Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!
Erasmo de Rotterdam: “Contentar-me-ei de ter elogiado a loucura sem estar
inteiramente louco.”
Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
1 – Morei anos na Tupinambás com Bahia, e estudei no Colégio Estadual, que ficaca na Carangola, continuidade da rua da da Bahia. E ia e voltava numa linha reta, de ônibus elétrico, um ônibus mais espaçoso, não poluente, ligado ao fio de energia por cabos que, moleques, gostávamos de puxar…
– Os poderosos de ontem e de sempre detestavam isto: poluição ambiental “não existia” e diesel era farto e eterno… e mais barato! Mas o mundo evolui e os ônibus elétricos voltaram. Agora sem cabos e fios, carregados por baterias… e sem moleques, que preferem vídeo-games.
2 – Os patriotas ainda estão meio perdidos com os últimos acontecimentos: o general Mourão os culpou pelo envolvimento do Exército num possível golpe, o ex mitô e a família se mandaram pros Estados Unidos… e o Lula subiu a rampa sem que os tanques russos disparassem um peido.
– Pior: Lula assinou despacho mandando a CGU reavaliar os sigilos de 100 anos decretados pelo MitÔ. Patriotas estão com medo dele não voltar pro Brasil nunca mais!
Esfregou a rola na mesa e mandou a fatura…
Lula assina despacho determinando que a CGU reavalie no prazo de 30 dias as decisões que impuseram sigilo indevido sobre informações e documentos da administração pública. pic.twitter.com/q9NvNzASoo
— Berobero Correia (@BeroberoCorreia) January 1, 2023
3 – Um dos grandes guerreiros da humanidade, conforme a história que nos era ensinada no colégio, foi Aníbal. Seu exército atravessou o Mediterrâneo, os Pireneus e os Alpes com 38 elefantes de guerra, e dominou o norte da Itália, território romano, onde ficou 10 anos.
– Felizmente, o que a patriota aí diz não se confirmou, senão o general Braga Neto também entraria pra história: pela 1ª vez, navios de guerra teriam sido tranpostados por aviões cargueiros e desembarcados no Lago Paranoá, de onde bombardeariam Congresso e STF… Seria a glória!
4 – Ministras, presidentes de bancos e estatais, secretárias executivas… o governo Lula empodera as mulheres, que continuarão ascendendo politicamente, apesar do machismo arraigado dos brasileiros. Mas a luta ainda vai ser imensa pras feministas, responsáveis pelas vitórias alcançadas.
– No vídeo está a grande dificuldade: as próprias mulheres! Formam uma fila como se estivessem num grupo escolar (meninos de um lado, meninas de outro) e falam uma frase no masculino (fomos engandÔs, fomos manipuladÔs…). Seus homens devem estar rindo num boteco qualquer…
Uma frase para este vídeo! a minha: as bolsolóides. pic.twitter.com/LVPOYShWlY
— Aquias Santarem CRITICA BRASIL (@AquiasSantarem) December 29, 2022
5 – É perda de tempo, gente… La Zambelita não vai renunciar nunca! Ela tem foro privilegiado enquanto deputada for. E a ideologia fascista dela é corajosa quando tem uma arma na mão, mas é covarde na hora de enfrentar a Justiça, mesmo tão lenta e inepta.
– Além disso, a política brasileira tem uma desculpa esfarrapada que alimenta a impunibilidade dos eleitos: o cara pode ser mentiroso, corrupto, molestador e até assassino, mas ele foi eleito, pô… Puni-lo é deixar seus eleitores sem representatividade! Viva o Brasil!
6 – É claro que há muitas caravanas vindas de várias partes do país, mas é óvio que o grosso desta multidão é do DF mesmo, reforçada pelo seu entorno. Alegria e esperança eram visíveis, mesmo pra quem aguardava revista policial desde as 06 da manhã…
– Centenas, talvez milhares, vão ficar por aí até de madrugada, pra assistir a Festa do Futuro. E depois vão dormir em paz, com uma recordação pra toda a vida: eu vi o Brasil renascer! A primeira missão de Lula estará cumprida!
7 – A elite conservadora dominou a política brasileira durante 500 anos. Sempre foi esperta para, com raras exceções, manter-se no poder. Em 2018, vendo-se perdida com a candidatura de Lula, emburreceu, abandonou o conservadorismo democrático e elegeu o ex mitô.
– Generais e políticos conservadores mostraram sua face radical, como Mourão e Onix. Com o fracasso e fuga do ex mitô, ambos têm pretensão de assumir o comando da direita radical… Se o fizerem, a esquerda agradece: a mediocridade é a marca registrada deles.
8 – Uma pena eu não ter mais condições físicas pra voltar aos tempos de repórter e passar algum tempo no acampamento patriota do Forte Apache. Num livro de 1511 (Elogio da Loucura), a loucura escreve sobre si mesma e mostra o quão é importante pros seres humanos.
– Dizia a loucura: “Sem mim, a vida seria triste e insuportável, vez que as pessoas se distanciaram da vida simples e a hipocrisia é a base das instituições humanas. Nos dias bolsonários (encerrados felizmente), a loucura nos atemorizou e nos divertiu. Vivemos além da rotina, pois!
9 – É interessante a concepção que o Carluxo tem a respeito do ser humano. Ele adora pessoas, como o próprio pai, que pregam a desunião, a vingança, o ódio enfim. E despreza as pessoas que, mesmo pregando a mesma coisa, não reverenciam o ex mitô. Costuma chama-los de bosta.
– É do que chamou o general Mourão, após seu pronunciamento presidencial à Nação. Depois de 04 anos de convivência, o que ele esperava do vice, um chamado ao golpe? Seria bem conveniente! Ele e sua família estão nos Estados Unidos, prontos pra voltar caso o golpe fosse vitorioso.
– Pois não haverá golpe, coisa que até o bosta do Mourão já entendeu.
10 – Foi bonita a festa, pá! Os fascistas desapareceram em meio à multidão de brasileiros vibrando com a volta da alegria e da esperança. Senti muito não estar lá. Não gosto de multidões, mas estaria nesta se tivesse carona pra ir. Enfim, a tevê e o uísque ajudaram a curtir a festa.
– Não gosto dos discursos lidos por Lula. Dão o recado mas têm pouca emoção. O feito na Câmara traçou o rumo do governo. Que os parlamentares entendam isto. Já o do Parlatório, mesmo lido, após a subida da rampa com o povo e Resistência, emocionou…
– Me lembrei de um discurso do Brizola antes do golpe que instaurou a ditaduta, 60 anos atrás. Os números eram diferentes, mas a realidade era a mesma: a renda dos 5% mais ricos era equivalente ao resto da população brasileira. A escravidão do povo à elite brasileira não mudou…