Meus pitacos quase diários (29 e 30/10/2024)

1 – A nova recusa do Ibama em permitir a exploração de petróleo na Margem Equatorial, me lembra uma briga que tivemos aqui na área de preservação ambiental onde moro. 90% dos ocupantes seguem as regras ambientais, mas alguns não… pra alegria dos especuladores.

– Um dos modos de conter a especulação é exigir fiscalização dos órgãos ambientais, que é rara. Certa vez, conseguimos que o chefe da fiscalização do Ibama visse uma ocupação irregular na região. Não tomou qualquer providência alegando não ter instumentos para tal.

– Mas disse que, por ele, expulsava todos da região, inclusive nós, ocupantes legais que pagamos taxas ao governo. É isto: assim como existem anti-ambientalistas, existem eco-xiitas.

2 – Não é apenas o Brunini… O Mello, o Nunes e tantos outros do mesmo nível chegaram lá. Ou seja: não falta apenas pensamento crítico ao brasileiro, falta-lhe senso básico da vida em comunidade, também. Sua vida gira em torno de seu umbigo ou, no máximo, em…

-…torno dos umbigos da família e chegados. Ele não está nem aí se o prefeito rouba ou é do PCC, misógeno ou racista. Interessa-lhe só o preço da cerveja ou do metrô, se o arroz ou feijão estão caros ou se seu time será campeão.Gestão, gente, é coisa de rico ou de intelectual…

https://twitter.com/i/status/1851039386558685291

3 – Desde que assumiu seu 3º mandato, Lula confrontou o presidente do Banco Central, primeiro pelos juros altos, depois pela redução muito lenta da SELIC e, por fim, pela nova alta deles. Seu motivo: a inflação foi controlada e, com os juros mais baixos, a economia seria destravada.

– O Mercado, a elite e a grande imprensa, ao contrário, aplaudiam Campos Neto. Acharam, provavelmente, que a economia travada ajudaria a derrubar Lula. Não derrubou… e parece que perceberam que quem está se fu…do* são eles. Bom sinal para 2025…

4 – A intensa cobertura que a imprensa brasileira dá às eleições americanas me irrita um pouco. Há tanta coisa importante carente de informação no país e  jornalões e tevenews preferem destacar as besteiras do Trump ou a situação dos Estados-pêndulo.

– Isto contamina tanto os jornalistas e analistas, que eles acabam transferindo pras eleições brasileiras peculiaridades próprias dos americanos. Como a Míriam Leitão… Já que não tem jeito de termos Estados-pêndulo, ela introduziu os partidos-pêndulo!

https://twitter.com/i/status/1851254922974544038

5 – É impressionante como o Brasil tem uma tendência irresistível pra virar piada até em assuntos que deviam ser encarados como extremamente sérios, como um programa de privatização de escolas públicas. No 1° leilão feito em São Paulo, o vencedor foi um gestor de cemitérios!

– Mesmo que o desejo seja este, enterrar a educação pública não tem nada a ver com enterrar mortos. Mas talvez as gozações ajudem o governador Tarcísio: não se falará do fato de, como na privatização da Sabesp, este lote de escolas foi arrebatado por preço abaixo do teto estipulado.

6 – Os bolsonários sempre defenderam esta tese: bandido bom é bandido morto. Logicamente, bandidos, na concepção deles, eram aquelas figuras barbadas, mal vestidas, sujas, fedorentas e naturalmente pretas apresentadas em programas policiais das tevês.

-Porque, na concepção deles, não existem bandidos brancos, bem barbeados, de terno e gravata e perfumados. Estes, quando muito, são usuários do dinheiro público e, como todos sabem, dinheiro público não tem dono.

https://twitter.com/i/status/1850590075727282294

7 – É impressão minha ou o PT está afundando na mesmice e na mediocridade dos demais partidos brasileiros? Não basta o cerco bem azeitado dos donos do dinheiro, da elite política e dos barões da imprensa, a cúpula petista resolveu se morder publicamente?

– Primeiro é sua presidenta querendo desbancar o ministro Padilha, que disse uma verdade: que o PT ainda estava no Z-4; agora, são as lideranças petistas da Câmara a deixar no ar um possível acordo de anistia para os golpistas, envolvendo Arthur Lira e seu sucessor. Lula que se cuide!

8 – A grande imprensa já parou de falar no deputado Gayer e suas maracutaias com dinheiro público. Vão ficar esperando a Justiça mover sua lenta roda e a Câmara também se movimentar, o que só acontecerá quando a Justiça torná-lo réu. Mas as redes não perdoam.

https://twitter.com/i/status/1850529794909225431

9 – Nós vivemos tempos estranhos, indubitavelmente… A brilhante aula de história a seguir nos mostra a diferença brutal entre o Brasil e os Estados Unidos, especialmente em relação à valorização e cumprimento das leis. Nunca conseguimos chegar ao nível deles.

– Sem inveja, por favor! Eles estão descendo ao nosso nível. Se elegerem Trump novamente, vão até nos ultrapassar.

https://twitter.com/i/status/1850927355667128525

10 – A reciclagem do PT precisa começar por aí. Esta gente que chora e acusa compra de voto e as urnas pela derrota do André Fernandes é do povo, bem como o feirante. Muitos ascenderam na vida por causa das políticas de inclusão social dos governos petistas, mas não reconhecem isto.

– A ascensão social não foi acompanhada pela conscientização política e ela acabou sendo “catequizada” pela direita, interessada apenas em manter o status quo privilegiado que sempre teve. Que tal sair dos gabinetes conquistados nos últimos 40 anos?

– Que tal voltar ao chão das fábricas, ao pátio das escolas, aos debates públicos em praças e feiras?

https://twitter.com/i/status/1851076881757389174

https://twitter.com/i/status/1851224027014013045

11 – Vocês acham que algum medalhão ou musa do jornalismo televisivo brasileiro teria coragem de fazer isto: expulsar um convidado de um programa de debate com o programa no ar? Aliás, vocês já viram algum programa de debates em tevenews (exceto…

-…debates de candidatos) convidar pessoas com opiniões muito divergentes como debatedores?

12 –  A partir desta manifestação do ex-mitô, a imprensa já especula uma possível chapa com Ciro na vice-presidência de Bolsonaro em 2026. Este está inelegível mas, com os arranjos políticos na Câmara, a anistia pode ser aprovada, né mesm…? Daí, elocubro.

1

– Ciro sempre brilhante num palanque, a discursar na avenida Paulista: ‘Ao meu lado, um homem que ama Deus, Pátria e Família e que dedicou a vida a combater o comunismo. Vamos colocá-lo de volta no Planalto, pra que o Brasil volte a ser pária do mundo!’

13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Tolstoi: “Os homens distinguem-se entre si também neste caso: alguns primeiro pensam, depois falam e, em seguida, agem; outros, ao contrário, primeiro falam, depois agem e, por fim, pensam.”

14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://oglobo.globo.com/mundo/eleicoes-eua/noticia/2024/10/29/alvo-de-piada-insultuosa-em-comicio-de-trump-porto-riquenhos-podem-decidir-disputa-na-pensilvania-estado-chave-na-eleicao.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *