Meus pitacos quase diários (29, 30?04 e 1°/05/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Fernando Hadad: A rigor, a abolição da escravidão deveria se fazer acompanhar da reforma agrária. O inchaço de nossas cidades tem menos a ver com o processo de industrialização do que com a expulsão de negros do campo, entregue ao latifúndio desde a Colônia.

                1 – A lógica dos liberais é esperta, e eficiente para eles próprios: desonerar setores que empregam mais garante a manutenção de empregos e o aumento de contratações… Quem disse? Se estes setores empregam mais, é porque eles precisam mais de mão de obra…

                – Mesmo sem a desoneração, eles não vão demitir empregados e podem contratar mais, pra não prejudicar os serviços que prestam. E, com isto, justificar o aumento dos preços. E, honestamente, empresas de transporte e fábricas de carros precisam pagar menos impostos?

  

2 – Stédile é irrepreensível e incontestável. Se a imprensa familiar brasileira fosse imparcial e ética, estaria entrevistando líderes dos sem terra desde a criação do MST, e o povo estaria mais consciente da importância da reforma agrária para um país que tem condições…

-…de alimentar o mundo todo. O poder que os fazendeiros e pecuaristas sempre tiveram traçaram o quadro que o Brasil apresenta hoje: grande exportador de soja, milho, café, açúcar, aves e carnes, mas com milhões de brasileiros passando fome ainda.

3 – Qual é a surpresa? Não é isto que as bancadas da Bala, do Boi e da Bíblia querem? Uma população que pedirá liberação de armas pra se defender dos muitos bandidos formados nas prisões? Mão de obra barata e treinada para invadir terras e expulsar indígenas e agricultores?

– Gente marcada, desesperada e sem perspectiva que precisa se agarrar às pregações pastorais e suas promessas de prosperidade aqui na Terra mesmo, bastando para isto dar seu dízimo à igreja?

4 – Os alertas vêm sendo dados há muito tempo e de várias maneiras. Depois do enriquecimento às custas da fé de um povo politicamente analfabeto e dependente, vem a dominação. E assim como a primeira tornou milionários os fundadores das igrejas, a segunda…

-…está tornando os representantes do povo em legisladores dos próprios interesses: enriquecer mais, controlar as massas e assumir o poder sem oponentes. Enfrentar é preciso… mas quem há de?

5 – Santa Catarina tem se destacado nos últimos tempos pela força do bolsonarismo entre sua população. Tanto que a esquerda só conseguiu eleger 14 prefeitos das 295 prefeituras. Mas há outro destaque recente do Estado: a Operação Mensageiro. Em 04 fases,…  -…desde 2022, já tinha prendido 19 prefeitos e ontem, na 5ª, foi a vez do prefeito e do vice de São João de Itaperiú. As acusações contra todos: fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Todos são bolsonaristas. Coincidência? 

6 – Pode ser birra minha, mas confesso meu profundo asco com a insistência desta figura, que se proclama um pastor de Deus, a se arrepiar com Sua presença em sua carcaça. Que ele veste com o apuro de quem é muito próspero, graças à teologia que professa e…

                -…aos pobres e crédulos fiéis que o sustentam com a esperança de receber bênçãos do Deus que diz representar.

7 – Me parece que a Bancada da Bíblia vai desistir da derrubada do veto do presidente Lula à parte da PEC da Saidinha. A decisão do Ministério da Justiça de proibir a cobrança de dízimos nos presídios deve desestimular seus membros.

– Pra que aumentar o número de prisioneiros se eles não vão mais poder pagar dízimos aos pastores? Mais vantajoso garantir seus encontros familiares e cobrar o dízimo destes, né mesm…?

8 – O Rio de Janeiro é imbatível neste mister: não são só autoridades, políticos eleitos e juízes que transformaram a res publica em res privatum. Empresários também participam ativamente das pu..rias com dinheiro público. E não importa o valor: vale de Bolsa Família…

                -…a contrato sem licitação com o Estado. Mas o Rio de Janeiro continua lindo”

9 – Não há limite para o ridículo. Dudu 03, o Bananão (subiu de posto, de embaixador junto ao Trump pra embaixador plenipotenciário da direita radical brasileira), entrega medalha ‘3 Is’ ao líder da direita húngara. Ela, a medalha tem a efígie do ex-mitô e indica 03 de suas…

…características auto-declaradas: imbrochável, imorrível e incomível. A 4ª e principal característica não foi considerada: imbecil.

10 – Existem oponentes à Teologia do Domínio sim. Poucos, como os pastores Caio Fábio e Henrique, também deputado. Mas a maioria dos que têm voz, prefere acreditar que a nossa democracia é forte e não permitirá uma teocracia evangélica nos governando.

– “O golpe bolsonarista não foi derrotado?” – dizem. Foi mesmo? O ex-mitô nem era evangélico… Michelle é! E, com um passado meio nebuloso, foi salva por Deus e prega a salvação do Brasil pelas mãos Dele, Nosso Senhor, Amém!

11 – Nada como viver num país capitalista em que a essência da vida é empreender e fazer fortuna rapidamente às custas da estupidez humana. Um dos caminhos: torne-se personal trainer de alguma personalidade (ou de sua cônjuge), insinue alguns rumores sobre…

                -…o casal e deixe por conta das redes e revistas de fofocas pra disseminá-los. E anunciar suas qualidades de treinador de mulheres casadas. E compre um cofre!

12 – Na minha já longínqua juventude, a gente mostrava nossa macheza chamando o desafeto pra briga na rua. Mas a classe média evoluiu um tico. Os desafios, hoje, são feitos em computadores, através de games. Infelizmente, mesmo alguns influencers criados pelas…

-…redes não evoluíram esse tico e continuam achando que idéias e posições de vida são vencidas na porrada. Alguma lembrança subconsciente os faz sentir falta da vida nas cavernas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *