Meus pitacos quase diários (25 e 26/06/2023)

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Luiz Inácio Lula da Silva: “Não é possível que, numa reunião com tantos países,

a palavra desigualdade não apareça. Nós estamos num mundo cada vez mais desigual,

 a riqueza concentrada nas mãos de menos gente. (…)

(…) Se a gente não colocar isso com tanta prioridade quanto a questão climática,

 a gente pode ter um clima muito bom e o povo continuar morrendo de fome

em vários países do mundo”

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://apublica.org/2023/06/ex-mulher-de-arthur-lira-o-acusa-de-violencia-sexual/

https://youtu.be/I8ZGJ91Fy1g

https://jornalggn.com.br/coluna-economica/a-dobradinha-de-veja-com-centrao-por-luis-nassif/

 

1 – Na linha do bolsonarismo, o Partido Novo foi criado pra atrair lideranças diferentes dos políticos tradicionais, com visão econômica liberal e distantes das tetas governamentais. Durou pouco a novidade: seu único governador eleito e reeleito já se adaptou ao poder.

2 – A grande imprensa foi unânime, parecendo até ter combinado antes: bolsonários estavam muito bem preparados, enquanto os governistas não fizeram o dever de casa no 1º interrogatório da CPMI do Golpe. Como fez o interrogado, estão mentindo.

– O ex-diretor da PRF foi desmentido com provas contundentes que desmoralizaram suas respostas. Só não saiu preso como determina o regimento da CPMI porque o presidente da CPMI é frouxo.

 

3 – Continuando a mostrar o bom trabalho dos governistas na CPMI do Golpe, é óbvia a intenção da grande imprensa em tentar criar um clima desfavorável ao governo, talvez pra evitar que os depoentes apontem certa leniência da Mídia com o golpe:

– Afinal de contas, dizer que os bolsonaristas estavam bem preparados pro embate é distorcer a realidade factual: como sempre, eles estavam lá pra tumultuar e criar um clima de violência que impedisse os trabalhos de investigação. Como fizeram na CPI da Covid e fazem na CPI do MST.

4 – Matéria da Veja sobre Nísia Trindade: “Alvo de pressão de parlamentares pela liberação de recursos do Fundo Nacional da Saúde (FNS), a ministra Nísia Trindade (Saúde) não tem sido poupada de críticas nem mesmo por aliados, que veem na sua  falta de…

-… traquejo político o maior entrave na relação do Executivo com o Legislativo…” Por trás da pressão está o Centrão do ex-líder do ex-mitô, Ricardo Barros. Ele estava por trás, também, das maracutaias do ministério da Saúde na época da pandemia…

-…e os processos contra ele continuam dormitando nos escaninhos da Justiça. Lembrem-se disto nas eleições: eleger um Congresso responsável e honesto é tão essencial quanto eleger um Lula…

5 – Qual será o conceito de paz desta jovem patriota que participou dos atos golpistas na Praça dos Três Poderes? Qual o significado, pra ela, das palavras Ordem e Progresso que tremulam com a bandeira do Brasil? O que ela entende por democracia?

– Espero que alguns jornalistas ou sociólogos tenham conversado bastante com os mais de mil presos pela tentativa de golpe e possam, em palestras e livros, nos dar uma explicação objetiva do que estes patriotas pensam da vida. Ou que tipo de vida eles têm…

6 –  O 01 disse que a indicação do Zanin para o STF pelo Lula fere o preceito da impessoalidade. Qual é o conceito dele de impessoalidade? Será que ele estava com receio da Janja dar pulinhos e gritinhos de alegria quando Zanin fosse aprovado pelo Congresso?

– E o povão achar que os pulinhos e gritinhos da Janja poderiam ser mais elegantes que os da Michelle quando da aprovação do ministro terrivelmente evangélico?

7 – Acostumado a postar e disseminar fake news, o ex-mitô não distingue mais um fato de uma mentira. O fato de a agência de turismo do seu ex-ministro de Ciência e Tecnologia vender passagens pro submersível, que explodiu no fundo do mar, ao ir ver o Titanic, virar notícia…

-…foi entendida por ele como se a imprensa o estivesse acusando de responsável pelo desastre com o Titan. Daí, à beira de se tornar inelegível, dizsse que poderá se candidatar a vereador em 2024. Não, não pirou! Fingir loucura pode livrá-lo da prisão!

8 – O rol de crimes cometidos pelo juiz federal Antonio Carlos Campos, lido pela relatora do processo no CNJ, é interminável. Suas ligações com os madeireirlos ilegais é sobejamente comprovada. Por isso, ele foi condenado pelo CNJ à aposentadoria compulsória.

– Poderá ficar coçando o saco em casa recebendo proventos proporcionais ao tempo em que foi juiz… pagos por mim, por você, por nós! Que mãezona é o Brasil!

9 – 05 bilionários pagam 250 mil dólares pra ativarem a adrenalina de suas vidas vazias e se explodem no fundo do oceano. A Mídia se derrama em páginas e imagens, dados, análises, tentativas de explicações e comentários sobre a tragédia.

– Só em 2023, 1.064 pessoas morreram tentando fugir de seus países de origem pra Europa, uma fuga desesperada em busca de uma esperança de vida. Cada naufrágio é uma notícia… e ponto! Alguém leu ou ouviu alguém falar em recuperar os corpos dos migrantes?

10 – Meu pai faria 113 anos anteontem, mas não se chamava João. E ele gostava de festas juninas, das quadrilhas, das quermesses no largo da Matriz, do casamento na roça. Mas tem gente que acha que tais festas precisam ser modernizadas. E tocar axé, rap, funk… Besteira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *