Meus pitacos quase diários (24 e 25/11/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Vinícius de Moraes: “Misturo poesia com cachaça e acabo discutindo futebol…”

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/patriotas-do-bem-atingem-empresa-de-vice-governador-bolsonarista-de-rondonia/

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-bolsonaro-usou-sua-mulher-para-tentar-se-vingar-da-classe-artistica-no-congresso-por-leandro-fortes/

 

1 – Em 1958 eu tinha 10 anos, pulava o muro do Barro Preto pra assistir os jogos do Cruzeiro, mas jogava futebol de salão. Meu pai não era fã de futebol, mas ouviu alguns jogos da Copa comigo numa radiola imensa que tinha na sala lá de casa.

– Em 1962, ouvi Brasil e Chile num radinho de pilha de um velhinho que estava assistindo um jogo nosso contra o time da Lagoínha no Parque Municipal. Tendo que usar óculos, parei de jogar futebol de salão e virei torcedor de Tostão, Dirceu Lopes, Piazza e companhia.

– Agora, torço pouco: o futebol virou um negócio que movimenta milhões, em dinheiro e interesses. De birra, torço pelas seleções pequenas, cujos craques, mesmo famosos e milionários, jogam com o coração e não com o bolso. Tem valido a pena, por enquanto…

2 – Apesar do Marcelo Nunes dizer que eles apelavam a extraterrestres, fiquei em dúvida. Colocar o celular e empurrar suas ondas hertzianas pra cabeça me pareceu mais o envio de mensagens a Deus que, com certeza, não precisa de celular pra ouvir as preces.

– Como alguns falaram em ‘meine allgenmeine’, as mensagens, talvez, fossem pro general Heleno, que, como ministro do Gabinete de Segurança Institucional, deve recebê-las telepaticamente, com o neurônio do gado conectado aos celulares.

3 – Durante a campanha eleitoral, o MitÔ tentou convencer os nordestinos que a transposição do São Francisco era obra dele. Não conseguiu. Debaixo da cama no Alvorada, perpetrou a vingança: cortou os recursos da Operação Carro Pipa.

– Não vai ser a falta d’água que vai fazê-los mudar de ideia… há 500 anos, a água é uma peça importante do poder que eles exercem sobre a população. Mas, o nordestino é, antes de tudo, um forte. E as águas do Velho Chico ou dos carros pipa voltarão em 2023!

4 – Estão aí os lídimos representantes de patriotas brasileiros. Imbuídos do verdadeiro espírito cristão, recrutam milicianos e capangas acostumados a enfrentar índios e trabalhadores rurais, organizam acampamentos defronte aos quartéis, e…

-…montam bloqueios em rodovias em nome de Deus, da Família e da Pátria. E, sem qualquer rubor nas faces mostram as muitas doações que vêm recebendo de outros patriotas altruístas que fazem questão de permanecerem anônimos.

– Com tantos heróis deste quilate, o Brasil chegará ao século XIX brevemente!

5 – Infelizmente, a necessidade da governabilidade do país impõe, de novo, o sistema de coalizão, com a reeleição de Arthur Lira na Câmara e a manutenção do orçamento secreto. Vai se repetir, assim, o que o UOL denunciou ontem:

– pequenas cidades do Maranhão receberam R$19,7 milhões em verbas de atendimento pós-covid, enquanto o resto do Brasil, com 34 milhões de casos de covid, recebeu R$ 1,4 milhão. Sarney fez escola…

– O governo de reconstrução nacional vai permitir isto? Ou vai fortalecer os mecanismos e as instituições de combate à corrupção?

6 – E a tentativa de golpe permanece ativa, com os devidos incentivos do MitÔ e sua corja. Acampamentos defronte quartéis desmoralizam o tão decantado respeito à ordem a à Constituição dos milicos e bloqueios prejudicam brasileiros  em seu direito de ir e vir.

– E ultrapassam todos os limites legais de civilidade humana: este vídeo em que um bolsonarista violento impede um garoto, que ia ser operado dos olhos, de passar pelo bloqueio e grita pro pai desesperado que é pro garoto ficar cego mesmo, é estarrecedor!

– E devia ser um alerta do que será uma ditadura bolsonarista.

7 – Eu sei que é temerário apontar a morte do padre Bilha na cidade bolsonária de Guaíra/PR como um ato terrorista. As investigações estão em curso ainda, mas é bom ficar de olho… A violência fascista começou antes das eleições e está num crescendo.

– A propósito, em que pé estão as investigações do assassinato do tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu, também no Paraná? E dos demais 214 crimes de caráter político registrados apenas no 1º semestre de 2022?

8 – Elucubrando sobre 2023: sem o guarda chuva da 1ª Dama, como irá se comportar o ministro terrivelmente evangélico? Prevendo a chuva, ele já começa a procurar guarida sob as asas dos  pastores amigos. Carmem Lúcina não engoliu o jogo.

– Num país com 90% de cristãos, como diz o MitÔ, querer comparar a discriminação que sofrem as crenças indígenas e de matriz africana com a briga pelo poder entre pentecostais e católicos e os demais evangélicos é querer fazer-se de vítima…

9 – Eu sei que a multa dada pelo Xandão ao PL por usar de má-fé pra anular só o 2º turno das eleições, com o único objetivo de sustentar o golpismo do MitÔ, tem base na legislação eleitoral, cabendo, inclusive, apelação na Justiça.

– Mas que o valor de 22 milhões da multa é uma tremenda gozação pra cima do MitÔ, lá isto é…!

10 – O ano tem sido implacável com minha geração. Mais um ícone dela, o cubano Pablo Milanez foi embora. Revolucionário de primeira hora, que distanciou-se do regime castrista, mas nunca rompeu com ele, cantou mais o amor que a revolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *