Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!
Anti petistas em geral: “Vai pra Cuba!”
Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
https://jornalggn.com.br/xadrez-2/xadrez-das-evidencias-do-golpe-das-americanas-por-luis-nassif/
1 – Eu criei antipatia pelo ex-mitô desde que era um inexpressivo deputado tratado como folclórico por colegas de imprensa. Eu vivi a ditadura e ele só aparecia na Mídia pra defender guerra civil e tortura. Apenas um político, e de direita, quis cassá-lo por isto: o avô do ACM Neto.
– Muita gente mais se tornou anti bolsonarista depois de 2018, e todos sabem porque. Mas e os anti petistas? Por que o são? Por que são comunistas? Por que não acreditam em Deus? Por causa da Lava Jato? Da imprensa? Ou porque trabalhador tem que saber seu lugar?
– Nenhuma pesquisa de opinião, que eu saiba, fez esta pergunta básica a eles. Por que não?
2 – O assunto do momento, há 02 semanas, é a tentativa de golpe fracassado. Mas, paralelamente, há o escândalo das Lojas Americanas, que também é um golpe, desta vez no tão precioso deus Mercado. Um golpe que, claro, é doloroso apenas pra investidorzinhos e pros empregados.
– Os barões e baronetes, que posam de grandes heróis do capitalismo brasileiro, e vêm dando golpe atrás de golpe pra açambarcar estatais e riquezas nacionais, estão acima das nossas leis. E eles sabem disto. ‘taí um dos donos da 3G descrevendo Brasil que ele ama…
3- Há vídeos mostrando milicos protegendo e dando fuga a golpistas após o fracasso da intentona bolsonarista… Há indícios gritantes de que militares e policiais não cumpriram suas funções de proteger a República… Aí Lula diz isto publicamente.
– E fontes militares reclamam a Thais Oyama que Lula “queima pontes” ao hostilizar e desconfiar da categoria? Vão ler a Constituição, pô! Passaram 04 anos abrindo as pernas pro capitão de merda e querem fazer-se de garotos injustiçados pelo papai dar-lhes palmadas na bunda?
4 – Segundo narrativas bolsonárias, os golpistas que invadiram os Três Poderes e depredaram patrimônio histórico e artístico do país, foram presos em um campo de concentração, sem alimentos, cobertas e os devidos cuidados médicos.
– Certamente, eles nunca viram qualquer filme sobre um verdadeiro campo de concentração. A Polícia Federal podia lhes passar alguns filmes sobre os campos nazistas na II Guerra Mundial… Quem sabe elas aprendem que a palavra odiar não está nas pregações de Cristo.
Da série: Perdão, Senhor… eu ri🙏👍😁🤣😂 pic.twitter.com/z9DwP48x1j
— Berobero Correia (@BeroberoCorreia) January 15, 2023
5 – Primeiro, eles prepararam o terreno: ocuparam o espaço defronte o Forte Apache – a base. Aí trouxeram gente parruda e valente que misturaram aos acampados. E fizeram um teste: dia 12/12, a turma avançou sobre a sede da PF, botou fogo em ônibus e ameaçou chegar ao hotel de Lula.
– A PM ficou olhando e não prendeu ninguém. Em 1°/01, o dia D, a segurança atuou muito bem. Foi uma festa! Todo mundo relaxou e ficou feliz: não haverá golpe! Estratégia perfeita! Dia 08, o golpe! E ainda tem gente dizendo que não há milicos por trás? Santa cumplicidade!
Estratégia +1
6 – Não sei se a senhora em questão é realmente a esposa do general Villas Boas. Mulheres de generais são, geralmente, muito discretas… assim como os maridos. Não foi o caso do general, que, mesmo sofrendo de uma doença degenerativa (ou talvez por isto) apitou muito na política.
– Não fosse ele a soltar nota lembrando os juízes do STF do perigo que representaria uma candidatura Lula em 2018, não teríamos vivido o desastre destes últimos 04 anos, mesmo com a pandemia. De qualquer modo, a vovó simpática deu seu recado, que descambou no golpe fracassado.
Maria Aparecida *Villas Bôas*, organizadora do acampamento terrorista em Brasília.
Vão prender ela também ou o GENERAL *Villas Boas* é intocável? pic.twitter.com/6yxN7ffgF4
— Jane B C Araujo 🇧🇷😷💪🏻 (@JaneBCAraujo) January 11, 2023
7 – Uai, sô… não é que o governador também tem sua teoria da conspiração? E mineiro é bão nisto, viu? Até eu, que sou mais besta, criei uma: todos sabiam que a Marcha pra Liberdade (ou Festa da Selma) seria ordeira e pacífica, com os patriotas descendo o Eixo Monumental até…
-…a Praça dos 03 Poderes, onde orariam e cantariam o Hino Nacional. Aí o general Heleno surtou e pensou que estava no Haiti e que os prédios estavam dominados pelas gangues da Cité Soleil e comandou seus patriotas pra invadir os prédios e dar uma lição nos comunistas.
– Pelo menos dois deles foram justiçados: o relógio de Dom João VI e o quadro As Mulatas, de Portinari (uma indecência!)
8 – Na geração dos meus pais esta tese do embranquecimento era mais visível. Sem qualquer racismo declarado, meus avôs fazendeiros tinham colonos brancos, quando muito amorenados, pois achavam os negros beberrões, preguiçosos e ladinos. Meu avô não escondia esta opinião.
– A tese em si é recente porque o racismo estrutural tem raízes bem mais profundas, nas capitanias hereditárias, cujos donatários portugueses precisavam de mão-de-obra escrava, algo impensável entre os povos originários. E, com a abolição da escravatura, veio a imigração europeia.
– O que me impressiona é que o fascismo brasileiro, que emergiu com força agora, é bem evidente no Sul, pra onde migraram os europeus que fugiam de guerras, de perseguições religiosas e de regimes preconceituosos. Eles querem que sejamos hoje o que eles foram ontem?
— Fernando C. Jr. (@fcj_ferdi) January 16, 2023
9 – A cada apuração séria da Mídia ou investigação mais profunda da PF, a gente se dá conta do tipo de gente que apoia o ex-mitô, formando o extrato fascista do país: gente que enricou às custas do Estado, exploradores da população, milicianos, enfim.
– ‘taí um dos exemplos: este empresário, um dos líderes golpistas, que numa ação pediu gratuidade da Justiça, exibe sua riqueza no Instagram: viagens (Miami, Disney, Talum, Paris) e carro de luxo (Porshe). Minha geração achou que bastava vencer a ditadura… Errou feio!
– As gerações seguintes foram criadas com liberdade, mas sem responsabilidade, algo essencial para se moldar o caráter.
10 – No Brasil as dúvidas (ou será uma cortina de fumaça?) são intensas entre autoridades, Justiça, Imprensa: o ex-mitô deve ser preso agora ou depois? Em Orlando, ele passeia e dá declarações inocentes pra the cattle que se aglomera no little zareeba.
– Minha dúvida é uma só: seu mundo caiu e ele será acusado, julgado e preso algum dia? Ou um acordão já vem sendo costurado e, passado o burburinho do golpe fracassado, uma anistia virá?