Meus pitacos quase diários (03 e 04/11/2024)

1 – A segurança pública tornou-se a principal preocupação dos brasileiros, segundo a grande imprensa (e, consequentemente, de leitores e telespectadores), talvez porque houve um crescimento significativo da bandidagem no período bolsonário. Pela política adotada…

-…(bandido bom é bandido morto) e pela liberação desenfreada de armas. No debate do tema com Lula, Suas Excelências torcem o nariz. O projeto do governo pode tirar algum poder do governador sobre a segurança do seu Estado. E o seu poder é mais importante que a própria segurança.

2 – Como é sabido, o deputado Glauber Braga está sendo acusado de falta de decoro por ter expulsado da Câmara um provocador do MBL. A representação contra ele partiu do presidente da Câmara e todo poderoso controlador do Orçamento Secreto e das emendas PIX.

– Foi como tal que ele inundou Alagoas com milhões pra fornecimento de kits de robótica pra escolas públicas que não tinham Internet e, muitas vezes, nem salas de aula e banheiros decentes pros alunos. Glauber denunciou isto e Lira está dando o troco.

https://twitter.com/i/status/1852563525647888644

3 – Com o modelo político atual – em que os parlamentares têm controle sobre parte substancial do Orçamento – a perpetuação de quem já é parlamentar é evidente. Tábata Amaral, sob o manto protetor de JP Lemman, está conseguindo aparecer como uma cara nova.

– Mas não está renovando nada. Suas atitudes pós-candidatura à prefeita, têm a mesma consistência da geléia geral que predomina no Congresso: defensora de atitudes firmes contra a esquerda publicamente e omitir-se em votações que atinjam os poderosos.

4 – Como se vê, a República de Curitiba continua ativa e operante e, ao que tudo indica, soube aproveitar bem os tais “recursos devolvidos” pelos delatores premiados da Lava Jato. Espero que o livro do Nassif (pitaco 14) ajude o supremo Fachin a esclarecer dúvidas e…

-…apressar o julgamento desta operação “que destruiu o futuro do Brasil”.

https://twitter.com/i/status/1852250190415061111

5 – 22 cemitérios e 01 crematório paulistas são administrados por 04 empresas privadas sob concessão pública desde março de 2023. Neste ano e meio os serviços funerários triplicaram de preço. São Paulo iniciou, agora, a concessão da gestão das escolas públicas.

– Constitucionalmente, imagino eu, as concessionárias não poderão cobrar dos alunos. O que farão? Vão exigir uniforme e material escolar exclusivos e cobrar por eles? Vão instalar mini-shoppings nas escolas, com lanchonetes, máquinas caça-níqueis e lojas de R$1?

6 – “Quando um jovem preto, pobre é pego com 03 gramas de maconha, é rapidamente tachado de traficante… Agora, quando um avião pertencente ao tio de uma senadora que foi ministra do Bolsonaro, é preso com 300 kg de cocaína (…) aí nenhum pio da extrema-direita…”

É isso aí… mas não é só a extrema-direita que fica calada não, deputada. A apreensão da aeronave do bispo tio da Damares foi em junho de 2023.  A senhora ou um cidadão comum deste país teve alguma notícia das providências posteriores? Alguém foi acusado? Preso? E o avião?

https://twitter.com/i/status/1851768624127844383

7 – Pois é… o atual presidente do MDB, foi muito claro: ocupar ministérios de Lula não quer dizer que o partido apoiará Lula em 2026. Ou seja: depende do que os demais candidatos oferecerem ao partido (e a ele, claro!). E pensar que o MDB já teve um presidente chamado Ulysses Guimarães!

8 – Duas verdades ditas por esta jovem robustecem convicções que firmei ao longo da minha já longa vida: que se as mulheres assumissem a governança do mundo, o mundo seria bem melhor e que o fascismo, representando o conservadorismo mais radical, é muito perigoso.

– Lula expandiu as oportunidades pra jovens pobres, negros, pardos e indígenas cursarem universidades e, agora, possibilita que os mais jovens ainda não parem de estudar porque precisam trabalhar pra ajudar a família. Governar um país é isto, táokey?

https://twitter.com/i/status/1852088068624331007

9 – De um lado, as passeatas não estão dando certo… pouca gente seguindo e muito xingamento nas ruas. De outro, a corja está se distanciando, aguardando um movimento mais incisivo do Xandão pra pular do barco. Em novembro, talvez aconteça. Mas ele é imbrochável.

– E a Veja está aí pra dar-lhe ouvidos e portar sua voz, pois o MitÔ voltará! E fuzilará petistas, comunistas, juízes perseguidores, milicos traidores, políticos bajuladores… E até Deus, se duvidar!

10 – Eu sei que o lema do governo é União e Reconstrução. Eu sei que Lula é um democrata e que tenta governar republicanamente para todos – apesar das lapadas em alguns liberais e golpistas. Mas com tanta experiência política de seu governo, certas posturas são incompreensíveis.

– Que o ministro Paulo Pimenta queira abrir espaço pra diversidade de gênero na comunicação do governo, é mais do que válido… mas não havia trans que comungasse das idéias e apoiasse a política do governo pra ser ‘contratade’?

https://twitter.com/i/status/1852462818160706016

11 – Os famosos e tão repetidamente falados bastidores de Brasília, já que as eleições pras presidências do Congresso parecem resolvidas, se movimentam pra uma nova futura eleição: a presidência do PT. E, segundo eles, Lula tem seu preferido: Edinho Silva. Que já deita falação.

– Em entrevista a Malu Gaspar, ele analisou as eleições, uma boa análise, aliás, mais sensata que as que têm sido publicadas. Só discordo disto: não foi agora, a classe média sempre votou contra o PT. Ela tem medo da ascensão dos mais pobres… e da concorrência.

12 – Os noticiosos televisivos sempre fizeram questão de se declararem éticos e imparciais, como deve ser o bom jornalismo. Lógico que não é bem assim, mas a grande massa acredita. Com isto, muitos assuntos polêmicos, nunca são analisados com profundidade.

https://twitter.com/i/status/1852518583869243672

– De vez em quando, porém, escapam ao controle de editores e o quebra pau se arma. O ar de superioridade intelectual que o Magnolli sente por seus parceiros de bancada é óbvio. Já o machismo sempre foi bem ocultado. Mas macho que é macho nunca decepciona!

13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

John Wayne: “Para mim, elas podem trabalhar em qualquer lugar, desde que eu encontre o jantar pronto quando chegar em casa.”

14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.brasil247.com/entrevistas/a-lava-jato-destruiu-o-futuro-do-brasil-afirma-luis-nassif

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *