1 – Segundo o Google, numa pesquisa em 26 países, os termos que as pessoas mais buscaram na plataforma em 2024 estavam relacionados à política em 25 deles… No Brasil, não! O termo mais buscado foi boyceta! Não foi, não é e nunca será um país sério!

2 – Está certo o ministro: vincular os votos em troca do compromisso do candidato com um determinado interesse dos votantes é compra de voto, proibida pela legislação. Mas o fato é que o Hugo Mota foi eleito por 444 deputados, maioria mais que absoluta.
– E é fato, também, que o projeto da anistia não é prioridade para boa parte deles. Claro que houve compra de votos em troca de muitos outros interesses também. Mas eles não se preocupam com isto… chamam isto de política!
https://x.com/i/status/1889042837154472094
3 – É óbvio que a proposta do jovem deputado cause indignação às pessoas de cor que foram, são e ainda serão discriminadas por parte da sociedade brasileira. Mas ele está apenas antevendo possibilidades futuras. Afinal, ele é do MBL, movimento bancado pelos ricos americanos.

– Quem sabe eles o indiquem ao Trump para assumir uma Secretaria da Superioridade Racial. É uma meta do Make America Great Again, não é?

4 – Pois é… a psicanálise deu um nome pomposo para o fanatismo humano: dissonância cognitiva. Ou seja: aquele monte de velhinhos e velhinhas que se aquartelaram em frente ao Forte Apache e, sob ordens de Deus, invadiram os três poderes e depredaram…
-…patrimônio público eram dissonantes cognitivos. Apesar da Justiça brasileira adorar a pomposidade vocabular, ela preferiu dar-lhes o nome simplório de golpistas e mandá-los ao devido lugar, a prisão. Se bem que ainda permanece de fora o dissonante putativo.
https://www.instagram.com/reel/DDyAG58tJWS/?igsh=MXdsbGk4M3BuMm1kcA==
5 – A realidade é que depois de gestões de Davi Alcolumbre, Eduardo Cunha e Arthur Lira, os ilustres representantes do povo perderam qualquer pudor. Perceberam que brasileiro é passivo e conformado, limitando-se a reclamar enquanto tenta arrumar uma boquinha pra si próprio.

6 – Não é uma gracinha? A Lei da Ficha Limpa era muito boa quando impedia Lula de ser candidato, mas ela não presta se impede o ex-mitô de sê-lo. Coerência não é o forte desta moça. Talvez por dissonância cognitiva. Ou por falta de caráter mesmo?
https://x.com/i/status/1888947704287367507
7 – As tentativas de assassinato de mulheres em São Paulo aumentaram 96% entre 2023 e 2024 (619 para 1.216). Mas um governo fascistóide – mesmo que a imprensa tente vendê-lo como da direita cheirosa – não se importa com isto. Fascistas são misóginos de carteirinha.
– Assim é que o governo Tarcísio de Freitas congelou 96% (coincidência?) da verba destinada ao enfrentamento à violência de gênero. Dos R$26 milhões previstos para ações contra agressões às mulheres e feminicídios, apenas R$900 mil foram liberados.
– Mulheres paulistas, que tal imitar Tereza Batista Cansada da Guerra?

8 – É claro que a conta do almoço do nobre deputado foi cobrada da Câmara, que está providenciando o ressarcimento. Apesar de posar de garotão, Nikolas é um cultor da política tradicional, que gasta, e gasta bem, todos os penduricalhos que recebe.
– Como bem disse Paulo Maluf: “No Brasil, o político é veado, corno ou ladrão. A mim, escolheram como ladrão.” E era!
https://x.com/i/status/1888188999166042347
9 – Quando minhas tias do sul de Minas ficaram sabendo que eu ia fazer Jornalismo, se benzeram e disseram ‘Cruz Credo!’ Não existiam ainda as tias do zap, mas eram tempos sombrios e jornalistas – mesmo benquistos pelos milicos – eram comunistas para elas.
– Elas ouviam rádio e assistiam novelas e achavam que proibir jornalistas de cobrir atos e fazer perguntas ao general-presidente era aprovado por Deus. Trump também acha…

10 – Vocês notaram que tanto Deltan Dallagnol quanto Sérgio Moro sumiram da Mídia? Marçal, Nikolas e Gustavo Lima assumiram o protagonismo da direita na grande imprensa? Quando será que a Globo guindará um deles ao Homem que Faz a Diferença?
– O que, a meu ver, seria injusto com o ex-chefete da Lava Jato. Olhem só como ele é brilhante!
https://x.com/i/status/1888257224016806317
11 – O levantamento é do Portal 360, ou seja, o governo não pode ser acusado de manipulação. O fato é que havia 21,6 milhões de pessoas recebendo o Bolsa Família no final de 2022 e os beneficiários foram reduzidos para 20,5 milhões no final de 2024.
– Das duas, uma: ou 1,5 milhão de brasileiros voltaram a ter renda e saíram do programa em 02 anos ou a farra eleitoreira do ex-mitô beneficiou muitos fraudadores e picaretas. Serão denunciados e presos como os golpistas?

12 – Eu participo da política desde o ginásio, mais intensamente nos tempos sombrios e com certa desconfiança/desilusão durante a redemocratização. FHC seria uma mudança… mas não foi. Que só começou, realmente, 08 anos depois, com Lula. E durou só 12 anos!
https://x.com/i/status/1889685479798276210
– A democracia é frágil. Depende de legisladores que representem o povo que os elege. Para tanto, é preciso ter consciência política. Não se elege gente boa votando por votar, por obrigação. Em 40 anos redemocratizados elegemos picaretas e safados. E não há perspectiva de mudança…
13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Aristóteles: “A politica não deveria ser a arte de dominar, mas sim a arte de fazer justiça.”
14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes