Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Karl Kraus: “O diabo é muito otimista se pensa que pode piorar as pessoas.”
1 – Minha praia musical é outra (saudosista, dizem os jovens), mas aplaudo de pé a resposta da Anita aos deputados de uma Comissão da Câmara que aprovaram moção de repúdio por sua presença num show (da Madonna) com “ritos satânicos” e “conteúdo…
-…erótico” impróprio para o público jovem, caracterizando um “vilipêndio à fé” da população brasileira. Qualquer dia, eles vão proibir uso de biquíni nas praias… Enquanto isto, possíveis futuros deputados exercem seu erotismo longe de casa.
2 – A verdade é que a ganância humana sempre prevaleceu e as praias particulares são o sonho de milionários, empresários do turismo e especuladores e políticos em geral. Lembram dos planos do ex-mitô de transformar Angra dos Reis em uma Cancún?
– No fundo, além do enriquecimento exponencial que isto proporcionaria aos ‘empreendedores”, o velho desejo das elites em manter barreiras que as separem do povão. Argumentam elas: o povo não tem educação e fede!
3 – O raciocínio é simples: preciso ficar milionário enquanto estou aqui… e tome penduricalhos, aumento cavalar dos auxílios legais, já que os recursos são públicos e o povo é idiota. O Centrão não é composto apenas pelos parlamentares eleitos pelos “idiotas…”
– Por isso, emendas não são suficientes… são tantos que o compõem, que os cargos no governo são imprescindíveis. A casta, que o ex-mitô e Milei fingem combater enquanto candidatos, e com a qual compõem quando no poder, é insaciável.
4 – Entre lembranças mais gratificantes da minha juventude estão as aventuras nos arredores de Beagá, quando compreendi a importância das montanhas de Minas pra alma mineira. Pra minha alma. O governador Zema tem alma de predador e entregou nossas…
-…montanhas às mineradoras. Juntos, estão destruindo nossa alma!
5 – Lauro Jardim, d’O Globo, é um dos colunistas mais lidos pelos políticos em Brasília, por sua extensa lista de fontes e conhecimento dos bastidores do poder. Mas o nível político do país está bem baixo, visto uma de suas notas na coluna de domingo.
– Rivaldo, no caso, é o delegado preso junto com o deputado Chiquinho Brazão, ambos acusados pelo assassinato de Marielle. Sobre alguma lei em debate pra atender o povo, necas de pitibiribas…
6 – Talvez esta seja a razão básica do ódio que a elite devota a Lula: o combate à fome que ele empreendeu durante seus governos. Como bem pontua a Erika Hilton, um povo com fome é um povo controlável, sem vontade, sem força, escravo de quem lhe dá um prato de comida.
7 – A ‘mediocrização’ da política brasileira é inexorável! Na Velha República, a classe política era formada basicamente de bacharéis. O Estado Novo e Vargas, com o início da industrialização, abriu espaço pra burguesia urbana. E a redemocratização pós ditadura…
-…ampliou a participação popular. Infelizmente, política tornou-se uma profissão ambicionada. Pra delegados, milicos e policiais… pra falsos anti-políticos, pra sub-celebridades e agora, parece, pra influencers e coachs… Socorro!
8 – Estou sendo repetitivo, eu sei, mas, diante da mediocridade da Câmara atual, é preciso mostrar o que a grande imprensa parece ter medo de divulgar: combater as armas usadas pelos Bolsonaro pra atrapalharem as ações de socorro aos gaúchos nesta tragédia.
– Já que Suas Excelências engavetaram a PEC das Fake News, a deputada gaúcha aponta o mal que elas – e os que as criam e disseminam – estão causando. Pena que seus colegas, além de medíocres, são surdos…
9 – Basicamente, o uso de câmeras corporais por policiais militares têm dois objetivos: proteger o policial de acusações falsas de ilegalidade e violência em sua ação e proteger a população de atitudes ilegais e violentas do policial. Ao estabelecer que cabe ao próprio…
-…policial ligar a câmera, o governador de São Paulo não cumpre estes objetivos, ou seja, um mau policial nunca ligará sua câmera quando quiser cometer alguma ilegalidade ou violência. O manual fascista continua inspirando Tarcísio de Freitas.
10 – Manoela d´Ávila era candidata a prefeita de Porto Alegre em 2020. O PSDB, o MDB e o Centrão se uniram pra derrotá-la e conseguiram. A gauchada é tradicional… não gosta de mudanças e nem de mulher mandando.
– Se fossem menos machistas e bolsonaristas, Porto Alegre sofreria menos com políticos incompetentes e desastres climáticos.
11 – Escolham a definição moral do ex-mitô: hipócrita ou cínico? Em 2022, enquanto baianos sofriam com as enchentes, o então presidente passeava de jet ski no cálido mar de Santa Catarina. Agora, que o desastre se abate sobre os gaúchos, ele faz campanha por donativos.
– Porque a discriminação? Baianos são pobres e mestiços e gaúchos são ricos e brancos? Baianos são afro-descendentes e gaúchos têm sangue europeu? Baianos votam no Lula e gaúchos votam nele?
12 – Em 2018, os brasileiros, de saco cheio dos políticos tradicionais, elegeram um deputado do baixo clero que se dizia anti-político. E o Brasil sifu ao som dos sertanejos. Em 2022, los hermanos, de saco cheio dos políticos tradicionais, seguiram o exemplo.
– Elegeram, então, um economista anarco capitalista, famoso em programas televisivos e professor de sexo tântrico, que se aconselha com seu cão Conan, já falecido. E a Argentina está sifu ao som do rock portenho.