Que me xinguem os bolsotários (eles continuam xingando!), mas cultura é fundamental!
O Globo (em 31/08/2013): “A lembrança é sempre um incômodo para o jornal, mas não há como refutá-la. É História. O GLOBO, de fato, à época, concordou com a intervenção dos militares, ao lado de outros grandes jornais…”
Notícias perfeitamente dispensáveis, mas que a grande imprensa insiste em publicar:
Do Metrópole:s de ontem “Jojo comemora emagrecimento após dispensar
extensor de cinto no avião”
Apesar disto, ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
1 – Eu estou fora das minhas Minas há muito tempo. Acho que a única vez que votei lá foi em 1974… e não votei no vencedor, Aureliano Chaves, que era meu parente distante. Mas, tenho conhecimento político suficiente pra saber que Minas sempre produziu bons políticos…
-…que tiveram grande importância pro país. Tiveram…! A estupidez dos atuais congressistas Nikolas Ferreira e Cleitinho é uma afronta aos mineiros, até mesmo pros que votaram neles. Xingaram Lula por não liberar recursos pra pavimentar uma rodovia no Vale do Jequitinhonha…
-…e não sabiam que a pavimentação foi vetada pelo governo do ex-mitô, de quem são seguidores fanáticos. Ou sabiam, mas o fundamental é acusar Lula de qualquer coisa?
2 – Coerência e respeito às leis nunca foi o forte dos proprietários rurais brasileiros. Aqui onde moro, uma área rural, há muita gente de bem ocupando terras públicas – não pagam nem a taxa de ocupação anual à União – terras estas que invadiram ou compraram de especuladores.
– Todos são fervorosos defensores da intervenção do governo ou da Justiça em invasões feitas pelo MST, um movimento que, dizem, é comunista, sob a desculpa que eles não são produtivos, ao contrário deles. Me parece que vão ter que arrumar outro argumento.
Ao pessoal que ainda tá em dúvida onde achar produtos agroecológicos, saudáveis e incríveis, olha esse vídeo que a @dasilvabenedita fez pra gente. A Bené é muito maravilhosa, né? Viu isso, @CamilaPitanga ? pic.twitter.com/WpBr0JwTbz
— Marina do MST (@marinadomst) March 2, 2023
3 – Quer dizer que o ministro das Minas e Energia indicou conselheiros pra Petrobras que jogam contra as mudanças que o Lula quer fazer na empresa? Interessante a insistência da Mídia em cobrar dele o governo de frente ampla que, segundo ela, o elegeu.
– Até agora, dois ministros, do União Brasil, já foram denunciados por corrupção típica do baixo clero do Congresso… e, agora, um ministro indicado pelo PSD, faz o jogo do mercado. A Frente Ampla só tem a Frente… A Ampla é só pra ampliar negociatas e o espaço de privados interesses.
4 – Independentemente do crime cometido pelo então Coordenador de Investigação da Receita Federal ao violar o sigilo de dados de ex-apoiadores do ex-mitô, novas investigações deveriam ser instauradas, abrangendo, também, estes ex-apoiadores.
– Apesar de ser informado da quebra do seu sigilo, Paulo Marinho não fez qualquer denúncia… e Bebiano não liberou o misterioso celular que, até hoje, continua trancado em algum cofre secreto. Bem como as investigações sobre as rachadinhas foram anuladas. A coisa toda fede!
Paulo Marinho diz que foi avisado por gerente de banco sobre solicitação de dados dele pela Receita. Empresário teve dados sigilosos acessados pelo então chefe da inteligência da Receita durante gestão Bolsonaro.
➡ Veja o @estudioi com @AndreiaSadi 📺: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/8FOXhUhY7Y
— GloboNews (@GloboNews) March 1, 2023
5 – O Guga Chacra também demonstra “uma certa hipocrisia” em seu blog n’O Globo, ao escrever que a permissão do Brasil para que navios iranianos aqui aportassem não foi a mais correta. Argumento dele: recusar seria demonstração de solidariedade com as iranianas…
– Na ótica americanófila dos correspondentes da Globo, a soberania brasileira só vale quando não se sobrepõe à vontade do governo norte-americano. Por acaso, caso os navios fossem americanos, ele pediria que eles fossem proibidos de aportar em solidariedade aos negros?
6 – O depoimento foi feito num dos programas do Bial – em horário tardio pra que o povão trabalhador não possa assistir. Há outros, inclusive no YouTube. Mas as Forças Armadas se recusam a admitir a prática da tortura… era uma guerra, insistem.
– Oficiais bem armados jogarem uma jovem presa e torturada de um avião no Rio Araguaia é uma atitude digna de assassinos… Não podem ser chamados assim porque vestem farda verde-amarela?
E pensar que ainda tem gente pedindo ditadura. pic.twitter.com/6vPzVRRfJE
— Milton Ribeiro 🚩 (@ribeirotrilhas) March 1, 2023
7 – Como o próprio Lula explicou, ele adotou a listra tríplice pra escolha do Procurador Geral baseado em sua experiência sindical. Não deu certo: 02 PGR’s indicados por ele foram mais fiéis aos colegas que os elegeram do que aos princípios que regem a Procuradoria.
– Interessante é que a grande imprensa, pra criticar Lula, diz que caso ele não obedeça a lista tríplice, não estará sendo democrático e se equiparando ao ex-mitô. Não e não! A lista tríplice é uma invenção corporativista, muito amada pela tecno-burocracia de Brasília.
8 – De qual Associação, Paulinho da Associação? Realmente, o cara é do bem: fala 08 palavrões em 01 minuto, entre os quais dá seu recado… Qual é mesmo o recado? Que ele não votou no Alexandre Moraes? E por acaso o Xandão foi candidato a alguma coisa?
– Tenho que reconhecer que o ex-mitô serviu pra pelo menos uma coisa: fez o esgoto da nossa sociedade botar a cara de fora…
Esse “cidadão de bem” já foi preso? Ministro @alexandre pic.twitter.com/KT0BRVH75c
— Lula Presidente da República: Brasil Feliz! (@wittigenstein) March 1, 2023
9 – Muita gente no entorno de Lula se pergunta como e porque o deputado Juscelino Filho virou ministro. Estava tudo bem encaminhado pra que Paulo Teixeira, um dos mais combativos deputados do PT fosse o ministro mas, na última hora, Davi Alcolumbre prestigiou o baixo clero.
– Tenta-se blindar o Lula e pipocam versões. Eu também tenho a minha: o ministério das Comunicações é quem controla as concessões de emissoras de rádio e canais televisivos. E a Globo adora deputados medíocres e corruptos no seu terreiro!
10 – A Vinícola Aurora foi além do pedido de desculpas pela escravidão em suas vinhas. Diz ela: “Aprendemos com aqueles que vieram antes que, sem trabalho, nada seríamos. O trabalho é sagrado. Trair esse princípio seria trair a nossa história e trair a nós mesmos. (…)
– (…) Entretanto, ainda que de forma involuntária, sentimos como se fora isso que fizemos”. Diz mais: “A testa daqueles que fazem o Brasil acontecer, todos os dias, às custas do seu suor honesto, deveria estar sempre erguida, orgulhosa, e nunca subjugada pela ganância de uns poucos”
– E prometeu rever práticas e adotar medidas para que o episódio investigado não volte a acontecer. Só vou acreditar se a safra tinta de sangue for destruída!