Meus pitacos quase diários (08 e 09/12/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Michel de Montaigne: “A covardia é a mãe da crueldade.”

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-show-de-jair/

https://piaui.folha.uol.com.br/materia/no-imperio-das-fake-news/

 

1 – Na minha infância, a presença dos pais e, em especial, das mães em casa era uma obrigação. Com isto, as crianças usavam certas armas pra dobrar a vontade dos pais as suas próprias vontades. Ficar de mal deles, não comer, fazer manha ou birra, por exemplos.

– O MitÔ está nesta fase. É um garotinho mau de calça curta e ranho no nariz indo pra solenidades em quartéis a fazer birra porque os generais não querem dar um golpe pra ele. Daí, ele chora! Na minha infância, os pais tinham armas também: castigo ou palmadas na bunda!

2 – Mãos agarradas nos celulares, olhos fixos na tela, atentos a qualquer postagem alvissareira, os acampados aguardam 72 horas para aquilo que estão esperando há um mês. A palavra do MitÔ? A ordem de comando de um general de pijama? O golpe que livrará o Brasil do comunismo?

– Não sabemos… Só os patriotas fantasiados de milico sabem. E a cada 72 horas eles entram nos acampamentos para dizer que dentro de 72 horas acontecerá aquilo que eles estão esperando… Até quando o gado permanecerá mugindo Amém?

3 – Muita gente, inclusive eu, costuma duvidar da educação, cultura e inteligência dos bolsonários – daí chamá-los de gado. Mas há muitos deles que são inteligentes, cultos e educados. LindÔra Araújo, sub procuradora e braço direito do Augusto Aras, é uma destas figuras.

– Ela foi o principal escudo do MitÔ na PGR. E não deixou passar uma acusação sequer contra ele, mandando arquivar praticamente todas ou pedindo investigações preliminares que sempre deram em nada. Agora, com o MitÔ fora do poder, sua ambição de virar PGR morreu.

– Segue, então, o jogo do chefe: está buscando padrinhos no Centrão.

4 – Correram o mundo as imagens de uma imensa fogueira em uma tarde fria de maio de 1933. Hitler ainda não era o Fuhrer, mas seus seguidores já preparavam o caminho. E milhares de livros foram queimados numa praça de Berlim. Livros são perigosos…

– Advogados bolsonaristas de Cascavel, no Paraná, não conseguiram fazer uma pira… mas já é um começo. Daí para os campos de concentração é um pulo!

 

5 – O condomínio mais fechado e seguro de Brasília é a Papuda. Com uma vantagem: além de grades e portões, tem guardas exclusivos treinados pra evitar assaltos ou invasões. Mas, como a Justiça brasileira é lenta, é mais aconselhável ele continuar no Vivendas da Barra, por uns tempos.

– Com a vizinhança de amigos milicianos que ele sempre teve lá, certamente ficará livre de protestos  injustos. E Brasília voltará a ter um ambiente mais respirável…

6 – Não há qualquer surpresa nisto. Qual a atitude do MitÔ enquanto 100, 200, 500 mil brasileiros morriam de covid? O que fez ele quando temporais e enchentes arrasaram Bahia e Minas? Porque faria diferente em Santa Catarina, mesmo tendo o povo mais bolsonarista do país?

– Não é por isto que ele tem que ser julgado e preso. Sua destruição do Brasil está feita, mas o país pode e será reconstruído. Já o ódio e a violência que ele implantou na alma de tantos brasileiros, não sei não… Muitas gerações ainda terão que lutar contra isto!

7 – A Justiça Eleitoral do Paraná apontou irregularidades na campanha vitoriosa do Moro ao Senado. Daí, o presidente regional do PL, partido do MitÔ, que ele assessorou nos debates contra Lula, entrou com ação para cassar seu mandato.

– Em vez de explicar as irregularidades apontadas, ele acusa o PL/PR de ter-se aliado a petistas e corruptos pra denegrir sua imagem, um homem probo e justo. Adequou-se bem ao bolsonarismo: a culpa é sempre dos outros…

8 – Qual será a reação deste velhinho que corajosamente trocou sua cadeira de balanço em frente à televisão para, fantasiado de milico, acampar defronte de um quartel, quando souber que corre o risco de ficar sem sua aposentadoria porque o Messias gastou-a tentando se reeleger?

– A dentadura cairá?

9 – A República do Paraná continua viva. Um juiz de lá anulou uma condenação do TCU a Dallagnol pelo pagamento excessivo de passagens e diárias pros procuradores da Lava Jato. Justificou que ele era o coordenador da operação e não o ordenador de despesas.

– O fato, porém, é que o despedício de gasto público foi evidente: teve procurador que tinha mulher e residência em Curitiba e recebia diárias pra trabalhar lá… Se Deltan é inocente, quem ressarcirá a conta de R$2,8 milhões?

10 – O STF começou a julgar ontem a constitucionalidade do orçamento secreto. Todo cidadão politizado sabe que isto é uma excrescência criada por parlamentares, com aval do MitÔ, para fazer caixinha particular pras eleições e mantê-los mamando as verbas públicas.

– Daí que eles já estão procurando alternativas, se sentirem que os supremos estão tendendo pela sua inconstitucionalidade: dividir o bolo proporcionalmente pelo número de parlamentares de cada partido, reservando um naco pros membros das Mesas e das Comissões.

– O Brasil, efetivamente, não é uma democracia… é uma cleptocracia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *