Meus pitacos quase diários (1°, 02 e 03/04/2025)

1 – Até eu me entender por gente, entre a infância e a juventude, eu seguia as regras familiares em relação à igreja, ou seja, confessava meus pecados ao padre. A imensa maioria destes era a mentira e quanto mais, mais ave-marias e padre-nossos eu tinha que rezar.

– Saiu um levantamento da agência de checagem Aos Fatos que mostra quantas vezes o ex-mitô mentiu nos 04 anos de seu mandato: 6.676 vezes, o que dá a média de 4,58 mentiras por dia… Vai passar os anos de prisão ajoelhado sobre milho rezando como penitência.

2 – Esta disputa entre direita e esquerda em relação à quantidade de gente em suas manifestações me lembra a disputa de meninos sobre o tamanho dos pintos quando nem sabiam direito para que eles serviam. De concreto mesmo, o fato: teve gente a favor e contra a anistia.

– Mas alimentar a polarização é lucrativo pra grande imprensa. E, para isto, vale a pena divulgar os números apontados por diversos especialistas. Pró anistia no Rio variou entre 20 e 400 mil… Anti anistia em São Paulo variou entre 6.500 e 18.500. À escolha dos fanáticos…

3 – Persiste o joguinho da imprensa familiar pra manter o cerco sobre Lula. Até a pouco, a causa da impopularidade dele entre trabalhadores, comprovada pelas pesquisas sérias ou nem tanto, era não ter acompanhado a evolução do mundo, insistindo em formalizar uber’s e motoboy’s. 

– Mas eles não se preocupam mais com carteira assinada, querem ser patrões de si mesmos, ficarem ricos como os Marçais e demais influencers do país. A formalização, porém, está aquecida… e os editores invertem o enfoque do joguinho. Sem se ruborizarem.               

4 – Darcy Ribeiro dizia que o Senado é melhor do que o paraíso, porque para chegar lá não é preciso morrer.  Mas este paraíso não fez bem a alguns deles, eleitos no rastro do ex-mitô. Andam batendo pino. Como a figura aí, o senador da SWAT. Quer dizer que nós, cidadãos, é que…

-…devemos fazer algo pelo Estado? Que tal ele dar o exemplo e abrir mão dos penduricalhos que engordam seu salário? Que tal apresentar um projeto que acabe com os fundos partidário e eleitoral? Aí, talvez, além de pagar impostos, possamos fazer mais pro Estado.

https://x.com/i/status/1906490082866966954

5 – Como eu já escrevi aqui, a esquerda devia ouvir mais o José Dirceu. Mas isto não me impede de criticá-lo quando discordo dele. Não é o fato de pastores serem parlamentares que me emputece, é o fato deles usarem Deus e a fé de seus fiéis para serem eleitos.

– E mais o fato de, após eleitos, usarem o poder para benefício de si próprios e não de seus fiéis, geralmente gente das classes menos favorecidas. Sendo mais direto: por que estes fiéis pagam IPTU de suas casas e o Edir Macedo não, sobre o Templo de Salomão, sua casa oficial?

6 – Realmente, La Zambelita foi uma das mais radicais defensoras de todas as besteiras feitas pelo ex-mitô e seu governo… e está pagando o preço (justo) por isto. Mas este olhar meio perdido, esta voz suave, esta aparente humildade não me engana.

– Na verdade, ela está dando um recado simples e direto ao clã: ‘eu sei tudo que vocês fizeram nos verões passados!’ Quem sabe uma delaçãozinha premiada?

https://x.com/i/status/1906461162126057608

7 – Todas as ações, sutis ou não, desenvolvidas pela elite, com óbvia participação de quem faz a cabeça da população, Mídia e institutos de pesquisa inclusos, tem este objetivo, que ficou claro com a pergunta feita pela Quaest nesta última pesquisa eleitoral.

– Todos são democratas… desde que o poder continue na mão deles. Mas a cabeça do povo ainda não foi feita. Apesar do cerco, Lula ganharia a eleição em 2026, o que, claro, não é destaque nos jornalões e tevenews.  

8 – Bem que a imprensa familiar, tentando sair da situação falimentar, tenta suplantar as redes sociais num fator não muito favorável a ela, a agilidade da informação. Quando a inflação tornou-se o mote pra derrubar a popularidade do Lula, ela se esmerou: mercados…

-…e vídeos de ovos, feijão, carnes e consumidores reclamando viraram arroz de festa nas telonas. Bem, os preços estão caindo a olhos vistos, mas não é o que se vê em noticiários globais e que tais. Nas redes, pelo menos, é permitido o contraditório…

https://x.com/i/status/1906069310465769897

9 – Sinceramente, há algo de podre no reino das pesquisas. Elite e classes alta e média xingam, mas a vida no Brasil, mesmo com juros altos, comida mais cara e imprevisibilidade externa, está muito melhor pro povo do que há 03 anos atrás. E eu sei que o povo, que…

-…faz parte das classes C, D e E – com renda de até R$8,1 mil – equivale a 81% do total de brasileiros hoje. Acreditar que parte deste povo faz esta avaliação é afirmar que este povo é imbecil. Que, aliás, é o que acham a elite e as classes alta e média… E a grande imprensa!

10 – Está certo… o diagnóstico está dado: certas características do nosso povo, como a necessidade de um ‘pai’ que o conduza, o conformismo e a passividade, mesmo diante da violência e da injustiça, e até o viralatismo, comprovam como é imensa a desigualdade do país.

– E é explicável: são 05 séculos de dominação de uma elite que, com poucas exceções, tratou este povo como gado, útil apenas enquanto mão de obra escrava ou assalariada. E do jeito que trabalham pela eleição de um “direitista perfumado”, querem continuar assim.

https://x.com/i/status/1906386546346885315

11 – Uma das estrelas de um evento pra ricaços paulistas, seu governador foi cristalino: ‘Quando você abre mão de uma base relevante de pagamentos… (a cobrança de IR de 10 milhões de brasileiros que recebem até R$5 mi)… dizendo que vai fazer isto porque é o que…       

-…todos os países fazem, e que vai apostar em outras coisas, como tributar o capital, tributar o estoque de capital, ou seja, destruir poupança e  impedir investimentos (cobrar de 141 mil ricaços que não pagam IR)…é o contrato com o fracasso’. É música pra elite do país!

12 – Pois é… não se pode dizer que a semana foi de surpresas, seja quanto ao ex-mitô e sua corja virarem réus ou quanto às tretas entre os que saltam do barco ou quanto às zambelitas arrependidas ou quanto a fuga do 03 ou mesmo quanto ao teatral chororô do clã.

– Até mesmo a bamboleada do Fux (In Fux, we continue to believe) já havia sido precificada. E há uma música de dona Ivone Lara que explica porque: ”Não me comove o pranto de quem é ruim”.

     

13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Albert Einstein:O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.”

14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *