Meus pitacos quase diários (12 e 13/06/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Delfim Neto (sobre governar):  “Você tem que abrir a quitanda todo dia às 6 da manhã, colocar as berinjelas no balcão e conferir o caixa para ver se há troco para as freguesas.

                1 – O Brasil está caminhando para estabelecer um novo regime de governança do Estado, o trilojismo: o Congresso governa a política orçamentária, de acordo com os interesses dos parlamentares, o Banco Central governa a política econômica, de acordo com os…

-… interesses da elite, e o presidente faz relações públicas, com as lideranças mundiais e com o povo. Não quer dizer que a lojinha terá berinjelas e troco pro povo, mas terá caviar, lagosta e uísque escocês pros poderosos…

2 – Corrupção existiu, existe e existirá sempre em qualquer atividade humana. Mas há  uma diferença essencial quanto a ela nos governos Lula e do ex-mitô. As instituições do período lulista investigavam (e investigam) as corrupções, independentemente…

-…de quem fosse (seja) o denunciado. Alguém aí se lembra do que tais instituições fizeram quando Ricardo Salles, Damares Alves, Onix Lorenzoni, Milton Ribeiro, General Pazuello, Marcelo Álvaro (quem?) foram apontados como corruptos?

3 – Eu não consigo concordar com certas afirmações de autoridades brasileiras que, pra apoiar medidas corretas, usam argumentos inadequados e inconvicentes. Segundo defensores da instalação de câmeras corporais, um dos objetivos é a proteção dos bons policiais.

– Isto significa dizer que a Polícia Militar mantém maus policiais e que não os pune nem expulsa, como deveria.

4 – Como eu já escrevi aqui, assisti uma única palestra da mestra de tantos analistas e economistas que continuam arrotando sua genialidade pela imprensa e nos cargos que ocupam no Estado. Nunca me esqueci de suas lições. Eles todos sim (com honrosas exceções)!

5 – Acho que o projeto da regularização dos terrenos de marinha tem um mérito, se os progressistas do país entenderem como é fácil disseminar fake news e como a direita radical é mestra nesta arte. Basta criar uma palavra ou frase de impacto negativo que o povo em geral…

-…entenda como prejudicial a ele, pra ficar contra e se manifestar nas redes sociais, divulgando maciçamente pra familiares e amigos. Regularização virou privatização, que implica em proibir livre acesso às praias… e quem está querendo isto é um dos Bolsonaro… Daí…

6 – A Câmara queria votar hoje a resolução apresentada pelo seu presidente que pune deputados que se envolverem em confusões e desrespeitarem o decoro parlamentar com exclusão de comissões e suspensão de mandatos. Mas, as lideranças partidárias ainda…

-…não chegaram a um consenso (acabaram chegando e aprovaram). Cá do meu canto, gostaria de saber se deputados que confessam 30 homicídios ou fazem a saudação nazista no plenário não serão alvos desta resolução (Não serão!)

7 – Não há o batom na cueca, mas há muita convicção que Carluxo é o criador e mentor do Gabinete do Ódio. Daí que fico pensando o quanto a criança e o jovem Carluxo sofreram nas mãos de pai e irmãos. As mensagens incompreensíveis que posta nas redes, a…

-…necessidade doentia de ser um escudo para o pai e a raiva que demonstra por qualquer pessoa que confronte o pai são pratos cheios pra qualquer psicanalista. Devia consultar um…

               

8 – Eu presumo que as instruções do capitão/deputado que é, no momento, secretário de Segurança do Tarcísio, pros PMs é simples: se for preto andando pelas ruas após as 22 horas ou gente com o rosto coberto pelo capacete que dá uma de obediente e bota as mãos…

-…atrás da cabeça antes do policial mandar, desce o porrete que deve ser bandido. “E não esqueçam que “bandido bom é bandido morto!”

9 – Primeiro, a história da galinha depenada por Stalin é lenda e existe desde a Grécia Antiga, como se fosse um diálogo entre Diógenes e Platão. Segundo, ela foi atribuída a Stalin durante a Guerra Fria, quando os americanos tentavam destruir o comunismo soviético.

– Apesar de encerrada em 1991, com a dissolução da União Soviética, os fascistas atuais continuam usando os métodos da Guerra Fria, seja com a disseminação de fake news, seja com o desprezo pelo povo menos consciente e, por isso mesmo, mais fácil de doutrinar.

10 – Me impressionam frases como esta: “A gente sabe o que está ocorrendo aqui no Brasil!” Sabe mesmo? Entendo que pessoas com menos de 40 anos não viveram os tempos sombrios e, assim, não têm a exata noção do que seja uma ditadura ou um governo sem lei.

– Mas será que não leram relatos de presos e torturados, não assistiram documentários ou filmes sobre aqueles tempos? Policiais e milicos não batiam nas casas com mandatos judiciais. Eles arrombavam as portas, batiam nos dedurados, prendiam e torturavam.

– E muitos nunca mais foram vistos…

11 – Elocubremos: com a nova redação feita pelo relator, a PEC da “privatização das praias” é aprovada e os primeiros a usufruírem da nova lei são os 295 políticos que ocupam áreas de marinha. Associados ou não à empresas hoteleiras ou turísticas, eles, de certo,…

-…como bons cidadãos cumpridores da lei, não cercarão as praias, que são bens de uso comum. No máximo, contratarão seguranças pra evitar que convidados e hóspedes sejam incomodados por ambulantes, artistas mambembes e farofeiros em geral.

12 – As montanhas de Belo Horizonte estão sendo destruídas. A proteção natural de serras e florestas do Curral d’El Rey desaparece a cada explosão de mina à caça do tesouro mineral. Mas Belo Horizonte não é o limite… Minas são montanhas e montanhas e montanhas!

https://twitter.com/i/status/1792672111573504117

– E mineradoras e mineradoras e mineradoras… Pra profunda tristeza de minh’alma mineira e, a cada dia, mais devastada e devassável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *