Meus pitacos quase diários (05 e 06/03/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/coluna-economica/a-invasao-chinesa-avanca-em-todas-as-frentes-por-luis-nassif/

                Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Malolm X: “As pessoas não compreendem como toda a vida de um homem pode ser mudada por um único livro.”

                1 – Eu assisti Renascer original  – naquela época as novelas tinham coisas a dizer. Mas os tempos mudaram e nem o remake de uma boa novela consegue me interessar mais. E uma das coisas bem ditas na original foi a figura do cramulhão na garrafa de José Inocêncio.

 

                – No remake de agora, ele está sendo escondido. É o poder dos evangélicos sobre a Globo… E do atraso que demoniza até a fantasia!

 

                2  – É encantadora a menininha, e não só pela lição de sabedoria que deveria ser aprendida por todos os ruralistas, madeireiros e garimpeiros… Mas pela convicção da frase definitiva: “Eu estudo, tá?” Que maravilha se todos estudassem como ela!

                3 – A imprensa corporativa brasileira, para criticar o “esquerdismo ultrapassado” de Lula, costuma elogiar as lideranças do “esquerdismo moderno”, como Boric, do Chile, e Petro, da Colômbia. Daí que desceu o cacete nos discursos de Lula sobre o genocídio sionista e se…

                -…cala sobre as medidas tomadas por estes governantes, mais efetivas ainda contra  Israel. Como eu digo e repito, o problema dos barões da imprensa é Lula…

  

                4 – 500 anos de poder exercido pelas elites e o resultado é este: um país que torna as redes sociais – e as fake news – no principal, senão único, veículo de informações e formação de opiniões, um país que desvaloriza a educação pública em prol da privada, que, cara, não é…

                -…acessível ao povo, um povo que acha que ler um livro é perda de tempo e não serve pra nada.

                5 – Ninguém sabe ainda o que o general Freire Gomes falou em seu testemunho de 07 horas à PF, já que o depoimento está sob sigilo e o que se sabe até agora é especulativo.  Mas os bolsonaristas, instrumentalizados por suas lideranças, claro, estão chamando-o de traidor.

                – É que estas lideranças sabem o que ele pode ter falado já que, como comandante do Exército, ele era peça fundamental pro sucesso do golpe. E 07 horas de conversa com policiais não foram pra contar piadas de caserna, certamente. Haja papel higiênico!

 

 

                6 –  Houve uma época em que um jornal corporativo não admitia enviar repórteres pra cobrir quaisquer assuntos extraordinários com despesas pagas por alguma organização. Aí criaram a tal de transparência justificadora, um jeitinho pra reduzir despesas: o repórter vai…

                -…a convite de uma organização interessada, mas isto é devidamente informado aos leitores. Ou seja: aqueles que acharem que a matéria publicada foi parcial estavam devidamente avisados, leram porque quiseram…

                7 – O jogo é simples e não é uma exclusividade da prefeitura de São Paulo. É assim: as tragédias climáticas são recorrentes, mas os governos pouco fazem pra preveni-las. E elas acontecem, sempre nas periferias, pra desespero de seus moradores e certa indignação dos demais cidadãos.

                – Que exigem providências urgentes do governo… que faz obras emergenciais, sem licitação ou fiscalização criteriosa, por causa da urgência. Às vezes, as maracutaias aparecem a posteriori, mas e daí? O governante já foi reeleito e o processo, se houver, só terminará após seu mandato.

8 – Antigamente se dizia que os ratos eram os primeiros a abandonar o barco afundando. Nestes tempos pós bolsonários, parece que os ratos ainda tinham esperanças de os patriotas comandados pelo general Braga Neto, apoiados pelos alienígenas, marchariam…

                -…mar adentro e sustentariam o barco na superfície usando pneus e orações. E estão inovando: usam o dedo duro publicamente pra abandonar o barco afundado e ganhar a bóia do perdão.

                9 – Eu não sei se a notícia foi encomendada pela empresa e regiamente paga ou se a repórter é desta safra mais recente formada nas redes sociais, em que sair na frente é mais importante que checar a informação antes de publicá-la. Pelo menos uma empresa gostou…

                -…do projeto do governo. E, com certeza, a twiteira não sabe que a I Food é brasileira. Se soubesse, não publicaria que uma empresa brasileira deixaria o Brasil…

 

10 – O § X do Art 5° da Constituição é claro: “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. O Decálogo de Lenin nunca existiu… Foi uma…

                -…invencionice norte-americana difundida durante a Guerra Fria que ajudou a criar o pavor aos comunistas no Ocidente, sempre revivido pelas pessoas de bem defensoras de Deus, Pátria e Família.

11 – Próximo de ser julgado por crime eleitoral, Moro volta a ser defendido pela Globo, que o transformou em herói durante a Lava Jato. Merval Pereira, o porta voz político dos Marinho, escreve em seu blog que Moro continua com forte apoio popular.

– O título da coluna diz tudo e seu texto mais ainda: “O que leva a crer que a campanha para que seu mandato de senador da República pelo Paraná seja cassado continua sendo mais tentativa de vingança de seus inimigos políticos.” Pra ele, se houve ou não crime eleitoral, não importa…

                12 – A História é infalível e cruel: como em todos os impérios do mundo, há a expansão de seu poder, o apogeu e a derrocada. Que é uma conseqüência de seus próprios povos, que não se preocupam mais em ter lideranças preparadas para gerir o império criado.

                – Chegou a vez dos Estados Unidos da América. Biden ou Trump é continuar descendo a ladeira. Um conselho aos jovens: aprendam mandarim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *