Meus pitacos quase diários (1° e 02/02/2022)

Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!

Dorival Caymmi: “É doce morrer no mar // Nas ondas verdes do mar (…) // O pescador que conhece as histórias do lugar, morre de medo e vontade de encontrar Iemanjá.

                1 – Hoje é a festa de Iemanjá, uma das mais tradicionais de Salvador e outras c              idades baianas. Mãe das águas, é uma divindade africana, trazida pelos escravos de origem yorubá, em terras hoje da Nigéria e do Benin. Lá, ainda hoje, Yemojá é negra…

– Aqui, ao longo do tempo, Iemanjá foi associada a várias Nossas Senhoras e foi naturalmente embranquecida e tendo longa cabeleira lisa… e preta, não loura, felizmente!  E ainda tem gente que insiste em dizer que o Brasil não é racista…

2 – Eu também gostaria de saber quem é a ilustre twitteira que descreve tão bem certas figuras clássicas da classe média.  Eu conheço muitos que, mesmo velhos, continuam com o mantra do “eu venci sozinho!” ou “Graças a Deus, estou bem hoje porque ralei muito pra isto!”

– Nas reuniões sociais, eles não se lembram nunca que papai pagou colégio e faculdade particulares, comprou o 1º carro, indicou-o a um amigo pro 1º emprego e ajudou na compra do apartamento onde mora até hoje. Em outras palavras: é impossível implantar meritocracia no Brasil!

3 – Araraquara/SP ficou famosa porque decretou lockdown quando a pandemia ficou incontrolável no município. E deu certo, mesmo com as ameaças e fake news bolsonárias. Agora, dá outro exemplo: cria cooperativa e aplicativo pra ‘uber’, invertendo a lógica de mercado.

– 200 motoristas cooperados recebem 95% do valor da corrida paga pelos 7.000 passageiros cadastrados, enquanto no Uber e no 99, eles recebem 60%. A matéria no UOL é muito boa, pecando apenas por uma omissão: que Araraquara é governada pelo PT. Por que será?

4 – Merval não desiste. Em sua coluna, faz um sutil alerta à elite: pressionem o MitÔ pra desistir da candidatura  porque Lula vai se tornando imbatível. Sem o MitÔ, há espaço para alguém nosso, que nós levaremos ao 2º turno… E oferece compensação ao MitÔ: não ser preso…

– Pô! Se o porta voz dos Marinho está dizendo isto, MitÔ e generais de pijama têm que pensar um pouco… Os barões da Imprensa se borram de medo da regulamentação! Eles odeiam a Ética no Jornalismo… mas adoram o poder do Jornalismo!

5 – Honestamente, para um cara que quer ser presidente, sua proposta de combate à pobreza é ridícula. Força Tarefa Nacional de Erradicação da Pobreza é uma cópia da Força Tarefa da Lava Jato de Combateu à Corrupção?  Com tecno-burocratas e policiais em vez de procuradores?

– Sob seu comando, eles invadirão favelas e periferias pra descobrir porque seus moradores não têm visão de futuro? E acusarão industriais, comerciantes, especuladores e o próprio governo como responsáveis pela inflação? Pela alta do dólar? Pela falta de emprego?

– Me perdoem, mas Enéas era mais substancioso…

6 – No mundo deve ser assim, mas no Brasil, certamente é algo especial: ricos e poderosos formam uma simbiose que torna suas vidas um mar de rosas, mesmo que o país esteja mergulhado no brejo. E a troca de amabilidades não se resume às reuniões sociais em Brasília…

– O supremo Tóffoli, acatando a defesa, suspendeu uma ação do MP contra o pai do ministro (sic) das Comunicações em junho de 2020. Amável, Fábio Farias colocou à disposição de Sua Excelência sua casa no Condomínio Porto Brasil Resort, na praia de Pirangi, em Natal.

– César disse que “A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”.  Mas isto foi em Roma, séculos atrás…

7 – Paulo Guedes é o czar da Economia há 03 anos e, com um imbecil como chefe, conseguiu ajuda-lo a enterrar o Brasil na merda. Foi se desmoralizando gradativamente ao perder poderes pra outros ministros, mas continua agarrado ao cargo como sanguessuga…

– Quando diz que “somos pobres por opção”, certamente não se refere a ele e seus iguais que, enquanto ele se mantiver ministro, continuarão multiplicando suas fortunas em off shores de aprazíveis paraísos fiscais mundo afora.

8 – Eu não gosto do ministro Barroso. Acho-o pedante, um típico representante da elite brasileira que se acha capaz de conduzir o povo, desde que o povo sigas as regras que eles impõem ao país. Mas reconheço e aplaudo sua coragem de acusar o MItÔ publicamente… Disse ele:

– “Informações sigilosas que foram fornecidas à Polícia Federal para auxiliar uma investigação foram vazadas pelo próprio presidente da República em redes sociais, divulgando dados que auxiliam milícias digitais e hackers de todo mundo que queiram invadir nossos equipamentos”

– Me espanta que nada tenha sido feito contra isto pelas instituições brasileiras. Que, segundo afirmam o ministro Barroso e seus parceiros de poder, estão funcionando regularmente…

9 – Acho que isto explica aquela cena emporcalhada do MitÔ comendo farofa numa barraca, muito bem dirigida pelo Carluxo: ele anunciou que amanhã fará uma live pra explicar os gastos dele com cartão corporativo, que atingiram R$28,6 milhões em 03 anos…

– Um cara do povo, que come farofa daquele jeito em barraca não pode ter gasto tanta bufunfa assim, mesmo que a família também use os cartões, não é mesm…? Só pode ser mentira dos comunistas como aquele ministro que comprou tapioca de R$8,30 com seu cartão corporativo!

10 – A indignação é natural… e a discussão nas redes levanta dúvidas que não deveriam existir: boçalidade? violência gratuita? racismo? xenofobia? O corpo do congolês, de mãos amarradas, foi encontrado à noite, perto do quiosque onde o espancaram e mataram.

– Eu acho que foi tudo isto junto pra mostrar que, no Brasil, imigrantes negros não têm direito de cobrar o salário atrasado. Aqui tem branco macho capaz de juntar amigos e fregueses pra dar uma sova em pobre favelado… e preto ainda por cima, táokey?

Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes:

https://jornalggn.com.br/editoria/luisnassif/xadrez-do-golpe-de-bolsonaro-em-andamento-por-luis-nassif/

https://jornalggn.com.br/editoria/politica/documentario-celso-daniel-repaginando-teses-e-alguns-pitacos-mais/

https://jornalggn.com.br/midia/os-degradantes-comentarios-de-boris-casoy-na-cnn/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *