Meus pitacos quase diários (18 e 19/02/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

                Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Anne Frank: “Nós não estamos autorizados a ter opinião. As pessoas podem dizer-lhe para manter a boca fechada, mas não podem impedi-lo de ter a sua própria opinião. Mesmo que as pessoas ainda sejam muito jovens, elas não devem ser impedidas de dizer o que pensam”.

                1 – Em junho de 2022, Israel condenou a Rússia pela invasão da Ucrânia, que chamou de violação da ordem institucional. Agora, após declarações de Lula contra o morticínio de mais de 25 mil civis palestinos, quase metade crianças, Israel convoca seu embaixador e…

                -…entidades judias do Brasil  repudiam Lula e dizem que sua fala é uma “distorção da realidade”. Em nome da humanidade, o Brasil devia cortar relações com Israel… e não reatá-las enquanto o próprio povo judeu não derrubar e prender Netanyahu e seus sionistas.

                2  – Vocês já imaginaram se os brasileiros agissem assim, com esta consciência política o ano inteiro? Cobrando respeito… cobrando responsabilidade… cobrando seus direitos das autoridades? O Brasil seria outro!

                3 – Jornalista não deve demonstrar publicamente suas preferências políticas. Como diziam da mulher de César, não bastava ela ser imparcial, ela devia parecer imparcial. Quando não é e não parece, não faz jornalismo e se f..e*

 

                4 – Os seres humanos, que se dizem racionais, afirmam que os animais são irracionais.

                – Tenho muitas dúvidas…

                5 – Rubinho Nunes, deputado paulista e um dos líderes do MBL, está vibrando. Depois do vexame de apresentar um laudo fajuto de um perito bolsonarista pra justificar uma CPI contra o Padre Lancellotti, conseguiu uma prova irrefutável daquilo que ele acusa o Padre.

                – Uma foto dele dando mamadeira de piroca para um recém-nascido…

                6 – Não há porque passar pano pra Putin, que é tão autoritário e impiedoso como todos os governantes russos, com tradição de matar os adversários, a quem chamam de inimigos. Mas o Ocidente considerar Navalny um herói da democracia, é muita hipocrisia!                – Autoritário assumido, caso conseguisse assumir o poder no lugar de Putin, o 1º ato de Navalny seria prender ou desaparecer com ele e implantar o mesmo regime de liberdade controlada e vigiada que impera hoje na Rússia. Só que em vez de oligarcas, o Kremlim teria nazistas.

                7 – Pra quem não se lembra: o ex-mitô tinha multas a pagar por andar em São Paulo sem máscara no tempo da pandemia. Aí pediu PIX pra pagar o 01 milhão devido. E recebeu R$17 milhões do gado. A história era esquisita, parecia lavagem de dinheiro, e começou a ser investigada.

                – Descobriram, agora, que parte do dinheiro foi pra pagar advogados de seus muitos processos na Justiça. Advogados que já vem sendo pagos pelo partido, o PL. Se for comprovado, vão investigar os advogados também, por receberem em dobro e ficarem calados?

8 – É claro que ele está se lixando pro que diz sua ex-mulher: “Eu fui casada com o dono do bordel… e o dono do bordel se chama Valdemar da Costa Neto! ”Ou seja, a Câmara é o bordel. E nenhum deputado protesta! Ou eles acham que é mesmo ou sabem o perigo que são as ex-mulheres…

                9 – Está bem intensa a briga das fake news nas redes. De um lado, bolsonaristas dizem que Trump, Milei e Musk participarão da manifestação do ex-mitô na Paulista… de outro, esquerdistas avisam que a manifestação foi adiada para 30 de fevereiro.

                – Os bolsonaristas estão levando as duas a sério…

10 – O Brasil tem reconhecidamente um povo que lê muito pouco. Apesar de grandes romancistas e poetas, nós nos acostumamos (ou fomos acostumados pelos donos do poder), desde a era radiofônica, a ouvir (e assistir na tevê, depois) novelas. Ler cansa!

                -…Com o advento das redes, textos curtinhos e muitas imagens, até as bancas de jornais e revistas estão desaparecendo. Fake news é mais divertido. E é assim que nós, brasileiros, não lemos Mário Quintana… E estamos perdendo nossa alma.

11 – Uma jornalista com a quilometragem da Vera Magalhães sabe quem é e quais as posições do Navalny, o “maior opositor” de Putin, segundo a imprensa ocidental, que morreu na prisão, “assassinado” pelo líder russo, segundo esta mesma imprensa.

– Por isso, meu questionamento: qual o sentido de ser jornalista se não aplica a essência do Jornalismo, a imparcialidade? Melhor ser comerciante, em que o cliente tem sempre razão…

                12 – Bolsonaristas, direitistas e paulistas não gostaram do enredo e do desfile da Vai Vai. É que ela pintou os policiais como demônios, numa crítica válida a se considerar os atuais índices de letalidade alcançados pela Polícia Militar de São Paulo.

– As operações Escudo, que são, ao que tudo indica, represálias às mortes de policiais por bandidos, sempre terminam com número elevado de mortos, nunca ficando claro quanto eram realmente bandidos. A Vai Vai que se cuide… contra uma Operação Escudo no Bela Vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *