Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!
Millôr Fernandes: “Celebridade é um idiota qualquer que apareceu no Faustão.”
Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
1 – “O pior inimigo de um pobre é outro pobre que se acha rico e defende aqueles que os tornam pobres” é uma frase definitiva de Pepe Mujica, ex guerrilheiro e ex presidente do Uruguai. Estava na posse de Lula, ao lado do outro ex presidente uruguaio, Sanguinetti, de direita.
– E de Lacalle Pol, também de direita, atual presidente do Uruguai. É assim a democracia, patriotas… Precisa desenhar?
2 – Ao final, serão 37 discursos de posse dos novos ministros. E alguns ficarão gravados na história deste país, como o do ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida. Reconstruir as ruínas desta área deixadas pela dona Damares vai ser uma das tarefas mais difíceis deste governo.
– Felizmente, está começando bem em todos os sentidos. Não sendo surdo, nunca dou atenção aos tradutores de Libras que participam destas solenidades. Mas é impossível não acompanhar o que traduziu o novo ministro: as expressões faciais, o gestual ressaltam a emoção do discurso.
➡️ "Todo ato ilegal baseado no ódio e no preconceito será revisto", diz Silvio Almeida ao assumir o Ministério dos Direitos Humanos pic.twitter.com/ahdm5X1u9h
— UOL Notícias (@UOLNoticias) January 3, 2023
3 – Nestes tempos internéticos, em que os 15 minutos de fama popularizados por Andy Warhol nos anos 60 viraram 15 segundos, é compreensível a necessidade de pessoas medíocres tentarem “aparecer” na Mídia. Uma das formas é ter um comportamento fora dos padrões esperados.
– Sérgio Carmargo, ex presidente da Fundação Palmares, um negro que admirava a escravidão, fez isto muito bem. Mas, como ele, já aparecera outro com a mesma intenção: Fernando Holliday, do MBL. Negro, homesexual e… bolsonarista. O 1° desapareceu. Ele tenta prorrogar seus 15 segundos…
4 – A praia está cheia, como é natural num domingo ensolarado de Salvador. Adultos curtem enquanto as crianças correm pela praia… e se perdem! O susto é grande, mas o pai sabe como corrigir a “irresponsabilidade” das crianças.
– E tem muita gente ainda dizendo que escola ideal é a homeschooling…
5 – De Ulysses Guimarães: “Não se pode fazer política com o fígado, conservando o rancor e ressentimentos na geladeira (…) É indecoroso fazer política uterina, em benefício de filhos, irmãos e cunhados. O bom político costuma ser mau parente.“ O ex mitô praticou as duas coisas.
– Ainda presidente, assinou decreto que cortava à metade as alíquotas de tributos pagos por grandes empresas. Além de beneficiar os amigos, daria um rombo de R$5,8 bilhões no caixa do novo governo. Lula revogou o decreto, o que fará a elite odiá-lo ainda mais.
– E tem político elaborando lei pra anistiar o fujão.
6 – Há um conto de Gogol, Diário de um Louco, composto das anotações de um homem à beira da loucura que, no decorrer da história, enlouquece de vez. Não sei se os patriotas bolsonários vão ter o mesmo destino, mas eles caminham celeremente para isto:
O único que pode revogar a obrigatoriedade do chifre patriótico instituído pelo Bolsonaro é o General Heleno. pic.twitter.com/7AvvdFOYL8
— O MUSEU DA DIREITA HISTÉRICA (@da_museu) January 2, 2023
Enquanto isso, no mundo paralelo do gado do Bozo…
A loirinha, com maquiagem até no cu, depois de fumar um baseado, resolve postar vídeo ao vivo, tem uma crise de tosse e não diz coisa com coisa… pic.twitter.com/mhS5SsvfvL
— Berobero Correia (@BeroberoCorreia) January 3, 2023
Quem é o presidente do Brasil?
No multiverso da loucura bolsonarista, o presidente é o General Heleno. pic.twitter.com/rTp2bTACtb
— William De Lucca (@delucca) January 3, 2023
Steve Bannon fez um serviço de lavagem cerebral tão bem feito nos patriotários brasileiros, q eles ficaram mais afetados do q os trumpistas. Vai ser difícil reverter isso sem um tratamento num manicômio.
Enquanto isso, no mundo paralelo do gado, a intervenção sai em 48 horas… pic.twitter.com/v37ZjJoiIS
— Berobero Correia (@BeroberoCorreia) January 3, 2023
ALOO00 polícia de São Paulo, tem um cidadão que se diz sargento Machado, está usando o nome da Rota para fazer ameaça de golpe contra o Presidente em exercício. pic.twitter.com/8jyCkjU7Gk
— LÚCIFER (@Belzebu___666) January 2, 2023
7 – Vai ser devagar devagarinho… Aqui e ali, à medida que percebe que o ex mitô não tem mais poder sobre recursos publicitários, a grande imprensa irá mostrando a estupidez generalizada que era seu governo, uma cópia mequetrefe dos regimes fascistas de quase 100 anos atrás.
– Difícil aceitar que tem gente estudada e com um mínimo de sensibilidade cultural que admite, por exemplo, que o ex mitô mandou retirar do Planalto o quadro Orixás, de Djanira… Pois ele fez isto! É triste, mas estes apoiadores são tão preconceituosos quanto ele… Orixás Djanira +1
8 – Memória seletiva é uma arma poderosa na mão de quem tem um gado expressivo em suas redes sociais. O STF há dias mandou La Zambelita entregar suas armas e ela entregou apenas uma, apesar de ter outras 03. Ela foi às redes, então, pra reclamar da injustiça.
– Aproveitou pra denunciar a inoperância da Justiça contra os bandidos nos morros e periferias que, quando presos, são soltos rapidamente. Nada disse, claro, sobre a sua não prisão em flagrante quando saiu correndo de arma em punho por uma rua de São Paulo. É uma gracinha ela!
📽️ "Frustração e revolta": PF faz busca e apreensão na casa de Carla Zambelli e deputada posta vídeo pic.twitter.com/sEUXU4TIPa
— UOL Notícias (@UOLNoticias) January 3, 2023
9 – Em alguns países, a população foi bem educada e possui consciência política para participar, via partidos, da gestão do país. Em outros, apesar da boa educação política, a população exerce o direito constitucional que lhe é dado: só vota quando quer!
– No Brasil, com honrosas exceções, os partidos são aglomerados de interesses, não representando uma concepção ou ideologia políticas. Por isso, a obrigatoriedade do voto, por isso, há mais de 30 partidos, cada um com menos partidários que o outro.
– E por isso, cabe a pergunta: qual é o partido do eleitor Augusto Nunes?
10 – A revista Rolling Stones acaba de eleger os 100 maiores cantores do mundo de todos os tempos. Como é uma revista americana, há predominância de americanos é óbvia. Mas 03 brasileiros participam dela: Caetano, Gal e João Gilberto, o que, pra mim, foi injusto com Elis.
– Interessante que dos 10 primeiros da lista, 09 são negros e 01 é afrodescemdemte com certeza, o que não deixa de ser uma cacetada nos WASPs e trumpistas tão ciosos d sua superioridade racial. E a primeira, além de negra, é mulher. Ei-la: