Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!
Gilberto Gil: “Amanhã não tem feira (ê, José) // Não tem mais construção (ê, João)
Não tem mais brincadeira (ê, José) // Não tem mais confusão (ê, João)”
Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
https://piaui.folha.uol.com.br/materia/danca-dos-escorpioes/
1 – Durante anos eu trabalhei numa empresa estatal responsável por armazéns, frigoríficos e entrepostos de pesca do governo. Sua função: manter estoques públicos pra regular preços de grãos, carnes e pescados. Durante anos, empresas privadas tentaram acabar com esta política.
– Conseguiram. Depois do governo Geisel – e mesmo nos governos petistas – parou-se de construir unidades públicas e os entrepostos foram fechados ou privatizados. Resultado: qualquer desequilíbrio de safras, há explosão de preços dos produtos. E propõe-se fazer estoques públicos.
– Daí o governo paga uma nota pra iniciativa privada formar e guardar os estoques reguladores ou se constrói novas unidades públicas… que não são feitas de uma hora pra outra. O Brasil não é sério, realmente…
2 – Quando o Brasil era menos violento, a raiva de pobres, negros, mulheres e homossexuais era mais difusa: um levantar de nariz, um não olhar pros moradores de ruas, um “sai daqui, sua bicha”, umas porradas na mulher dentro de casa (vizinho não se metia!)
– Durante o desgoverno do MitÔ, esta violência foi num crescendo até tornar-se incontrolável. Supremacistas brancos saem às ruas com cassetetes e cachorro pra atacar cidadãos, golpistas queimam caminhões, jovem mata pessoas em escolas…
– Como no filme de Bergman, o ovo da serpente eclodiu. O Brasil não vive mais no prenúncio do mal… em apenas 04 anos, o mal se instalou!
Agressão covarde em Curitiba. Um músico negro foi espancado por um homem branco. A vítima afirma que o ataque foi motivado por racismo. #JornaldaBand pic.twitter.com/19ANkoxgIm
— Band Jornalismo (@BandJornalismo) November 26, 2022
3 – O Gabinete de Segurança Institucional e o Comando da Aeronáutica informam que nenhum dos reponsáveis pelo sumiço da droga é oficial… e ainda estão investigando se tem sub oficias e taifeiros envolvidos. Os 600 kg de cocaína ainda não foram encontrados.
– Nem os ratos curtindo um barato pelos esgotos da cidade…
4 – Se nossos generais fossem inteligentes, botariam uma banca de alistamento em cada acampamento. O Brasil tem muito meio fio pra ser pintado… Os mais barrigudos receberiam tratamento especial para emagrecer: varreriam os estábulos.
Vamos rir agora ou depois ? Que coisa ridícula 🇧🇷 pic.twitter.com/e6fGlV3KXj
— Frota 77🇧🇷💙 (@77_frota) November 27, 2022
5 – Até o Zé Simão, o esculhambador geral da República ficou sério. Mas a culpa do golpista derrotado, neste caso, é relativa. Com seu autoritarismo fascista, ele só acordou o lado negro da alma de muitos brasileiros, que sempre foi podre.
– Que as novas gerações compreendam isto e saibam combater, sem violência ou espírito de vingança, estas almas doentes que se fortaleceram tanto em apenas 04 anos, lembrando que o lado negro da Força, no Brasil, é branco e das classes superiores.
6 – Nos anos 50/60, o ensino básico tinha grupo escolar e ginásio. As melhores escolas, de 1º e 2º graus, eram públicas. Particulares, a maioria ligada às religões, era coisa de rico. Com a ditadura, o ensino público foi sendo degradado pra abrir espaço ao ensino privado.
– A onda voltou após os governos petistas. Além da privatização até de escolas públicas, mediante corte profundo dos recursos pra Educação, surgiram as escolas cívico militares. A onda vai ser barrada de novo, menos pra paulistas… Pobre São Paulo!
Olha o estrago que o Renato Feder fez no Paraná! E agora Tarcísio quer que ele venha fazer o mesmo na Secretaria da Educação de SP. Não aceitamos quem privatiza e destrói a escola pública! #RenatoFederNão pic.twitter.com/DM4falFFxP
— Professora Flávia (@flaviapstu) November 23, 2022
7 – Parece que os colunistas estão preocupados com onde o MitÔ e sua cônje irão morar em Brasília, após 31 de dezembro. Não há porque. Certamente ele fará como o ex senador Luiz Estevão. Quando chegar a hora, venderá um dos seus 51 apartamentos…
-…e, com a bufunfa na mão, mandará fazer um apartamento de luxo na Papuda…
8 – O nome do cara é Milton Baldin, de Juruena/MT. Ele foi ao acampamento de golpistas em frente ao Forte Apache pra convocar caminhoneiros e atiradores dos CAC’s pra irem pra Brasília no dia da diplomação do presidente eleito Lula.
– Ele não está convidando bolsonaristas pruma manifestação pacífica… está convocando gente armada pra invadir a praça dos Três Poderes. A PM/DF não vai fazer nada? Vai esperar os patriotas armados montados em seus caminhões turbinados chegarem atirando?
9 – Não é fácil reconhecer, mas a verdade verdadeira é que o MitÔ é um vencedor. Em apenas 04 anos, ele conseguiu impor sua filosofia de vida num país que iniciava sua caminhada pra liderança mundial. Mas um país só se torna grande se cultuar a morte…
– Foram 650 mil maricas mortos numa gripezinha, foram centenas de favelados mortos por uma polícia orientada pra matar, foram milhões de brasileiros de volta ao Mapa da Fome e são velhos sem remédios, nordestinos sem água, alunos sem merenda escolar.
– Merece substituir o Cristo Redentor no alto do Corcovado…
10 – O cara que ofendeu Gilberto Gil tem dinheiro, tanto que o fato aconteceu no Qatar onde, em lugares reservados, uma cerveja custa R$80,00 (imagina a dose de uísque!). E também é bolsonarista, pois não respeita idosos e, muito menos, ídolos brasileiros.
– Muito provavelmente também sú se informa pelas redes e não sabe que a importância de Gil pro Brasil vai muito além de sua música. Ei-lo aí na abertura da Assembleia Geral da ONU de 2003, que teve Koffi Anan, o secretário geral, no batuque.