Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Maria da Conceição Tavares: “Ninguém come PIB.”
1 – Eu já disse aqui que fiz 02 semestres de Economia quando cursava Jornalismo. Aprendi o básico pra quem queria escrever e não ser repórter ou editor econômico. Talvez por isto eu não compreenda certas explicações e previsões de profissionais e especialistas da área.
– Mas vocês hão de convir que determinadas afirmações e fatos delas conseqüentes não têm lógica. Tal como: tanto a economia americana quanto a brasileira estão crescendo auspiciosamente, significando desenvolvimento pro país e seu povo. E isto é motivo de preocupação?
2 – Eu nã sei, sinceramente, se é uma questão de mal caratismo explícito ou apenas uma forma de exprimir o ódio que sente pelo “inimigo” que mostra verdades. Fato é que o spot petista não tem um pingo de mentira, ao contrário das propagandas eleitorais bolsonárias.
– Muitas delas, alias, foram criadas e divulgadas sob o comando do Wajnganten e fazem parte de uma coleção imensurável de fake news que, junto com o analfabetismo político da maioria do povo, criaram o MitÔ e o levaram à Presidência em 2018. Como esta:
– É voz comum entre intectuais que a mentira se espalha com facilidade, enquanto a verdade demora pra ser assimilada. O Brasil de hoje tem confirmado isto, mas é hora de começar a espantar o medo de ser feliz para sempre.
3 – Como disse o ex-mitô, mentir é uma necessidade para o político que, se falar a verdade, não será eleito. Assim, enganar os eleitores faz parte do caráter dos políticos E há muitas maneiras deles fazerem isto. Uma ficou evidente na PEC da regularização dos terrenos de marinha.
– Ela foi proposta na Câmara e tramitou despercebida, sendo aprovada por grande maioria. Que, certamente, não leu o texto da proposição, contentou-se com a 1ª página. Mudar a Constituição é muito fácil. E dá uma sensação gostosa de poder!
4 – Como é bom pregar a palavra de Jesus em Paris… Como é abençoado pregar a palavra de Jesus só por andar pelas ruas de Paris… Seus fiéis aqui no Brasil devem ter se sentido enlevados quando, do alto da Torre Eifel, bem pertinho de Deus, o pastor abençoou-os em nome Dele.
5 – O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou a semana com queda de 1,07, acumulando perda de 10% no ano. Já o dólar valorizou 1,42%, fechando a semana a R$5,32. Razão principal: aumento do nível de emprego nos Estados Unidos.
– Ou seja: o 1% que detém o verdadeiro poder no mundo ganham rios de dinheiro manipulando a economia, enquando milhões de brasileiros são obrigados a ouvir analistas e comentaristas discutindo se a “taxa das blusinhas” vai impactar ou não os mais pobres do país.
6 – Muita gente, bolsonaristas e não, têm criticado a postura de pessoas, jornalistas e ambientalistas inclusos, que associam a PEC da privatização das praias ao Flávio Bolsonaro. “A PEC veio da Câmara, pô… ele é apenas o relator no Senado!” É verdade… mas alguém duvida… -…que ele quis assumir esta relatoria? Um especialista em imóveis como ele, usufrutuário de uma ilha em Angra dos Reis, que o pai dele (ainda) quer transformar em uma Cancún, nunca perderia uma oportunidade destas!
7 – Toda vez que a elite empresarial dá chilique por causa de alguma tentativa do governo de acabar ou, pelo menos, reduzir algum privilégio tributário que ela goza, analistas e comentaristas da imprensa familiar justificam o chilique pela alta carga triburária do país: 32,4%.
– E, evidentemente, não mencionam que a maior parte desta carga é paga por nós, classe média, vez que as pessoas físicas da elite têm dezenas de caminhos pra não pagá-la.
8 – A decisão do Arthur Lira está corretíssima! Como a Câmara poderá discutir e fazer uma lei regulamentando as fake news se não tiver um especialista em criá-las e disseminá-las participando da Comissão? Ele não chamou também o Marcola pra participar da Comissão…
-…que analisou o projeto da saidinha, e o “Colômbia”, mandante dos assassinatos do Bruno Pereira e do Dom Phillips, pra participar da que analisou o do Marco Temporal… Ah! Não? Não chamou? Mas indicou deputados das bancadas da Bala, do Boi e da Bíblia… Dá na mesma…
9 – Realmente, não há escapatória! Picaretagem e qualquer outra atividade ilegal é osmótica… pelo menos para todas as pessoas que se relacionam com o ex-mitô e seus familiares. Médico, general, advogado, jornalista, milicos em geral…
10 – Eu tenho elogiado muito aqui as posturas firmes e corajosas de deputadas que não só dispõe de argumentos sólidos na defesa de causas que interessam às mulheres, como enfrentam deputados machistas e virulentos que não admitem ser contestados por mulheres.
– O problema é que, mais que machistas e virulentos, eles são infantis e imbecis. Daí que pra tentar ensinar-lhes algo é preciso bancar o professor de 1° grau… Como faz, com paciência, o deputado e pastor Henrique. Infelizmente, eles não aprendem. Tapas na bunda resolveriam?
11 – “O governo Lula está obrigado a tomar duas providências. A primeira delas é recapturar os fugitivos e a segunda é fornecer um lote de explicações ao país sobre as circunstâncias que levaram a essa fuga.” É impressionante como, na ânsia de culpar…
-…o governo Lula de qualquer coisa, colunistas da imprensa familiar omitam fatos básicos do direito. Pra recapturá-los, Milei precisa concordar… Ele o fará? Quanto à fuga, quem fiscaliza condenados com medidas cautelares é a Justiça e é Lula quem tem que dar explicações?
12 – Os poderes do presidente argentino vão muito além do mero colóquio que ele tem com seu falecido cão Conan, um conselheiro espiritual de invejável reputação. Ele é um cabeludo Arnold Schwarzenegger enviado do futuro para exterminar o que ele mais odeia, o Estado.
– O que será da Argentina no fim desta jornada? Nada?