Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Darcy Ribeiro: “Tenho tão nítido o Brasil que pode ser, e há de ser, o Brasil que é.”
Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
1 – Do governo do Zema era esperado: Minas tem que perder suas montanhas para perder sua alma. Mas de governos petistas na Bahia? Permitir que mineradoras explorem a Chapa Diamantina é um crime. Parece que o poder falou mais alto, até com sindicalistas…
2 – Pra quem não assistiu o vídeo nas redes e o debate nos sites independentes (a grande imprensa é muito recatada pra abordar estes assuntos), o necrófilo é um homem de bem, patriota e temente a Deus que representa, com perfeição, o tipo de sociedade pregada pelo ex-mitô.
3 – Quem tem memória há de lembrar que as milícias começaram como força auxiliar voluntária da PM do Rio. Com o tempo, assumiram a função exercida por aqueles que queriam combater, ou seja, passaram a vender segurança e controlar “gatos” de energia, tevê a…
-…cabo, transporte e, mais recentemente, construção de prédios. Boa parte dos bairros periféricos do Rio, hoje, são dominados por elas. E a história se repete, não como farsa. Estão ocupando a zona sul do Rio. Que continua lindo!
4 – Não sei porque jornalistas se incomodam tanto com o português do cônje. Ele foi apenas um juiz de chão, de 1ª instância, que se tornou um home que faz a diferença porque atendeu os desejos dos Marinho, prender Lula. Foi modesto, aliás: disse gastos com mim e não com Minha Excelência.
5 – Eu passei um Dia de los muertos na Cidade do México e me impressionou a alegria com que eles celebram a data. Não só indo aos cemitérios, não só levando altares com alimentos, velas, flores, como também fazendo desfiles por avenidas onde o povo comemora a data.
– É a celebração dos espíritos… Nada a ver com os espíritos celebrados por Maduro pra justificar sua gana pela guerra (ou pra manter-se no poder) ou por Milei e os conselhos de Conan, seu cachorro de estimação morto. Ambos são psicopatas que, infelizmente, governam países.
6 – Até a assinatura do acordo por uma pausa humanitária, a guerra em Gaza era o prato de todos os dias na Mídia. O horror dos bombardeios, destruição e morte foi amenizado por uns dias… e o público se desinteressou do assunto. Mas o horror voltou. E já não é o prato de todos os dias.
7 – O fato é até comum: o abuso sexual de crianças é feito por parentes das vítimas. Me assusta, no caso, a desculpa da mãe pra não denunciar o autor: ‘que o companheiro havia “invocado espíritos que a controlavam” e que, por isso, estava possuída. E a omissão de testemunhas…
-…que relataram que os abusos alegados aconteciam de forma contínua, rotineira e até praticado frequentemente por familiares e amigos de parentes das crianças. Em abuso de crianças tem que meter a colher sim, gente!
8 – Sempre me impressiona a cara de pau de certos influencers que fizeram fama no governo do ex-mitô exatamente por apoiá-lo e às suas concepções de poder. Foram prestigiados e ganharam muito dinheiro à custa do gado que “não tem tutano”, “que quer que o país se ph..a*!”
– A gratidão que demonstram no auto-exílio é comovente!
9 – Não… Não é um genocídio. Não… não é o domínio de uma raça “inferior” por outra, escolhida por Deus. A foto é um pedaço da lista de palestinos que não foram autorizados a sair de Gaza. Como se vê, há 03 crianças órfãs impedidas de sair.
– Como se fez na Argentina, vão ser entregues pra militares e apoiadores da ditadura sem filhos? Ou vão ser criados pelo Estado para serem soldados sionistas?
10 – Aqui no Brasil, o mundo também é maravilhoso… Se a população for conscientizada e conseguir neutralizar os fascistas, vai continuar sendo.
11 – Em qualquer situação onde haja violência, as mulheres são as que mais sofrem. Quando a religião é invocada, então, é como se Deus ou Jeová ou Alá fossem misóginos e só aceitaram as mulheres no mundo porque elas eram fundamentais pra reprodução.
– Israel é um Estado laico em que as mulheres sempre tiveram posição igualitária com os homens. Mas seus rabinos não aceitam isto quando se trata de mulheres de outros povos. Aí, enfiam o Torá seboso debaixo do sovaco e pregam esta barbaridade. Culpa sua, viu Jeová!
12 – Eu sempre gostei de cinema. Filmes de guerra, policiais, espionagem, suspenses, dramas… e filmes de amor, porque não? Meu ceticismo sempre foi pra consumo externo. Love Story eu assisti há uns 50 anos. Seu protagonista, Ryan O’Neal, morreu ontem, aos 82 anos.
– Às vezes, esqueço que 50 anos são 50 anos… e a morte é a única certeza da vida!