Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Adam Smith: “Proibir um grande povo, porém, de fazer tudo o que pode com cada parte de sua produção ou de empregar seu capital e indústria do modo que julgar mais vantajoso para si mesmo é uma violação manifesta dos mais sagrados direitos da humanidade.”
1 – As cartas já estão marcadas: o governo lança um programa pra re-industrializar o país e a imprensa familiar desanca a iniciativa, a Bolsa cai, o dólar sobe… 300 bilhões é muito dinheiro! E os industriais vão investi-los em novos projetos, em fábricas, em produção e não no Mercado!
– Lula precisa perder esta mania de querer um Brasil entre as grandes economias do mundo! Tem que deixar esta tolice pros países desenvolvidos. Aqui, o negócio é fazer dinheiro pelo dinheiro. Construir, fabricar, trabalhar cansa!
2 – Diz-me um velho amigo jornalista que fiéis neo-pentecostais não são conscientizáveis, pois só se informam através de seus pastores ou de redes sociais da igreja e outros fiéis ou indicadas pelos pastores. Isto é um fato, mas eu acho que há mais caroço neste angu.
– Os fundamentos da pregação destes pastores é a Teologia da Prosperidade ou, em português claro, não é preciso morrer pra gozar das delícias do Paraíso… o paraíso pode ser aqui na Terra mesmo. E se os pastores têm Rolex, mansões e carros de luxo, a teologia esta certa, táokey!
3 – Do mais recente rolo do período bolsonário, ora denunciado pela PF, a agência de informações paralela a serviço do clã: entre os 30 mil brasileiros monitorados ilegalmente estava a promotora do caso Marielle. Alguém sabe me dizer qual o interesse do ex-mitô por ela?
4 – Os posts da Ive Brussel são sempre precisos e instigantes, mas eu discordo desta equiparação do bolsonarismo com os grupos terroristas ou não que infernizam a vida de países terroristas ou não. Eles pregam e praticam a violência, enquanto os bolsonaristas só pregam.
– Na hora em que são confrontados pelas leis, eles só choram, não é mesmo, Jordy?
5 – O senador disse-o bem: isenção fiscal para igrejas é constitucional. Para igrejas… não para pastores, padres, pais de santo e que tais! Presidentes de sindicatos e de partidos políticos pagam impostos, como qualquer trabalhador que ganhe mais de 02 salários mínimos.
– Aliás, esta isenção para as igrejas e templos é que é um favor do governo. Por acaso, sedes de sindicatos ou de partidos políticos estão isentos de impostos?
6 – Furo, no jargão jornalístico, é dar uma notícia em primeira mão, antes da concorrência. A imprensa brasileira acostumou-se a perseguir o furo, sem se preocupar se o fato seria verdadeiro ou não ou se sua apuração estaria concluída ou não. Muito bandido,…
-…principalmente de colarinho branco, se beneficiou disto. Daí, me permito desconfiar da divulgação da delação do Ronnie Lessa. Como avisa a Juliana dal Piva, nem o acordo de delação está pronto ainda… Mas a imprensa familiar já dá como certo quem é o mandante! Só o Brazão?
7 – Num governo anterior do Lula, a Petrobras descobriu o pré-sal. Sardenberg, um dos medalhões da Globo – no que foi seguido por outros analistas econômicos – disse que era propaganda do governo, não existia.
– Agora, a mesma turma diz que o programa de re-industrialização do país é coisa do passado, que não deu certo antes e nem dará agora. Sorte nossa que a indústria, com apoio estatal, pode ser renovada, o que não é possível com nossa imprensa.
8 – Está aí uma abordagem inovadora. Quem precisa do dízimo e das doações dos fiéis não são os pobres e necessitados… é Deus diretamente. E o que Deus faz com o dinheiro que recebe? Compra picolés para querubins e serafins? O pastor podia responder isto…
– Aliás, se Deus me repassar o PIX d’Ele, juro que faço depósitos mensais…
9 – Atenção, patriotas! Não esmoreçam… não desistam! Como nosso MitÔ ficará impossibilitado de comandar o rebanho por uns bons tempos, eu estou assumindo este intransferível poder na luta por um Brasil melhor. Peço apenas um pouco de paciência…
– Eu só aprendi a marchar no estilo passo de ganso, ao som das mui amadas bandas nazistas. Mas aprendo rápido e logo estarei cantando o legítimo hino patriótico!
10 – É muito bom você ter condições de se informar corretamente, algo não muito fácil se dependemos apenas de jornalões e tevenews para isto. Mas, há outro problema: informado do seu direito, tente reclamar este direito a um banco sem um advogado…
11 – O rescaldo do governo do ex-mitô continua boquiabrindo muita gente. Agora é a espionagem paralela da ABIN, que chega na grande imprensa. Como aconteceu com os crimes do tenente coronel Mauro Cid ou com a minuta do golpe ou com o roubo das jóias das Arábias.
– O crime é descoberto e denunciado, fervilha durante um tempo e acaba banalizado ou porque é entregue às engrenagens burocráticas do país ou porque há outro escândalo pedindo passagem. Enquanto isto, o ex-mitô continua livre, leve e solto.
12 – Os analistas prevêem um ano difícil pro Brasil. O relacionamento entre os três poderes continua esgarçado, o Executivo não consegue cortar gastos, o Legislativo quer mais emendas, o Judiciário não julga mas legisla… e há uma eleição em outubro. E daí? O Carnaval chegou!