Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Stephen Hawking: “A criação bem-sucedida de inteligência artificial seria o maior evento na história da humanidade. Infelizmente, pode também ser o último,
a menos que aprendamos a evitar os riscos.”
Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
1 – Eu pensei que meus olhos cansados de ver o artificialismo que a humanidade atingiu fossem se fechar antes do Apocalipse. Mas ele já chegou. Daí, fico imaginando este mundo de seres humanos e seus amores artificiais. Não sei porque, pensei em Niemayer.
– Perguntado sobre a inspiração de suas curvas de cimento armado, ele disse que era atraído pela curva livre e sensual, a curva que encontrava… no corpo da mulher amada. Que é a maior criação de Deus! Uma inteligência artificial conseguiria criar curvas sensuais?
2 – No final de ano, há duas tradições na TV Globo que eu sempre fiz questão de não assistir: o especial do Roberto Carlos e a Retrospectiva do Ano. Não há gosto em rever a mesma coisa todos os anos. Mas, estou ansioso pra assistir a Retrospectiva de 2022.
– Ano passado, com o ex-mitô ainda na Presidência, ela não mostrou a movimentação bolsonária se preparando pro golpe… Espero que corrija esta falha: uma noite de riso é um bom augúrio pra 2024…
3 – Sinceramente, gostaria que nossa imprensa, como costuma fazer com qualquer tema político polêmico, repercutisse a cassação do deputado George Santos pela Câmara dos Estados Unidos. Creio que leitores e telespectadores ficariam interessados em saber a opinião…
-…de ilustres representantes do povo brasileiro que viajaram a Washington e se enontraram com o deputado cassado por corrupção, pra denunciar a perseguição que sofre a oposição no Brasil atual. Serão solidários com ele? Dirão que os americanos o perseguiram?
4 – Sardenberg, um dos porta vozes neoliberais d’O Globo, não está feliz com as correções históricas propostas pelo governo, algumas delas já aprovadas pelo Congresso, tal como a taxação das off-shores e dos fundos individuais. E protesta contra aumento da carga tributária.
– É a visão comum da elite brasileira: carga tributária é coisa pra classe trabalhadora. Ricos têm que ficar isentos, pois são eles que movimentam a economia, o que permite que exista uma classe trabalhadora no país. Isabel cometeu um grande erro em 1888…
5 – Não é uma questão de machismo… é um questionamento sincero dos valores da sociedade atual. É claro que a globalização e a internetização, que têm enormes aspectos positivos, contribuíram bastante para uma certa degradação dos valores humanos.
– No Brasil, a Justiça tem sido afetada diretamente: um sujeito que armou uma bomba num aeroporto (que falhou e só por isto não matou gente adoidado) é liberado com menos de 01 ano de prisão, enquanto um estelionatário sentimental é condenado a 21 anos de prisão! ‘tá errado, pô!’
6 – É fato que as mobilizações para recepção aos bolsonaros ilustres têm sido pouco expressivas. O que não quer dizer que o bolsonarismo esteja liquidado como força política no país. As fake news nas redes continuam um poderoso fator de disseminação de ódio e de… -…uma realidade paralela na qual seus fanáticos seguidores acreditam piamente. Se acreditaram na imbrochabilidade, porque não acreditariam que a vontade do ex-mitô é a vontade da maioria do povo brasileiro?
7 – Finalmente, depois de muito tempo, a imprensa familiar passou a dar destaque ao afundamento de Maceió provocado pela mina da Brasken. É que o desastre ficou muito evidente… e seus colunistas e comentaristas precisam dividir as culpas da empresa privada…
-…com o desinteresse dos políticos e a inoperância (talvez corrupção) dos governos (a autorização pra exploração do sal gema lá é de 1970, na ditadura, aliás).
8 – A tese do pastor Silas Malafaia é interessantíssima: as pessoas pagam dízimos e doam bens a Deus, não a ele, apenas um condutor de almas (enquanto estão vivas, claro, e podem pagar dízimos e fazer doações). E, ainda assim, continuarão devendo a Deus, que…
-…alivia suas dores, elimina suas dificuldades e resolve seus problemas. Que sorte que ele, o pastor, tem por seus fiéis serem tão desgraçados, não?
9 – O que o Estadão chama de poder? O fato de estar ligado ao governante do país, seja ele imperador ou general ou presidente? E isto é desabonador? E o fato de estar ligado à elite (que governa de fato o Brasil há 500 anos), ao contrário, é auspicioso?
– Porque o Estadão foi fundado em 1875, e os Mesquita são seus donos desde 1888, ainda no Império, sempre defendendo a elite paulista, dos coronéis do café aos financistas, passando pelos industriais e banqueiros. Acha que o tetraneto Dino traiu suas origens?
10 – Durante o desgoverno do ex-mitô, a aprovação do uso de agrotóxicos no Brasil foi uma festa. O agro pop, o agro tech, o agro globo virou o agro tox… Mas Lula é o presidente agora e, apesar do Congresso ser agro fã, o governo podia acabar com esta festa, pois não?
11 – O novo relator da ação que pode cassar Moro no TRE do Paraná – o relator foi trocado inesperadamente quando o julgamento foi marcado – já deu decisão favorável ao ex-juiz noutro processo. E foi ele que exigiu que Moro fosse ouvido, apesar da parte acusadora,…
-…o PL do ex-mitô, ter dispensado tal oitiva. A República de Curitiba não dorme no ponto… e nós já sabemos que aquele que fez a diferença continuará senador!
12 – Ontem foi o Dia Nacional do Samba, a música, o ritmo, a essência do som brasileiro, um país de alma musical. Quando nasceu nas comunidades afro-brasileiras do Rio de Janeiro, era visto com muito preconceito pela sociedade (que surpresa!), mas ganhou-a nos anos 30.
– E deu filhos: samba-canção, samba-enredo, samba-de-breque, pagode e a bossa nova. E ganhou o mundo também!