1 – Voltou à moda depois que Trump usou a expressão pra dizer que suas ações – as nazi-fascistas inclusas – eram baseadas no senso comum dos americanos. Bem, pra mim, o senso comum dos brasileiros ainda vai levá-los a uma justa invasão do Congresso.
– Desta vez, em dia de sessão conjunta de Senado e Câmara, ou seja, de Casa lotada. E, sem depredações ou descargas intestinais, expulsarão Suas Excelências do recinto.

2 – Como se vê, há uma brutal diferença entre os “velhinhos e velhinhas” do 08 de janeiro em Brasília e os velhinhos e velhinhas do 12 de março em Buenos Aires. Os de lá foram apoiados pelas torcidas organizadas (antagônicas) dos times de futebol; os de cá, o apoio foi …
-…das forças policiais que, sob ordens bolsonárias, permitiram a invasão e depredação das sedes dos três poderes. Os de cá estão sendo condenados e presos; os de lá, mais cedo ou mais tarde, enterram o Conan de vez…
3 – A gente sabe que figuras bolsonárias não têm muita clareza em seu ideário político ou em seus propósitos de vida, a não ser aquele mantra do Deus, Pátria e Família a que eles se agarram como se tais palavras fossem solução para tudo. Dominando as redes, anexaram outro mantra.
– Liberdade de expressão tornou-se direito divino… desde que a expressão, a calúnia, o xingamento, a crítica ou a mentira seja dita ou feita por eles. Caso contrário, todas as penas da lei!

4 – Nossa imprensa familiar – que obedece e verbaliza a elite – apoiou Jânio Quadros contra o nacionalista general Lott, apoiou o parlamentarismo e a ditadura contra Jango, apoiou a eleição indireta (só tinha candidato conservador, Tancredo incluso), apoiou Collor contra…
-…Lula, apoiou FHC, Serra e Alkmim contra Lula, apoiou Serra e Alkmim contra Dilma e apoiou o ex-mitô contra Haddad e contra Lula. Sua falência não é só financeira… a credibilidade, também, está em processo falimentar.
https://x.com/i/status/1899588707415470094
5 – “Minas Gerais agora talvez deveria se chamar Agro Gerais”, disse Romeu Zema pra elogiar a participação do Agro no PIB de Minas, historicamente menor que a da mineração. Foi uma ironia (ele não entende muito disto) ou um alerta pras mineradoras reagirem e…
-… derrubarem mais rapidamente as montanhas de Minas? As de Beagá estão quase no chão, mas ainda tem muitas altaneiras, como as serras dos Aimorés, do Caparaó, do Cipó, do Espigão Mestre, da Mutuca, da Onça, da Canastra, da Piedade, das Vertentes…

6 – Eu conheci Zé Dirceu nos primórdios dos tempos sombrios, quando fui presidente do diretório estudantil da faculdade e tentamos reabri-lo (e recuperar seu patrimônio) fechado pela polícia mineira após o golpe. A UNE, liderada por ele, ajudou bastante nesta luta.
– Evidentemente, ele era bem radical à época, mas sempre teve uma visão política bem superior à dos companheiros, inclusive políticos de esquerda que confrontavam os milicos. Aos 78 anos, continua ativo e lúcido politicamente. A esquerda devia prestar mais atenção ao que ele diz.
https://x.com/i/status/1899596572918218753
7 – Como se sabe, Trump oficializou sua homofobia e não só decretou que os Estados Unidos, agora, só têm 02 gêneros, masculino e feminino, como mandou apagar toda e qualquer menção a gays em documentos ou atos do Estado. Como “ordis” não se discutem…
-…os departamentos governamentais fizeram uma limpeza plena, geral e irrestrita. Até um fato histórico de grande significado pros americanos foi pro lixo: os textos com o nome do avião que jogou a bomba atômica em Hiroshima, que era Enola Gay, nome da mãe do piloto…

8 – A babaquice do “respeitado” comentarista econômico do Estúdio I, devidamente secundada por risinhos de algum dos presentes, é a demonstração cabal de que o “respeitado” é publicidade enganosa da Globo. O Trump late e amedronta de lá e o Lula tem que miar baixinho de cá?
– Economicamente falando, os escalões técnicos têm que negociar e o fazem com diplomacia e responsabilidade, mas o chefe da Nação brasileira tem que responder à altura os rugidos ameaçadores do chefe da Nação americana. Precisa desenhar?
https://x.com/i/status/1899511717396189670
9 – Millôr Fernandes dizia que o último refúgio do oprimido era a ironia. Lula tem uma história de vida vitoriosa, mas sempre sofreu o desprezo da elite e o desagrado (e o ódio) da classe média, o que não deixa de ser uma opressão. E, em 50 anos de política, tornou-se um mestre da ironia.
– Millôr dizia, também, que quem usasse de ironia precisava dizer: “É ironia, heim?” porque pouca gente conseguia entender. Lula não disse e a imprensa não entendeu a ironia dele com a frase do ex-mitô sobre “as petistas são feias e incomíveis”. Jornalistas já foram mais perspicazes.

10 – Hoje é sabido que a jornalista a que Jô Soares se refere é a Míriam Leitão que, durante anos foi chamada de porta-voz econômica dos Marinho pela esquerda, por sua posição favorável ao Mercado. Mas é fato a tortura sofrida por ela nos porões da ditadura.
– E houve torturas ainda piores como obrigar os presos a comer insetos ou introduzir ratos no ânus ou vagina deles. Ainda Estou Aqui é importante pra lembrar que estes tempos existiram no Brasil, mas as novas gerações precisam assistir mais filmes e documentários e ler mais sobre eles.
https://x.com/i/status/1899256975382433877
11 – Acho que vão se manifestar sim. Vão se indignar com a misoginia do deputado e vão dizer que suas atitudes indecorosas são esperadas, mas não creio emcreio em reações dos seus colegas, pois o corporativismo na Câmara é muito forte. E, claro, sobrará pro Lula nas opiniões.
– Dirão que a fala do Gayer foi provocada pelo presidente ao lembrar a beleza de sua ministra para interlocução com os políticos. Pros Marinho a culpa é sempre do Lula…

12 – Minha mãe morreu com 99 anos, feliz o bastante por ter podido brincar com e dar conselhos aos bisnetos. Não sei se terei esta oportunidade. E não sei se eles, caso aconteça, aceitarão conselhos deste velho: o mundo evoluiu muito em certos aspectos, mas involuiu…
-…muito também em outros. A pressa, o dinheiro, a concorrência, o ódio afastam as pessoas e temo que as futuras gerações, meus bisnetos talvez, nunca sentirão a alegria de tomar seu amor nos braços e irem pra praça valsar.
13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Oscar Wilde: “O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação.”
14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
https://jornalggn.com.br/midia/a-imprensa-durante-a-ditadura-3-por-luis-nassif/
https://jornalggn.com.br/politica/a-imprensa-e-a-ditadura-4-por-luis-nassif/