Meus pitacos quase diários (06 e 07/11/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental! José Mujica: O deus mercado organiza a economia, a vida e financia a aparência de felicidade. Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não podemos, carregamos frustração, pobreza e autoexclusão.”

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://jornalggn.com.br/midia/como-a-ultradireita-destroi-o-projeto-editorial-da-globonews/
https://www.brasil247.com/mundo/entenda-o-que-foi-a-nakba-a-catastrofe-do-povo-palestino

                1 – Em agosto houve um apagão de energia que atingiu 25 estados e o DF. Não foi muito longo, mas causou debates intensos entre privatistas e estatistas. Folha e UOL deram manchete mas optaram por defender a prvatização e botar o governo Lula na dança.

   

                -…No atual apagão de São Paulo, que ainda não foi resolvido e onde a energia foi privatizada, o apagão não foi manchete… Quer dizer… foi! Hoje, com o presidente da Enel botando a culpa nos ventos!

                2  – Ao longo do tempo, a imprensa mundial  nos deu uma impressão errada da Faixa de Gaza e dos palestinos lá residentes. Eram gente miserável, suja, dependente da ajuda internacional e do trabalho que lhes era fornecido pelos israelitas. Boa parte deles deve ser…

                -…assim mesmo, pois foram expulsos de suas terras originais e vivem em campos de refugiados. Mas há muitos outros de classes média e alta: observem as ruas asfaltadas, os carros… tinha até um bairro nobre, assim como emissora de tevê. Mas o extermínio será geral!

                3 – A justificativa do Jorge Pontual para o bombardeio de Israel a um comboio de ambulâncias que levavam feridos pro Egito tem uma falha óbvia: Israel já ocupou a cidade de Gaza com homens e tanques. Poderia, como costuma fazer, bloquear a passagem do…

                -…comboio e abrir ambulância por ambulância pra prender (ou matar) os possíveis terroristas do Hamas escondidos entre feridos. A lógica de Israel e do Pontual, porém, é outra: olho por olhos, cabeça por cabeças, sendo que 01 judeu já está valendo 10 palestinos…

                4 – A humanidade tem uma longa história de extermínio de povos, fosse para um povo impor  seus deuses sobre outro povo, fosse para ocupar suas terras. Para isto, não bastava matar seus guerreiros, era preciso exterminar todos, homens, mulheres, crianças, pra evitar…

                -…vinganças futuras e enterrar qualquer lembrança da existência daquele povo na face da terra. Os sionistas estão seguindo o padrão da humanidade…

                5 – O Estadão (e a imprensa familiar no geral) não discute causas e conseqüências do apagão de energia que deixou milhares de paulistas sem luz por dias. Se o fizesse, poderia ter que avaliar a privatização de empresas estatais.               

                – Daí, prefere dar conselhos de como viver com apagões. O Estadão sabe que outros apagões acontecerão…

                6 –  O mundo é maravilhoso, apesar dos seres humanos, que preferem o lado negro da Força.

                7 – Se eu fosse de um dos partidos que se juntou no 2º turno para eleger Lula e recuperar a democracia brasileira, eu proporia a criação de uma medalha pra ser entregue a cada um dos 30 mil cidadãos brasileiros que foram monitorados pela ABIN bolsonarista.

                – Seria uma homenagem merecida a todos aqueles que defenderam a democracia em tempos em que a maioria se omitia.

8 – O general Braga Neto, ora inelegível também, foi interventor na Segurança do Rio… e a insegurança do Rio continuou do mesmo jeito. Mas ele certamente aprendeu muito sobre milicianos e traficantes. Virou ministro da Casa Civil e aprendeu muito sobre as mutretas da burocracia.

– Certamente estava enfronhado e empenhado no golpe do ex-mitô. O de 08/01 falhou mas os bolsonaristas ainda tinham esperanças no 07/09. Não seria o caso de associar o roubo das metralhadoras .50 a uma possível tentativa de novo golpe, agora de milicos mesmo?

9 – Mais um jornalista palestino morre em Gaza. Mohammed Al Jaja e toda sua família foram bombardeados em casa, que não tinha túneis do Hamas no subsolo. Já são 34 os profissionais mortos, nenhum deles pelo Hamas. Quem mandou filmarem, fotografarem e…

-…reportarem prédios desabando e enterrando crianças e mulheres? Quem mandou permanecerem em Gaza quando Israel avisou pra irem pro sul? Quem mandou irem pra acampamentos de refugiados infestados de terroristas? Distribuir ‘releases’ oficiais é muito mais garantido…

                10 – A ONU fica horrorizada, as lideranças (?) mundiais ficam horrorizadas, a Mídia fica horrorizada… E daí? Um ministro de Netanyahu diz que era melhor jogar uma bomba atômica pra resolver de uma vez… E daí? A guerra é um negócio, e interessa que estas crianças…

                -…desesperadas e revoltadas de hoje se tornem os terroristas de amanhã!

https://twitter.com/i/status/1720460761531597110

11 – É evidente que o clima entre os partidários do PL anda descontrolado. A necessidade de seguir o padrão do ex-mitô e manter o nível elevado de confrontação e ódio contra “inimigos” predispõe às brigas mesmo entre parceiros. Sorte deles que a deputada…

                -…não foi buscar o marido empunhando sua metralhadora… Salvaram-se todos!

                12 –  As cenas se repetem há um mês. Bombardeios, escombros, corpos pelo chão, desespero… Mas não aparecem com toda crueza nos noticiários de tevezonas. São chocantes demais e podem ferir corações e mentes sensíveis dos telespectadores.

– Mas são cenas comuns de filmes e séries que passam nestas mesmas tevezonas. A ficção não machuca as pessoas… costuma diverti-las, aumentando a audiência. E vem sempre acompanhada de uma bela música. A realidade, ao contrário, desperta as consciências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *