1 – Em 60 anos de exercício da Medicina, 10 dos quais, no início, cuidando de leprosos, e outros 10, já aposentado do Estado, atendendo gente pobre em seu consultório, meu pai nunca teve colegas negros. Questionado por mim, me disse que era muito difícil negros…
-…chegarem às universidades no Brasil, basicamente por causa da desigualdade social do país. O ProUni mudou isto, mas a classe médica tornou-se elitista e o CFM a representa muito bem.
2 – Álvaro Gribel é colunista do Estadão e, como a maioria de seus colegas da imprensa familiar, crucifica Lula por tentar evitar cortes na eduação, na saúde e nos programas sociais pra fazer o ajuste fiscal considerado indispensável pra reduzir a inflação e baixar os juros.
– O ajuste fiscal é necessário sim, mas nenhum destes colunistas cogita sequer avaliar e pedir as alternativas do presidente para tais cortes: nas emendas e nos subsídios dos empresários. Cortar programas sociais é mais fácil… o povo é passivo, né mesm…?
3 – Os pastores neopentecostais brasileiros estão exportando suas técnicas de enriquecimento para o mundo. Baseada na água santificada e no feijão bento vendidos aos fiéis de suas igrejas, uma empresa de comunicações italiana está ‘enlatando’ o ar do Lago…
-…di Como e vendendo aos turistas por € 9,90, alegando que eles poderão guardar e sentir, para sempre, a pureza do ar da região. Nossos pastores deviam cobrar royalties…
4 – No Rio, apesar das provas apontadas pelas testemunhas, o júri absolveu o PM que atirou numa Kombi e matou, pelas costas, a menina Ágatha, de 08 anos. Em São Paulo, PMs foram ao enterro do menino Ryan, pra intimidar seus parentes, que os denunciaram pelo crime.
– Ryan tinha 04 anos e foi morto junto com um adolescente de 17. Não há esperança para um país em que os cidadãos normalizam a violência policial e os policiais agem ao arrepio das leis e são elgiados e empoderados por seus superiores.
5 – Evidentemente, não foram os velhinhos e velhinas que invadiram a praça dos Três Poderes os que planejaram estas ações descobertas pela PF no celular do tenente-coronel Mauro Cid. Ironicamente, usando um software de Israel, cuja bandeira os golpistas adoram…
-…balançar em suas manifestações. Gente graúda – um general kid preto e o Ramagem já depuseram a respeito – preparou as prisões de Lula e Alexandre de Moraes, que coroariam o retorno triunfal do ex-mitô… aí sim nos braços dos velhinhos e velhinhas e seus gritos de MitÔ! MitÔ! MitÔ!
6 – É sabido – e eu já escrevi isto aqui – que os poderosos do Brasil – políticos, empresários, banqueiros, industriais, a elite, enfim – se borram de medo dos milicos. A história não me deixa mentir: Independência, Proclamação da República, Ditadura de Vargas, 1964.
– Não há dúvida que eles participaram ativamente da tentativa de golpe após a derrota do ex-mitô. Será por isto que a prisão do imbrochável e de seus kid prestos está sendo enrolada até se firmar um acórdão por cima? Se sim, os jovens que se preparem pra novos golpes no futuro…
7 – Pablo Marçal (coach? pastor? influencer?) foi indiciado pela PF pelo laudo falso que ele divulgou contra Boulos nas eleições paulistas. Ele negou seu envolvimento direto no episódio, atribuindo a responsabilidade à sua equipe. Seus seguidores acreditarão.
– Durante os últimos anos, eles acreditram que o ex-mitô era imbrochável, imorrível e incomível… E o gado é o mesmo!
8 – Meus avôs eram fazendeiros, um produtor de café, outro criador de vacas leiteiras. Ambos tinham colonos e comungavam desta filosofia da “fábrica de peão”. Na fazenda de um deles tinha até uma escola… que ia até o 4º ano do grupo escolar. Mas isto tem uns 80 anos!
– O mundo mudou, o Brasil modernizou-se um pouco e os empregados, mesmo rurais, ganharam direitos trabalhistas antes inexistentes. Mas os donos de terras e gado acham que ainda são donos de gente também. Triste Brasil!
9 – Boa parte da população periférica de São Paulo votou em Ricardo Nunes, reelegendo-o pra a Prefeitura. E aqueles que têm filhos estudando em escolas públicas são beneficiados com a merenda escolar fornecida por elas – muitas delas não têm alimentação adequada em casa.
– As eleições acabaram e Nunes não poderá se recandidatar mais. Ou seja: os eleitores que se pho..m*! Pra que gastar dinheiro com seus filhos, então?
10 – Não sei quem é o pastor pois não foi identificado no post, mas tenho pena de seus fiéis. Deus deve ter ataques de riso com profecias deste nível. Hoje, quem costuma ter casas, dinheiro no Exterior são os bispos, como Edir Macedo e os Hernandes. São eles que estão tendo caganeira?
11 – A República de Curitiba continua ativa e interpretando as leis de acordo com seus próprios interesses. Um atuante procurador da Lava Jato, no apogeu dela, mandou instalar um painel a caminho do aeroporto de Curitiba exaltando a operação. A PGR proíbe este tipo de atitude.
– Daí que o Ministério Público pediu a demissão dele e ela foi aprovada pelo CNMP. Mas o TRF-4 não cumpriu. Entre os desembargadores desobedientes, Gebran Neto, um dos que não leram o processo contra Lula e, mesmo assim, aprovou sua prisão a pedido do amigo Moro.
12 – Vivi dos 16 aos 37 anos engasgado, mas ensaiando o grito. A liberdade, porém, não desfilou pra mim. Poderia tê-lo feito em 1985, mas o mestre sala morreu e o mestre da bateria é quem comandou a escola, logo ele que apoiara e avalizara a ditadura.
– E entregou a porta-bandeira prum mestre sala fantasiado de caçador de marajás, uma alegoria da imprensa. E veio o bloqueio da poupança, PC Farias e a corrupção deslavada. Será preso finalmente? Não creio… No Brasil, a liberdade que eu tanto amei só desfila pros camarotes.
13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Miriam Leitão: “Na hora da coletiva, senti um misto de revolta e perplexidade. Sabia que aquele plano provocaria um trauma na população. No fim do dia, chorei muito. O governo cometeu uma violência econômica muito grande contra o povo brasileiro.”
14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes