Meus pitacos quase diários (29, 30/09 e 1º/10/2024

1 – Eu já comentei isto aqui: uma juíza de São Paulo condenou duas cientistas por contestarem publicamente um nutricionista que, também publicamente e com interesse comercial, afirmava que diabetes era causada por vermes. Pois o STF anulou a condenação delas.

– Fez-se justiça? O nutricionista vendia vermífugo contra diabetes, assim como ilustres bolsonaristas anunciavam vermífugos pra combater a covid… Alguém foi punido, mesmo com 700 mil mortos na pandemia?

2 – Pode ser birra minha, mas tenho quase certeza que os jornalistas políticos da Globo News estão torcendo pro Pablo Marçal ir pro 2º turno da eleição em São Paulo, mesmo sabendo e mostrando que ele é um cafajeste. Pode ser ordem da chefia, pra evitar o Boulos e o Lula, claro!

– Ou, então, porque com ele no 2º turno, a violência e a audiência ficariam garantidas. Só pra exemplificar: Marçal foi claramente machista ao falar “Mulher não vota em mulher! Mulher é inteligente.” E os analiistas do Estúdio I tentaram mostrar que não era bem isto que ele queria dizer.

3 – O 1º turno das eleições é no próximo domingo, daqui a 06 dias. E a pesquisa indica que na maior e mais rica cidade do país, quase 70% dos eleitores não sabem em quem irão votar. Ou seja: partidos e candidatos gastaram os tubos em tevês, rádios, redes, passeatas, comícios…

-…e tudo o mais que se precisa pra serem conhecidos, “vendendo” seus programas de governo ou, mais diretos, caluniando ou dando cadeiradas nos adversários. Caceta! Eu, você, nós pagamos isto tudo (com o fundo eleitoral) pra p…a* nenhuma? O eleitor não sabe nem quem são eles?

 

4 – Respeitadas as proporções, o conceito do coronel é o mesmo  dos líderes europeus quando lutavam contra as guerras de independência de suas colônias na África. Ou dos Estados Unidos na guerra do Vietnam. Ou, hoje, do Netanyahu no genocídio contra os palestinos.

– Os inimigos são bandidos e bandido bom é bandido morto. Civis, mesmo mulheres e crianças, mortos, são danos colaterais, estatísticamente desprezíveis, mas que não invalidam os benefícios desta política de segurança. Os paulistas ainda vão erguer uma estátua pro coronel!

5 – Já escrevi isto aqui: religiões e regras sociais são básicas pra limitar a selvageria natural dos seres humanos. Mas elas também precisam ser limitadas pra não tornar fiéis e cidadãos em opressores de outros cidadãos que não professam a mesma religião ou idéias.

– É este o risco que corre o Brasil hoje: a Teologia do Domínio, importada dos Estados Unidos pelo neopentecostalismo pátrio, ameaça teocratizar o Estado laico que somos. Líderes lúcidos e povo estão aptos a evitar isto?

6 – A discussão é necessária e urgente, mas os ilustres representantes do povo têm eleições – agora e de 2026 – pra cuidar, e não podem se deburçar sobre o assunto. Já parte dos pais está mais preocupada com a segurança e, neste aspecto, os celulares são armas importantes.

– E os governos? As escolas particulares estabelecem regras próprias, de acordo com seus educadores e especialistas. As escolas públicass não! A maioria dos alunos pode até ter celulares, e os usam em salas de aula sem problemas… quando a escola tem internet!

7 – É óbvio que as posições adotadas pelo ministro Alexandre de Moraes relativas à suspensão das operações do ex-twitter  estão de acordo com a legislação brasileira. Afora isto,  nossa frágil democracia está ganhando, e poderá ganhar ainda mais se o X permanecer…

-…suspenso nesta semana pré-eleitoral. Fascistas e bolsonaristas em geral estariam impedidos de usar a mais poderosa arma que eles dispõem, as fake news, numa rede social cujo dono os apóia, bem como pra disseminar mentiras, calúnias e injúrias contra os adversários.

8 – O presumido delfim (até agora) do ex-mitô foi eleito governador de São Paulo graças ao conservadorismo e anti-lulismo dos paulistas. E pra se firmar no posto, tornou-se padrinho-mor do Nunes, candidato à reeleição na capital. E ambos foram atrás do apoio dos evangélicos.

– Na igreja do apóstolo Valdemiro Santiago, Tarcísio alertou os fiéis contra os falsos profetas que estariam prometendo coisas mirabolantes. Referia-se aos adversários de Nunes e não ao apóstolo, que vendia feijões milagrosos pra cura da covid durante a pandemia. Os fiéis aplaudiram…  

9 – Me perdoem as feministas, cuja luta respeito, apoio e admiro, mas tenho que ser honesto comigo mesmo: algumas delas estão exagerando nesta luta pela equiparação aos homens.

10 – A democracia representativa está em crise no mundo livre. No Brasil, a crise já se tornou decadência mesmo. O ex-mitô terceirizou o governo pros parlamentares e eles assumiram o Orçamento do Estado como se fosse remuneração exclusiva e pessoal deles.

– Agora, outro que, como ele, banalizou a Política, cobra pra apoiar candidatos porque está bem cotado nas pesquisas. Qual será o próximo passo? Um deputado eleito vender sua cadeira no plenário da Câmara pro comprador falar besteiras no púlpito?

11 – Muita gente no país, eu incluso, acha que o analfabetismo político dos brasileiros é uma das principais causas do nosso subdesenvolvimento, uma espécie de âncora que mantêm o povo historicamente dependente de uma elite interessada apenas no seu próprio enriquecimento.

– Mas o fato é que analfabetos políticos não são exclusivos do Brasil. Parte do povo da maior potência mundial também o é. Também gostam e votam em cafajestes… Basta ver o que fazem nas eleições deste ano. Até com um dos maiores difusores do american way of life, a Netflix…

12 –  O Rio de Janeiro assumiu um recorde nos últimos 08 anos. Mesmo num país onde o conceito de corrupto está muito associado aos políticos, o fato é que nenhum Estado brasileiro conseguiu ter 05 de seus governadores acusados e presos como tal. E há um 6°, que pode sê-lo.

– Nenhum deles, porém, pode ser considerado imbecil. O atual talvez seja. Mostrar os carros secretos da Polícia é obviamente imbecil… Ou, quem sabe?, é caso pensado, pra alertar milícia e tráfico pra se precaverem? Mas o Rio de Janeiro continua lindo!

13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Vinícius de Moraes: “Sem Copacabana, a existência seria incompreensível!”

14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.brasil247.com/blog/o-silencio-quebrado-por-eduardo-appio-e-a-integra-de-uma-relatorio-historico-lava-jato-desmascaradahttps://jornalggn.com.br/relacoes-exteriores/midia-tenta-esconder-sucesso-de-lula-na-onu/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *