Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Steve Bannon: “A escuridão é boa. Dick Cheney. Darth Vader. Satanás. Isso é poder.”
1 – Deveria ser uma boa notícia, mas não é. Porque não há lei regulamentando este assunto. O projeto está engavetado na Câmara porque há eleições este ano e as fake news são poderosos instrumentos de propaganda dos políticos… e fontes de renda das plataformas.
– Uma mentira é postada por um robô e, em 05 minutos, está sendo disseminada por milhares de babacas e crédulos. Se e quando for removida, já fez o estrago que interessava…
2 – Não há saída: ou se aprova uma regulamentação das redes sociais ou o ódio prevalecerá na sociedade brasileira. A covid matou 700 mil brasileiros, parte deles por acreditarem nas mentiras postadas pelos negacionistas e pelos negocistas de likes nas redes.
– Como disse a deputada Bia Kicis, mentir não é crime. Mas causar a morte de alguém ao postar fake news poderá ser. E quantos morrerão ainda por causa de posts mentirosos?
3 – Há tempos eu escrevo isto: fake news é um termo que ganhou força com as redes, mas notícia falsa plantada pela imprensa familiar para atender seus próprios interesses ou de seus financiadores, é algo que existe por aqui desde que os coronéis do café fundaram o Estadão.
– Hoje, o interesse é desgastar o governo Lula. Daí, planta-se a notícia da recusa de seu governo em aceitar o avião ofertado pelo Uruguai. É falso, o avião não servia… e a Folha não se deu ao trabalho de desculpar-se ou publicar um “Erramos”.
4 – A imprensa em geral – e a familiar mais enfaticamente – é clara: nosso Congresso é conservador. E a razão principal é porque nosso povo também é conservador. Eu acho a definição e sua explicação muito simplistas. Porque, pra mim, os parlamentares são é retrógrados e…
-…legislam em benefício apenas dos próprios interesses… e o povo não tem cultura política suficiente pra eleger gente mais comprometida com o interesse público. É só ver quantos prefeitos gaúchos serão reeleitos este ano pra entender esta realidade.
5 – E não era por isto que o Mercado queria um Banco Central autônomo? Para isto que os financistas indicaram o Roberto Campos Neto pra seu presidente? Para isto que certos analistas e comentaristas da imprensa familiar atacam o Lula por criticar a política de juros…
-…e o presidente do Banco Central? Não é exatamente pra criar as incertezas que os grandes investidores adoram, permitindo-lhes ganhar rios e rios de dinheiro?
6 – Eu acho que as sociedades psiquiátricas deveriam analisar com profundidade o que aconteceu com a cabeça dos seres humanos depois que as redes sociais se tornaram o principal meio de comunicação entre as pessoas.
– Porque o ódio se tornou tão preponderante neste relacionamento? Ou tal sentimento sempre foi preponderante, mas a liberdade e o anonimato das redes permitiram que ele extravasasse sem quaisquer barreiras?
7 – A lógica capitalista em estado bruto (²). Em post anterior, eu comentei mensagem de uma dona de salão de beleza avisando à empregada o repasse do valor (miserável) que ela estava pagando. Agora, é uma das grandes indústrias do Rio Grande do Sul, perguntando/sugerindo…
-…se seus empregados não gostariam de doar as cestas básicas que recebem dela para os desabrigados na tragédia que se abateu sobre o Estado. Viva o Brasil!
8 – É constrangedor, simplesmente. O cara é um senador da República, faz questão de declarar seu conservadorismo baseado em Deus, Pátria e Família mas, flagrado no show “satânico e pecaminoso” de Madonna, resolve desculpar-se numa live… Visivelmente bêbado!
– Ou, sem querer, ele experimentou o haxixe que a polícia apreendeu em um galpão da empresa JS Pescados, de sua família?
9 – Pra quem não está acostumado, jornalismo é isto aí que a Daniela Lima faz (na Globo News, por estranho que isto possa parecer). Mata a cobra (a profusão de notícias falsas disseminadas pra tumultuar) e mostra o pau (o bolsonarismo que cria e espalha as fake news).
– O fascismo sempre foi eficiente neste jogo. E os democratas, cheios de dedos, vão sendo cozinhados lentamente até virarem ração pro gado pastar.
10 – Infelizmente, a crise climática no Rio Grande Sul será esquecida tão logo a imprensa se volte pra outra tragédia em outro lugar, mesmo distante. Já o neo-liberalismo continuará ditando as regras econômicas do mundo. Relevar a 1ª e manter o 2º são essenciais pros poderosos.
11 – Eu creio que, como muitos têm feito, é preciso denunciar sim os que espalham fake news sobre a tragédia gaúcha, já que a legislação é falha e omissa. Mas há algo que me espanta mais que o terrorismo desta corja: a quantidade de gente que continua apoiando o…
-…bolsonarismo, a estrutura ideológica onde é criado e fermenta este ódio. Como o ex-mitô, esta gente não tem empatia, não tem compaixão, são solidários apenas no ódio.
12 – O helicóptero transmitindo ao vivo a inundação em Porto Alegre flagra um cavalo sobre um telhado cercado de água por todos os lados. Imediata espetacularização da Mídia, ávida de audiência… E intensa comoção nacional! Até o presidente dormiu preocupado!
– Nada contra o salvamento de animais… O que me irrita é a notícia transformada em show. Muito mais útil seria mesclar os fatos gerados na tragédia, que são tristes, que são dolorosos, que são impactantes por si só, com shows que lembrassem que a vida não é feita só de tragédias.
– E os gaúchos são mestres na arte de embelezar e alegrar a vida…