Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Erasmo de Roterdã: “A pior das loucuras é, sem dúvida, tentar ser sensato em um mundo de loucos.”
Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
1 – No 1º turno, 30% dos eleitores argentinos votaram numa figura que usou e abusou das redes sociais para conquistar boa parte dos jovens hermanos, politicamente analfabetos ou decepcionados com os políticos tradicionais do país. Como aconteceu no Brasil…
– O ex-mitô, com 27 anos de politiquice nas costas, propagou, nas redes, seu horror à política, sua misoginia, sua homofobia, seu amor pela morte e pela tortura… é um fascista delirante e perigoso! Milei é um falso louco tão perigoso quanto…
2 – A SkyNews foi o 1º canal europeu de informação 24 hs por dia (de 1989). E busca informar seus telespectadores mesmo, imparcialmente. Está aí um exemplo: os líderes europeus apóiam – inclusive com euros e libras – as forças militares de Israel, mas ela entrevista…
-…uma jornalista e defensora dos direitos humanos palestina, que fala verdades que muitos europeus não gostam de ouvir, mas não é interrompida, tirada do ar ou contestada.
3 – Pois não é que os milicianos resolveram mostrar quem é que manda no Rio de Janeiro? Em represália pela morte de um deles, Faustão, 35 ônibus e 01 trem foram incendiados, transformando a zona oeste num caos. Não deram bola nem pra Guarda Nacional…
– O pseudo mandatário do Estado, um bolsonarista que segue a política do tiro na cabecinha, continua distribuindo delegacias e comandos da PM aos políticos, e afirmou que o rigor da lei se abaterá sobre os “terroristas”. Mas o Rio de Janeiro continua lindo!
4 – Tudo bem… Israel tem o direito de responder ao ataque terrorista do Hamas. Mas, porque bombardear uma mesquita e matar palestinos em oração na Cisjordânia? Porque usar armas letais contra estilingues? Porque arrasar escolas e campos de refugiados? Defesa ou vingança?
5 – Há duas maneiras de reduzir o poder das milícias no Rio de Janeiro: uma é eleger gente séria pro governo e legislativos; outra é eleger um chefe miliciano pra Presidência do país. A segunda foi executada em 2018 e deu certo: as milícias expandiram seus territórios e… -…seus negócios, ocuparam espaços de traficantes, substituindo-os em algumas áreas e, por isso, pararam de fazer operações espetaculosas com enorme repercussão na Mídia. É a receita do Moro, ele era ministro da Justiça e da Segurança…
6 – Flávio Dino foi ao ponto: o período bolsonário mostrou o quanto a ignorância ‘astravanca’ o progresso. Não é razoável que tanta gente acreditou e continua acreditando em terra plana, em chip chinês, em código fonte fraudável… Mas 58 milhões de brasileiros votaram nele!
7 – Mesmo num inverno inclemente, o mundo é maravilhoso… mas está secando e esturricando! Por causa dos seres humanos, que preferem o lado negro da Força.
8 – Uma das peças publicitárias da campanha de Sérgio Massa à presidência da Argentina foi esta aí. Certamente, ajudou a mudar o que previam as pesquisas. Mas ainda tem um 2° turno e a constatação é inevitável: a democracia não atende os anseios dos jovens. Mudar é preciso.
9 – Em 22/08/2018, Lula liderava as pesquisas para presidente com 39% contra 19% do MitÔ. Em 31/08, o TSE cassou a candidatura de Lula, alegando ficha suja, dando 10 dias pro PT substituí-lo. Em 06/09, Bolsonaro sofreu o “atentado à faca”. Mesmo assim, Haddad chegou ao 2º turno.
– Deve ser por isto que o Dudu 03 foi pra Argentina apoiar o esquisito anarco-capitalista e instrutor de Kama Sutra Javier Milei. Sua liderança podia ser falsa… Tarô e cachorro morto não são muito confiáveis… quem sabe um “atentado” antes do 2º turno ajuda a elegê-lo?
10 – Eu fico imaginando que traumas este deputado goiano teve na infância/juventude para ter tanto ódio no coração. Talvez o inconformismo pelo pai tê-lo abandonado ainda um feto e por ter sido criado por um irmão LGBT, talvez pela vida medíocre até descobrir as fake news…
– Com elas, criou polêmicas e ficou famoso, arregimentando milhares de seguidores. E aí precisa mantê-las, as fake news e as polêmicas, pra não voltar à sua vida medíocre. Enfim, um bolsonarista padrão!
11 – Em 1948, o horror do Holocausto impulsionou a criação do Estado de Israel em terras palestinas, com apoio de nações poderosas ao sionismo. Que não foi aceito pelos árabes e pelos donos da terra. Guerras se sucederam… até os Acordos de Oslo, assinados em 2000.
– Por ele, a Cisjordânia foi dividida em 03 partes, como indica o mapa, duas delas sob interferência direta de Israel, que foi estabelecendo assentamentos à revelia dos palestinos. E não foi diferente em Gaza… Os 02 Estados de 1948, aos poucos, se tornam apenas 01, sionista.
– E o terrorismo é de um lado só, Mr.Biden?
12 – “Pode ser mais um capricho/pode ser uma paixão/pode ser coisa de bicho/pode não. // Pode ser já por destino / pelos astros, pelos signos/ por uma marca, uma estrela / talvez já estivesse escrito /na palma da minha mão. / Talvez não…
– Talvez até nem fique / nem signifique nada / nem me arranhe o coração / pode ser só uma cisma / pode estar só de passagem / Ou não.”
-Antes de explodir nas telinhas pela beleza e talento, Bruna Lombardi, Diadorim de Grande Sertão Veredas, já era poetisa. E nunca se omitiu!