Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Nelson Rodrigues: “Convém não facilitar com os bons, convém não provocar os puros. Há no ser humano, e ainda nos melhores, uma série de ferocidades adormecidas. O importante é não acordá-las.”
Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
1 – Esta charge foi publicada em 1943, durante a II Grande Guerra. O mundo mudou um bocado desde então: a ONU foi criada, os Estados Unidos tornaram-se “guardiões” do mundo, Israel ganhou seu Estado em terras palestinas. Mas o almoço continua sendo servido do mesmo modo.
2 – Pode ser surpreendente a CNN, sabidamente pró-Israel , divulgar relatório da ONU sobre a situação desesperadora da Faixa de Gaza, deixando entrever a culpa de Israel por isto. Explica-se: a preocupação do capital financeiro, conforme o FMI alertou numa conferência pra investidores,…
– …é que a economia da região deve degringolar de vez e, claro, isto afeta os investimentos no mundo todo. Enfim, pode ter um lado positivo: o medo do 1% mais rico pode forçar, pelo menos, a abertura de um corredor humanitário em Gaza…
3 – 193 países tiveram a oportunidade de, através do Conselho de Segurança da ONU, tentar reduzir o massacre de civis inocentes: bastaria aprovar a resolução proposta pelo Brasil, o que obrigaria as potências mundiais a fazerem pressão sobre Israel e o Hamas…
– Não acabaria com o terrorismo do Hamas, nem com a sede de sangue de Israel, mas permitiria a abertura de corredores humanitários em Gaza e, quem sabe, a libertação de reféns e a liberação de gente hoje impedida de sair de lá. 02 países estão se lixando pra ONU e pro mundo!
4 – Em menos de 20 dias de guerra em Gaza, já são 1.500 crianças mortas. E houve 18 crianças baleadas, 08 delas mortas, nos confrontos na periferia em 2023 no Rio de Janeiro. E eles é que são animais!
5 – Quando Deus criou Adão e Eva e os colocou nus no Paraíso, ele estava dando um recado: sexo é absolutamente natural para minhas criaturas. Foram suas criaturas que, através dos tempos, demonizaram o sexo ou limitaram sua função apenas à procriação. Nunca deu certo!
– Observem a recente danação, hoje, de porta-vozes de Deus: o bispo polonês que organizou uma orgia gay em sua casa ou o pastor que incorporava anjos pra abusar de suas fiéis, com ajuda da esposa. Minha geração sabia o que era melhor: faça amor, não faça a guerra!
6 – Uma das idosas reféns libertadas pelo Hamas disse, em entrevista: “Passei pelo inferno”.. Mas ressaltou que foi bem tratada, e que o Hamas mantém uma operação estruturada, que inclui médicos, paramédicos e seguranças. E criticou o governo de Israel…
-…por ignorar os alertas sobre possíveis ataques do Hamas e pela insegurança na divisa com Gaza. Os jornalões, como Folha, Globo e Zero Hora, que sabem o poder econômico judeu, preferiram manchetar o lado infernal do seqüestro, evidentemente.
7 – O general Mourão chamou o torturador Brilhante Ustra de herói quando se despediu do Exército. Partidário da ditadura, da repressão e da violência, não mudou suas convicções após 04 anos de vice-presidência e quase 01 de senatoria.
– Acha que os golpistas de janeiro merecem anistia, assim como os torturadores da ditadura, mas não perdoa os milicianos do Rio: compara-os aos terroristas do Hamas. Assim como Israel, deve achar que bombardear as periferias do Rio seria uma solução…
8 – Lula continua com boa avaliação nas pesquisas, mas reduziu os percentuais, de 60 para 54, apesar da maioria da população achar que o país está no rumo certo. Porque a queda, então? A imprensa familiar contribui muito para isto. Jornalões e tevezonas não enfatizam…
-…aspectos positivos e chamam a atenção para a “preferência” de Lula pela política externa ou por criticar Israel ou os conchavos com o Centrão ou por não querer um ministério da Segurança pra combater o banditismo no Rio, uma realidade que é resultante da sociedade que temos hoje.
9 – A situação no Rio de Janeiro é um reflexo da política de segurança do ex-mitô associado a certos pastores evangélicos. Milicianos cobrando proteção, vendendo gás e gatos pra energia e tevê, e pastores exigindo dízimos e doações pra fiéis receberem bênçãos de Deus.
– Ambos são adeptos da teologia da prosperidade.
10 – Dois dias após o ataque do Hamas a Israel, havia 687 palestinos e 900 israelenses mortos. 17 dias depois que o direito de revide de Israel foi exercido, há 5.087 palestinos e 1.403 israelenses mortos. Na bolsa de apostas de Londres, a cotação hoje é a seguinte:
– 1 israelense = 3,6 palestinos… mas os apostadores estão certos que vai triplicar em pouco tempo…
11 – Interessante a afirmação do embaixador de Israel na ONU. Os nazistas escolheram os judeus como inimigos da Alemanha para ganharem o apoio dos alemães pra assumirem o poder. Assumindo o poder, Hitler perseguiu-os, roubou-os, prendeu-os e matou-os nas câmaras de gás.
– Após o horror dos campos de concentração, a humanidade não aceitaria câmaras de gás… bombardeios sobre acampamentos de refugiados, escolas, hospitais são mais aceitáveis. Acho que os novos nazistas não são apenas os terroristas do Hamas…
12 – A floresta pegava fogo. O Amazonas ainda está secando. A Amazônia, o Pantanal, o Cerrado, a Serra do Mar ainda correm perigo… Mas os crimes de garimpeiros, madeireiros e ruralistas estão sendo combatidos.
– Então, é preciso criar outra crise… e os parceiros milicianos não falham: em vez de florestas, queimam-se ônibus e trens… Quase 100 anos depois, Chicago é aqui!