1 – Assim como o resgate de brasileiros no Líbano (que já teve 06 vôos), a condenação de golpistas pelo STF (foram mais 15 semana passada) não merece mais qualquer destaque na imprensa familiar. Virou rotina… e não atrai audiência e nem verbas publicitárias.
– Só voltará a acontecer se o aeroporto de Beirute for fechado ou as lideranças golpistas forem acusadas e presas. No 1º caso, as possibilidades são grandes… no 2º, estão ficando cada vez mais difíceis!
2 – Vocês se lembram que durante os cinzentos anos bolsonários, a cultura brasileira foi ameaçada de todas as maneiras possíveis, seja tentando proibir manifestações populares, seja reduzindo as verbas públicas e incentivos pra produção de espetáculos, peças teatrais e até filmes?
– Pois é… a idéia do filme Ainda Estou Aqui ficou guardada um longo tempo e só começou a ser filmada em 2023. Está sendo ovacionado em todos os festivais em que participa e vai representar o Brasil no próximo Oscar. É ótimo ver o Brasil renascer das cinzas…
3 – O financiamento por empresas privadas de candidatos a eleições no Brasil foi proibido. O motivo era a necessidade de igualar as chances dos candidatos, vez que a grana sempre foi preponderante pra eleger estes candidatos. Mas, permitiu-se as doações das pessoas físicas…
-…e estabeleceu-se o fundo eleitoral dos partidos (pago pelos contribuintes). O valor destas doações nos 03 últimos pleitos mostra bem a estupidez da proibição. Alguém acredita que foi o cidadão comum que doou estes bilhões?
4 – Mais um vídeo dos anos rebeldes de André Fernandes, o bolsonarista candidato a prefeito de Fortaleza. Mas ele mudou, claro! Sua rebeldia é mais seletiva agora, contra a esquerda, preferencialmente. Mais um fenômeno das redes sociais, que conquista as massas…
-…politicamente analfabetas e cansadas das promessas vãs dos políticos tradicionais. Se eleito, que Deus tenha compaixão de Fortaleza! E dos professores das escolas públicas…
5 – Não importa o poder que eles tiveram ou ainda possam ter, o fato é que são dois cafajestes que conseguem enganar imbecis. O Trump armou uma palhaçada servindo uma falsa clientela num McDonalds e o ex-mitô postou seus parabéns a uma brasileira que…
-…participou do circo. Como postou um americano no Twitter: “O restaurante foi fechado pelo Serviço Secreto, as pessoas que passaram pelo drive-through foram escolhidas a dedo, colocadas na câmera com cuidado e intencionalmente. Tudo encenado”.
6 – E depois? Há intelectuais que dizem que a humanidade vive em ciclos. E está entrando num ciclo sombrio, como foram as décadas de 40 e 60. Como lembra o Nassif, Freud era um otimista e achava que o pior seria substituído por algo melhor.
– Eu sou pessimista. O que vem surgindo após o ex-mitô são marçais, andrés, nikolas, jordys et caterva…
7 – A política de segurança do governador de São Paulo está cada vez mais eficiente. Depois de matar bandidos (segundo os próprios policiais), eles invadem o velório de um deles e agridem a família, incluindo a mãe, e prendem o irmão por desacato.
– Além de bandido bom é bandido morto, ela expandiu o conceito: família agredida é família calada.
8 – Tadinho! Pessoas cruéis e desalmadas, comunistas com certeza, estão machucando o seu papai, que é um homem sensível e tão preocupado com o país e seu povo desarmado. Mas covardes mesmo foram seus colegas de Câmara que não o cassaram quando mostrou sua bondade no Plenário.
9 – Presidentes de Senado e Câmara se reúnem pra resolver o nó das emendas que, conforme decisão do STF, precisam ser transparentes – de quem é a emenda e para o que ela será destinada. Esta parte não é agradável pra eles, mas vai ser resolvida. O drama é outro!
– Flávio Dino foi claro em sua decisão, referendada pelos demais ministros: exige retroatividade na transparência, ou seja, as emendas passadas também precisam apontar o autor e a obra. Show não é obra, né? E foram muitos nas campanhas eleitorais…
10 – Quando Mujica, jovem rebelde, lutava junto com os Tupamaros, contra a ditadura uruguaia, muitos de nós, jovens, lutávamos contra a ditadura dos generais brasileiros. Valeu a pena? No Uruguai, certamente. Lá há uma democracia sólida, com alternância de poder, com…
-…absoluto respeito às liberdades individuais e aos direitos trabalhistas e humanos. Políticos, milicos, juízes e tecno-burocratas não beneficiam a si próprios com privilégios e penduricalhos. E a grande imprensa informa e forma. E aqui?
11 – Os Estados Unidos são considerados a maior democracia do mundo. Não é lá muito verdade, mas é esta a imagem que os americanos venderam desde que se tornaram a nação mais poderosa. Pois, como tal, também serão considerados, brevemente, os coveiros da democracia.
– O 1º sinal foi a eleição de Bush, devido ao seu sistema eleitoral (ele perdeu na votação popular); o 2º foi a eleição de Trump, que tentou dar um golpe; e o 3º é este sorteio do Musk, nada mais que a compra escancarada (e legal?) de votos. A plutocracia se consolida!
12 – Este é um dia de semana normal na Muzema, um território do Rio em disputa entre milícia e tráfico. Tempos atrás, ali um prédio construído e comercializado pela milícia, ilegalmente, desabou e matou gente. Sem quaisquer providências do Estado. Estado? Que Estado?
– Mas o Rio continua lindo!
13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
José Cláudio Souza Alves: ”No Rio de Janeiro a milícia não é um poder paralelo. É o Estado”
14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes