltar muito as asas… tem as asas cortadas e vai pra geladeira por algum tempo. Paus mandados, como Magnolli, são úteis para isto.

11 – A revolução sexual mudou os costumes do mundo na década de 70, quando os jovens, cansados de guerras, passaram a gritar ‘Faça Amor, Não Faça Guerra’. Quem sabe a revolução norte-coreana mude o belicismo do mundo agora, gritando ‘Faça Cocô, Não Faça Guerra’.

12 – Pelos mesmos motivos dados pelo Jamil Chade (no 1º post) em sua carta, eu sempre quis conhecer a França. Poderia ter ido na faculdade – um professor me incentivou a fazer pós-graduação em Jornalismo Comparado em Navarra, na Espanha. Preferi casar.

– Quando nasceu minha 1ª filha, minha mulher me deu outro presente: deu-lhe o nome de Aline. A vontade de conhecer a França não esmoreceu… mas a roda da vida me levou pra outros caminhos. Meu consolo é que minhas filhas e netos estiveram lá, antes que os fascistas a tomem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *