Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Sólon Tadeu Pereira (presidente da Vai-Vai): “O Brasil tem três coisas que funcionam: o Corpo de Bombeiros, o Carnaval e o jogo do bicho.”
1 – No Carnaval deste ano, um supremo folião fez um périplo: pegou um avião da FAB, curtiu os trios elétricos em Salvador e, depois, foi ao Sambódromo curtir o desfile da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Foi alvo de críticas, não por curtir Carnaval…
-…mas por usar o avião da FAB. E, como era Carnaval, ninguém se ligou ao fato de que o patrono da Escola curtida era o Rogério Andrade, um dos grandes criminosos do Rio. Talvez por isto, ele mandou retirar a tornozeleira eletrônica do bicheiro… Sigilosamente!
2 – Como se vê, o que a Inteligência Artificial pode fazer é assombroso. E assustador! Mas não creio que a humanidade chegará a este extremo, o homem que evoluiu do macaco, evoluindo para a máquina robótica. A sede de matar os semelhantes nos destruirá antes…
3 – A notícia é dada de modo a levantar suspeitas na gestão do ministério da Saúde, reforçando a pressão do Centrão sobre a ministra Nísia Trindade. Justamente quem mandava no ministério nos sombrios tempos da covid, quando ocorreram os fatos ora investigados pela Polícia Federal.
– Ela apura a prática de fraude em licitação na contratação de empresas pra atendimento telefônico automatizado, indicando superfaturamento e sobreposição de objeto nas contratações no valor de R$190 milhões. O general Heleno tinha razão!
4 – Se não estou enganado, o primeiro grande susto de governos com as redes foi o WikiLeakes Papers, que rola até hoje com os julgamentos do Assange exigidos pelos Estados Unidos. Depois bombou o Panamá Papers, logo engavetado porque envolvia poderosos e…
-…milionários em maracutaias financeiras em paraísos fiscais. Bolsonaristas, então, inventaram o Twitter Files – já não são mais papéis… são arquivos) contra o Xandão, tentando imitar o Google Files, que ajudou a derrubar a Dilma. Azar dos milicos: estão obsoletos para golpes.
5 – A 1ª Dama de São Paulo homenageou os 470 anos da capital em janeiro, indicando sua importância pro país pelos lugares luxuosos que dispunha (maior revendedora de Ferrari do mundo, maior frota de jatos particulares, 04 lojas Tiffany’s e coisas assim).
– Agora – Ricardo Nunes, o marido, é candidato à reeleição – apareceu outra estultice da dona Regina: suas ameaças a vizinhos numa desavença no condomínio onde moravam em 2014. “Bandido bom é bandido na cadeia, não na Prefeitura!” vai virar tema de campanha…
6 – Uma empresa, uma entidade, uma fundação passam a existir assim que recebem o CNPJ da Receita Federal. Então, esta versão de que a fundação do Dallagnol não existia, e por isso, o repasse dos 800 e tantos mil dólares era apenas uma idéia, o desejo de algumas almas…
-…puras de salvar o Brasil da corrupção é conversa mole pro gado engolir. Os caras eram safados mesmo ou ficaram depois de entrar no jogo do poder e perceber como é fácil enganar os brasileiros. Não é isso que os poderosos fazem há 500 anos?
7 – Ela foi para o Texas em 2018, pra acompanhar os filhos de 07 e 11 anos. Quando a licença remunerada terminou, ela permaneceu lá, mas reassumiu a função de técnica administrativa que, segundo ela, era compatível com tele-trabalho. Não é… e nós pagamos…
-…seus salários enquanto se discutia o assunto, até ela ser demitida esta semana. Mas ela vai recorrer! É justo: se os parlamentares podem ter funcionários comissionados, pagos por nós, para “trabalharem” pra eles em seus currais eleitorais, porque a Câmara não poderia?
8 – A imprensa alternativa é certeira ao ficar chocada com a atitude do supremo Barroso na ação contra a juíza Gabriela Hardt no CNJ. E elucubra sobre as razões. Ninguém se lembra que Barroso era um dos conselheiros mais consultados pelo Dallagnol nos tempos de glória?
– Vai que alguns conselhos dados por ele significaram certas ações pouco recomendáveis tomadas pelos intocáveis que, hoje, estão sendo passíveis de investigação e punição? Com que toga o supremo iria presidir o STF e o CNJ?
9 – O Partido Novo, aquele que foi criado com o objetivo de combater as mazelas da tradição política brasileira, tanto que constava de seu programa o não uso de fundos eleitorais ou partidários (eu disse constava!) é mais tradicional ainda do que sonha nossa vã filosofia.
– Seus deputados apresentaram um Projeto de Decreto Legislativo para revogar a igualdade salarial entre homens e mulheres, uma vitória recém-alcançada por elas neste Brasil varonil. Mesmo sem o ex-mitô, seus apoiadores insistem em regredirmos ao século XVIII.
10 – E, infelizmente, os novos misógenos deste país têm apoio moral e espiritual de mulheres que sonham com a vida no século XVIII, quando elas eram as rainhas e guardiãs do lar, honradas mães e felizes escravas do único e lídimo cabeça da família.
– Com a glória do Senhor Jesus, adoraria estar presente nesta sessão apenas de machos. Do que eles falarão? De criar o Dia do Macho? De futebol? Dos puteiros da cidade?
11 – Nos tempos sombrios, havia muitos jovens que não tinham medo de confrontar os milicos e dizer verdades. Mas os veículos de comunicação ou eram censurados ou se auto censuravam e poucos ouviam suas vozes.E eles eram presos, torturados, asilados, mortos…
– Mesmo assim, graças a eles, vivemos, hoje, numa democracia, franzina, titubeante, talvez, e que corre perigo a cada contrariedade de um presidente da Câmara ou franzir de testa de um milico. Os jovens, agora, têm as redes… mas são poucos os que dizem verdades…
12 – A comitiva de bolsonaristas chefiada pelo Dudu 03 que fez um protesto na escadaria da Câmara de Representantes dos Estados Unidos – viagem paga por nós, aliás – conseguiu seu primeiro objetivo: deputados americanos acusam Xandão de censurar o ‘Xwitter’, do Musk.
– Mas eles não estão satisfeitos… anseiam pelo posicionamento dos milicos ianques, o que poderia resultar numa invasão de nossas praias por seus marines. Seria a glória!