Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Padre Antônio Vieira: “Para não mentir não é necessário ser santo. Basta ser honrado, porque não há coisa mais afrontosa, nem que maior horror faça a quem tem honra, que o mentir.”
1 – No fundo, a discussão sobre câmeras corporais dos policiais é uma só: elas podem provar que um dos protagonistas (ou o policial ou a vítima, se ainda viva, ou quem presenciou a ocorrência) não mentiu. O objetivo do nobre deputado é este também?
– Não convém. Desmoralizaria as autoridades constituídas do Brasil… apesar de mentira não ser crime.
2 – O assunto já morreu… no Congresso, na Imprensa, nas redes e nos botecos. Como cantou Bia Kicis, mentir não é crime. Faz parte, aliás, do dia-a-dia parlamentar, como também já cantou o ex-mitô. Em assim sendo, a PEC das Fake News será desengavetada e enterrada.
– Mas é bom não esquecer: deputados da base do governo também são favoráveis às fake news. Quem sabe, usando-as, eles vão além da reeleição e cheguem a senador ou governador ou, porque não?, a presidente no pós-Lula?
3 – Quando Marielle foi assassinada, o Rio de Janeiro estava sob intervenção em sua área de segurança. Ou seja: as polícias civil e militar eram comandadas por um general indicado pelo próprio comandante do Exército. Sua missão: combater traficantes e milicianos.
– Parece que, em vez disto, ele incorporou técnicas e práticas da bandidagem, tanto que se tornou, depois, ministro e candidato a vice do ex-mitô. E emprestou seus conhecimentos aos mentores da tentativa de golpe.
4 – Vamos ver se eu entendi: governador, prefeitos, parlamentares nada fizeram pra prevenir o Estado contra os temporais e enchentes que se abateram sobre o Rio Grande do Sul (nem os gaúchos cobraram), apesar dos alertas dados por entidades e especialistas. E seu governo…
-…quer, agora, que o Tesouro (eu, você, nós) faça uma compensação financeira bilionária pra cobrir as perdas na arrecadação do ICMS, apesar dos bilhões já enviados pelo governo federal e das toneladas de doações voluntárias de milhares de brasileiros. Uai, tchê!
5 – Pois é… de erro técnico em erro técnico, a força militar mais poderosa da região atacou hospitais e universidades, bombardeou ambulâncias, invadiu hospitais, expulsou 01 milhão de palestinos do norte de Gaza e encurralou-os em Rafah.
– De erro técnico em erro técnico, o governo sionista ocupa a Faixa de Gaza e, em breve, instala um governo próprio e começa a explorar as reservas de gás da região. Ou seja, não é uma guerra santa… é o direito do mais forte explorar economicamente o que não lhe pertence.
6 – É claro que o Senado não vai fazer nada. O corporativismo impede qualquer ação mesmo pra preservar o decoro. Mas os pastores que lá estão deveriam tomar providências. Eu sei que beber, assim como mentir, não é crime, mas um pastor enrolando a língua e usando… -…muletas pra se manter de pé não é uma cena edificante para os fiéis. Uma licença do Senado pra tratamento de saúde seria uma boa medida, né não?
7 – Nada contra Alagoas que, aliás, tem praias maravilhosas, algumas privatizadas, infelizmente. Mas é decepcionante saber que projetos importantes para o país, como o Mover, podem ser jogados no lixo por causa de uma briga paroquial do Arthur Lira.
– Infelizmente, esta é mais uma herança maldita do ex-mitô: em vez de legisladores, o Brasil tem hoje vereadores federais, brigando apenas por verbas para e poder em seus currais eleitorais.
8 – Jornalismo sério é assim. Infelizmente, é muito difícil de ser encontrado na grande imprensa brasileira. Neste caso do aeroporto de Porto Alegre, por exemplo, repórteres e comentaristas têm se limitado a falar que não é possível que o aeroporto ficará fechado…
-… por 07 meses e que há negociações em andamento com a ANAC para possível ajuda do governo na recuperação do mesmo. Contratos e seguros não vêm ao caso pois concessão de bem público só tem sentido se gerar lucro pra concessionária.
9 – Há esperança, afinal. Mesmo a imprensa familiar puxando pra baixo, o PIB cresceu 0,8% no semestre (o Mercado previu o,2%); o Moro virou réu por caluniar Gilmar Mendes; as redes se mobilizaram contra a privatização das praias foi engavetada por enquanto; e o… -…jabuti da taxação das “bugigangas” chinesas até US$50 foi derrubado do projeto Mover no Senado. A semana podia terminar com o indiciamento do ex-mitô pela apropriação indevida das jóias e pela falsificação do certificado de vacina. Saravá! Mangalô 3 vezes!
10 – Pois é… bastou o Guedes sair e, em um ano e meio, em vez de virar a Venezuela, o Brasil ultrapassou a Coréia do Sul, a Rússia, o Canadá e a Itália. Mais um ano e meio e deve ultrapassar (deve porque a tragédia gaúcha pode atrasar um pouco) a India e a França.
– Ou seja: em 03 anos, o Brasil voltará a ser a 6ª economia do mundo, lugar que alcançara nos governos anteriores do Lula. Mas deve ser apenas sorte!
11 – A CCJ da Câmara discutia a PEC que criminaliza a posse ou o porte de qualquer quantidade de droga. A deputada Sâmia Bonfim disse que o tema deveria ser tratado como assunto de saúde e não de polícia. E a deputada Cel. Fernanda rebateu citando a morte de familiar de Sâmia.
– Insinuou possível ligação com o tráfico (o caso dos 03 médicos assassinados por engano, por traficantes num quiosque quando participavam de um congresso no Rio).
– A resposta da deputada Melchionna foi na medida, como deve ser o enfrentamento a qualquer nazista, mesmo que eleita democraticamente.
12 – Será que a área de comunicação do governo e o petismo aprenderam alguma coisa com a mobilização das redes contra a PEC que os parlamentares diziam que era pra regularizar os terrenos de marinha? O projeto foi aprovado por imensa maioria na Câmara.
– E seguia sem problemas no Senado até que celebridades se xingaram nas redes porque o projeto falava em regularizar, mas eles queriam era privatizar as praias. Com as redes fervendo, o projeto adormeceu. As redes são perigosas, mas podem ser úteis. Tem que saber usá-las…