Meus pitacos quase diários (31/03, 1°, 02 e 03/04/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Marie de Beausacq: “As pessoas de espírito fazem de um salão um teatro, os imbecis, um circo!”

  1. Quando eu era criança pequena lá no sul de Minas, já um tímido crônico, uma das minhas poucas alegrias eram aqueles circos mambembes que corriam pelo interior, com um leão desdentado, um atirador de facas amedrontador e palhaços, muitos palhaços…

– Eu era feliz e sabia. Porque no mundo ameaçador que vivia, havia o circo. Pena que o circo, hoje, tornou-se o mundo ameaçador de então. Como provou o deputado Daniel Silveira estes dias, na Câmara, fazendo aquilo que se propôs fazer desde que foi eleito, desmoralizar a democracia…

– O circo é aqui… um presidente desdentado, um general amedrontador e palhaços, muitos palhaços… Que não nos fazem rir!

2 – Há 58 anos, eu voltava do Rio, após uma viagem gloriosa: eu conhecera o mar! A litorina parou na Praça da Estação de Beagá e milicos invadiram os vagões. Tinham o destino certo: um professor da FAFICH e seus alunos, “comunistas pagãos, comedores de criancinhas”. Era 1º /04/1964…!

– A ditadura começou no Dia da Mentira, apesar dos milicos mentirem que foi no 31 de março. E não foi uma mentira… durou 21 anos! Censurando, torturando, matando e mentindo que ninguém segurava este país!

3 – Duas notícias ontem deixaram os nossos ilustres comentaristas de Política Internacional e Economia um tanto ou quanto sorumbáticos nos noticiários: Putin é aprovado por 83% dos russos, e a cotação do rublo voltou ao patamar anterior à guerra da Ucrânia.

– Tinham tanta certeza que a “derrota dos russos” em não tomar a Ucrânia em uma semana e a força das sanções impostas pelo Ocidente iriam provocar uma revolta contra Putin que devem estar se lamentando: “Mas o chefe tinha tanta certeza!”

4 – A Globo nunca deu ponto sem nó. Ela sabe que o MitÔ vai fugir dos debates. Ela sabe que Lula engole todo e qualquer candidato da 3ª via que sobreviver até outubro. E ela prepara o ambiente pro 2º turno dizendo, desde já, que Bonner não os mediará por medo das ameaças.

– O medo dela é Lula, não os bolsonários… Estes são fanfarrões boquirrotos, cachorros que latem muito… e nada mais.  Lula e suas políticas sociais, Lula e seu republicanismo, Lula e sua luta pela educação e cultura, Lula e sua luta pela democracia para todos é que é o perigo.

5  – Qual é a diferença brutal entre um país pobre, triste e sem qualquer esperança de um futuro melhor e um país pobre, mas alegre e com uma enorme esperança de que tudo vai melhorar? É esta aí! O MitÔ faz arminha, quer botar arma na mão de todo mundo, quer  fu..r* a democracia…

– Lula, mesmo sem ser pé de valsa, dança com a companheira ao ritmo de um Brasil que precisa recuperar sua alegria de ser e viver…

6 – A psiquiatria talvez explique qual é a disfunção psicológica. Eu chamaria de Complexo de Deus… Há uma piada antiga que dizia que, pela possibilidade que tem um juiz de determinar o destino de qualquer cidadão, ele acaba por se considerar um Deus, acima de todos os seres.

– E há uma realidade no Brasil de que alguns juízes, estúpidos mas presunçosos e sem maiores escrúpulos, acreditam nisto. Sérgio Moro, por exemplo. Do alto de sua divindade (e do apoio da Globo) tornou-se um herói nacional. Enquanto foi útil… E não entendeu ainda que já foi cuspido!

7 – Sutilmente, como se fossem atitudes comuns, os Moro continuam agindo para atingir um dos  objetivos que desejavam com a Lava Jato: desmoralizar a política brasileira – já tão esculhambada pelos próprios políticos.

– Com pompa e circunstância, o cônjo filiou-se ao Podemos para ser candidato a Presidência. Não colou, E sua cônja também se filiou, seguindo o marido, mas tempos depois. Mas, um dia depois, com Moro mudando de partido, ela desfiliou-se e foi atrás dele…

– Recado nada sutil: partidos no Brasil são lupanares com porta de vai-e-vém…

  1. A gente sabe que o jogo político é sujo… traições e xingamentos da cintura pra baixo pra despertar os instintos animais dos apoiadores viram tapinhas nas costas e conversas ao pé do ouvido nos tapetes felpudos do Congresso. Mas os políticos profissionais gostam disto!

– E os não profissionais? Como jornalistas, milicos, juízes… que são sujos também, mas que gostam de sujar escondido, sempre posando de defensores da ética, da moral, dos bons costumes, de Deus e da Pátria? Como será que o Eliot Ness da Lava Jato estará se sentindo agora?

– Herói nacional, líder mundial do combate à corrupção, um presidenciável imbatível sendo indicado para deputado estadual em São Paulo, pelo União Brasil? Parafraseando Bento Carneiro: “a vingança de Deus é maligrina!”

9 – Cansei de ouvir nestes últimos tempos que a culpa pelo alto preço da gasolina era dos governadores. Aí, eles congelaram o percentual do ICMS, mas ela continuou aumentando! Então, a culpa passou a ser do valor do dólar, já que petróleo é commoditie e precisa ser cobrado em dólar.

– Mas tem uma semana que o valor do dólar está caindo no Brasil… e a gasolina não está baixando nadica de nada… Qual será o motivo agora? Que a Petrobras é uma desgraça e precisa ser privatizada logo? Ou que os brasileiros tem que voltar a ser brasileiros…?

– E esquecer esta ideia que todos são iguais e voltar a andar de ônibus ou a pé! Carro, no Brasil, é coisa de rico… ou artigo de exportação, pô!

10 – Este esquete feito pela equipe do TV Pirata pra campanha de Lula de 1989 é atualíssimo, apesar de já se terem passado quase 37 anos do fim da dita cuja. A democracia chegou ao Brasil, mas continua hesitante, se escondendo a cada peido de um general, mesmo de pijama.

– E o Brasil de hoje não só tem filhotes dos filhotes da ditadura, como tem os gigolôs da Viúva, explorando o Tesouro Nacional em benefício próprio. Os primeiros anseiam pela volta dos porões que calavam os protestos… os segundos querem é se locupletar mesmo!

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.youtube.com/watch?v=VVOJZV89WDs

https://www.youtube.com/watch?v=b5whJSOAKn4

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *