Meus pitacos quase diários (02, 03 e 04/05/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/joel-pinheiro-da-fonseca-folha-de-s-paulo-e-os-liberais-amantes-do-fascismo-moderado/
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/politicas-sociais-mudam-a-cabeca-do-povo-por-frei-betto-2/

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Élio Gáspari: “Obcecado pela figura de Lula, o PSDB fez-lhe tamanha oposição que se esqueceu de cuidar da própria identidade.”

                1 – O que restou da direita light – que englobava o tucanato e seus pensadores liberais – apoiou descaradamente (fingindo ruborizar-se) o ex-mitô em 2018, a ponto de cristianizar

Alkmim, seu candidato. E sabe que está morta e enterrada como força política no Brasil.

                – A imprensa familiar também sabe e, por isso, tenta preparar o ambiente para o retorno do bolsonarismo ao poder. De um lado, menospreza as boas notícias do governo e, de outro, suaviza as posições dos aliados do ex-mitô. A estratégia tem dado certo há 500 anos…            

                – Como diriam os kayapó: mannia iáteçampánón tapundé.

                2 – Em março de 2021, a imprensa publicava uma notícia chocante, apesar de estarmos em permanente choque com a pandemia. Falta de oxigênio causa mortes e revela colapso em Manaus, que já soma mais de quatro mil mortes em 2021. À época, o então…

                -…presidente anunciava cloroquina e imitava gente com falta de ar em suas lives. Em sua campanha antecipada por candidatos nas eleições deste ano, ele está em Manaus esta semana. Foi bem recebido, com dezenas de túmulos e cruzes nas areias de Ponta Negra.

3 – A má vontade é óbvia… e proposital. Não há barão da imprensa que não saiba que Lula terminou seu 2º mandato com mais de 80% de aprovação. Isto não pode se repetir agora, o que garantiria sua reeleição ou a de quem ele indicar. Daí que omitir ou falsear a realidade é preciso.

– Por isso a manchete da Folha no 1° de maio. E as das 02 últimas semanas, sobre as crises com o Congresso, parlamentares encurralando o governo, inércia de ministros. E nenhuma menção à pesquisa da Quaest sobre recorde de projetos aprovados no Congresso.

4 – É óbvio que o vídeo foi editado para “massacrar” Dallagnol, tanto que suas respostas aos questionamentos não são mostradas. Mas que respostas ele poderia ter dado? As perguntas são baseadas em fatos que ele protagonizou. E estes fatos é que caracterizam sua canalhice.

5 – Durante muitos anos, a Globo endeusou suas estrelas – atores e atrizes que carreavam milhares de telespectadores pras suas novelas e milhões pros bolsos dos Marinho. Mas não gostava daqueles que se manifestavam politicamente. Não era bom pros negócios.

– Felizmente, ela não é mais tão poderosa. Gente que realmente faz a diferença para o Brasil, se expressa livremente em outros meios. Talvez o povo comece a ouvir e entenda que não existe um pensamento único.

6 – Me surpreendo com a surpresa de alguns pastores pelos rumos que tomaram sua crença no Brasil há bastante tempo já. Deus não é mais o destino final que dever ser buscado pelos fiéis, mas um instrumento para se chegar à riqueza e ao poder. O castigo virá?

7 – Após ser cassado pelo TSE, Dallagnol decidiu manter-se na política e lançou sua pré-candidatura a prefeito de Curitiba. Temendo a força do lavajatismo no Paraná, as redes contrárias tentaram confundir os eleitores, dando a entender que ele era inelegível.

                – Não… ele não era e nem é inelegível. Mas deve ter sido alertado para os riscos de uma derrota e o conseqüente fim de seu projeto político. Desistiu e vai percorrer o Brasil para pregar o lavajtismo. Cuidado, jovens, o fascismo evangélico é tão nocivo quanto o fanatismo bolsonário.

8 – Quem diria? Ricardo Salles entrou para a política pelas mãos de Geraldo Alkmim, de quem foi secretário particular. Era uma direita muito moderada pras suas ambições. Abraçou, então, o fascismo do ex-mitô. Não foi o bastante. Tinha que agarrar o próprio. O amor é lindo, né?

9 – A democracia perfeita, a nação que botou a liberdade de expressão como cláusula pétrea de sua Constituição, sabe que não é bem assim. Os protestos dos negros a cada negro morto pela polícia podem ser perigosos, mas eles são negros e não ameaçam o poder.

                – Já as manifestações dos universitários são outra coisa: eles serão o poder daqui a pouco – a universidade é paga e é cara! – e precisam ser lembrados disto… e doutrinados antes que cheguem lá.

10 – Eu sei que a violência é inerente aos seres humanos. E, mesmo sendo agnóstico, acho que as religiões são essenciais a eles, exatamente porque, assim como as leis, controlam esta natureza violenta. Abuso sexual contra crianças e agressões domésticas fazem parte…

-…desta violência cotidiana numa sociedade e deveriam ser combatidas de todas as formas e por todas as pessoas que têm alguma liderança. Certos pastores têm outra visão. A Teologia do Domínio prega que a violência é pressuposto de poder?

11 – Se observarmos o fato – a chuvarada inclemente que se abate sobre o sul do país – ele tem razão: não há aquecimento global e sim alagamento natural. As chuvas são torrenciais e, obviamente, enchem os rios que saem de seus leitos e arrasam tudo pela frente.

                – Sua lógica é cristalina: os governos petistas é que são culpados por permitirem que a população de baixa renda construa suas casas à beira dos rios ou em encostas nas periferias das grandes cidades. Um governo de direita não permitiria isto… mandaria todos pro Nordeste!

12 – Beatrix von Storch é uma deputada, vice-líder do AfD, partido da extrema direita, ou seja, do neo-nazismo renascente na Alemanha. Ela já esteve em visita ao ex-mitô, então presidente, que a recebeu com pompa e circunstância, o que não causou qualquer crítica…

-…da imprensa familiar (ao contrário da recepção do Lula ao presidente Maduro). Numa demonstração inequívoca de afeto, ela publicou uma foto com Dudu 03, a quem chamou de amigo. Nossa imprensa não gostou. O bolsonarismo moderado exige mudança de amiga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *