1 – Analistas brasileiros entraram em uma nova onda, de certo em debate já avançado nos países do 1º mundo: a esquerda parou no tempo e precisa mudar paradigmas. O mote, na imprensa familiar, é: a esquerda ainda chama as novas gerações de trabalhadores de…
-…precarizados, que anseiam por carteira de trabalho, enquanto a direita os chama de empreendedores, patrões de si mesmos. É verdade que a esquerda precisa se reciclar, mas é fato também que a direita adora empreendedores… aos quais não precisa pagar encargos sociais.
2 – José de Abreu, um grande ator, é um petista da velha guarda, isto é, sempre indignado. E brigão. Que, mesmo contratado da Globo, nunca deixou de marcar posição e cutucar omissos e adversários. Neste desabafo, após a vitória do ex-mitô, ele já previa o caos.
3 – Não é atoa que o ex-mitô está sendo comido pelas beiradas por parte de seus antigos aliados (como Tarcísio, Caiado, Ratinho…). O entorno mais próximo traumatizou e está levando o gado à idiotia absoluta, cujo destino será a internação pra tratamento psiquiátrico.
– Os disseminadores de fake news aproveitaram a queda do Lula pra reviver uma fantasia do período eleitoral: Lula tinha morrido e fora substituído por um sósia. O deputado Evanir de Melo, PP/ES, que exige que a PF investigue o tombo presidencial, deve ser internado logo.
4 – Esta é a verdadeira visão de Cristo que a Teologia da Libertação tentou implantar na igreja. Gustavo Gutierrez, considerado o pai desta linha de atuação eclesial, faleceu esta semana. A Cúria Romana tentou eliminá-la de todas as maneiras mas, como se vê, ela persiste.
5 – E os sonhos? Onde ficam os sonhos? O sonho de vender tantas quentinhas que logo poderá ter outro fogão e uma cozinheira… E logo transformar a garagem em produtora de quentinhas… E logo ter dois, três estabelecimentos fornecedores… E depois… E depois, o céu é o limite.
– Carteira assinada? Patrão? Aposentadoria? Estado? Pra que? A esperança venceu o medo em 2002… Agora, é preciso tornar os sonhos realidade!
6 – Parentes e pastores da sua igreja deviam socorrer o senador Magno Malta. É…deve ser cada vez mais constrangedor pra eles assistirem seus discursos no plenário. Não diz coisa com coisa, atropela as palavras, não consegue expor o raciocínio. Será que é alguma decepção amorosa?
– Imbrocháveis, quando perdem o im, costumam substituí-lo por bebidas fortes. E estas são péssimas conselheiras.
7 – O fato é que os debates entre candidatos não têm mais qualquer interesse, a não ser das emissoras de rádio e tevê e, agora, de influencers com seus podcasts. A participação de um cafajeste nos debates paulistas reanimou um pouco o interesse, mais pelo baixo nível…
-…e pelas “vias de fato” que pelos debates em si. Mas, pior mesmo que eles, são as análises posteriores na grande imprensa. É um festival de lugares comuns, como se fôssemos idiotas que precisam ser esclarecidos sobre o que os candidatos estavam debatendo.
8 – Na atual operação da Polícia Federal sobre cobrança de sentenças no TRJ/MS, gravou-se a conversa de um advogado com um prefeito, na qual este pedia parcelamento da propina pra ser inocentado pelos desembargadores. Noutra gravação, um empresário…
-…corrupto também pedia parcelamento da propina ao prefeito, hoje um nobre deputado gaúcho. E chama a atenção a despreocupação com que corruptos e corruptores tratam as propinas, como se fossem simples negociações. A lei nunca os alcança, né mesm…?
9 – O fato é que não escapa um! Toda aquela súcia de parlamentares eleitos no rastro do ex-mitô foram, são ou serão suspeitos (com direito de visita da Polícia Federal) de algum malfeito com dinheiro público. Afinal, o ídolo deles fazia rachadinha em seu gabinete ou…
-…empregava fantasmas pra receber salários indevidos ou usava o apartamento funcional “pra comer” gente… e chegou à Presidência! Porque não poderiam fazer o mesmo?
10 – O deputado Glauber Braga está sendo processado no Conselho de Ética por ter expulsado um baderneiro da Câmara. O motivo, na verdade, é outro: Arthur Lira ficou p.to* com ele por ter denunciado seus podres no plenário. E botou os bolsonaristas pra cassá-lo.
– Um dos mais entusiasmados ‘caçadores’ é o deputado Gustavo Gayer, que foi pego ontem pela PF por suspeita de uso do dinheiro público em benefício próprio. Certamente, não será mandado ao Conselho de Ética… este possível crime é rotineiro no Parlamento.
11 – Alguma dúvida que estas figuras que a imprensa chama de raposas felpudas da política não estão nem um pouco interessadas numa governança que leve o Brasil para um patamar de desenvolvimento econômico e social que permita que seu povo viva com mais dignidade?
– O presidente pode ser um poste… aliás, é até melhor porque, como o ex-mitô fez, a governança passa a ser exclusivamente deles e para eles. E se a previsão dele acontecer, vai ser engrançado: o Brasil desgovernado pelo poste de um poste…
12 – A gente sabe que, além dos fundos partidários e eleitorais e dos salários, nossos nobres parlamentares têm um monte de penduricalhos financeiros que vão desde passagens aéreas pra visitar “as bases” até verbas pra correspondência, algo feito hoje por email, de graça.
– E existe uma tal cota parlamentar, usada para despesas gerais de Suas Excelências. O que a gente ficou sabendo agora é que o deputado Carlos Jordy, candidato bolsonarista à prefeitura de Niterói, usou esta cota pra pagar Uber pra visitar puteiro em São Paulo!
– Perdão… não é puteiro. A imprensa chama de casa de entretenimento adulto.
13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
” Bertrand Russel (sobre o começo do fascismo): Primeiro eles fascinam os tolos, depois eles amedrontam os inteligentes.”
14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes