1 – O Edifício Mantiqueira, onde morei dos 07 aos 25 anos, era uma Babel étnica: ali moravam famílias judias, libanesas, turcas, uma italiana, mineiras, gaúchas, acreanas e até um solteirão norte-americano, que jogava xadrez com meu pai. Convivi harmonicamente…
-…com os filhos destas famílias e aprendi a respeitar a diversidade nesta convivência. Que me perdoem, pois, os amigos judeus que vivem no Brasil: Netanyahu não é o único culpado das atrocidades ora em curso. Há mais sionistas em Israel do que sonha nossa vã filosofia…
2 – É uma visão objetiva e respeitável, mas as lideranças mundiais conseguem alcançar o que este conceito significaria pra humanidade? Educação, saúde, alimentação, moradia pra todos? E quem trabalharia nas minas africanas ou nos vinhedos gaúchos?
3 – As pesquisas são, hoje em dia, essenciais às eleições. Talvez até mais do que os próprios candidatos. Partidos, marqueteiros, lideranças políticas e os candidatos, claro, aguardam números, dados e as análises da imprensa pra traçarem as estratégias das campanhas.
– Já os eleitores, bem… boa parte não sabe nem o número do candidato. Aliás, um mês depois da eleição, não se lembram nem em quem votaram.
4 – A prostituição é a profissão mais antiga do mundo, diz a voz corrente. Mas a hipocrisia da sociedade sempre a escondeu em nichos sombrios pras famílias de bem e cristãs, que os indicavam, porém, pros jovens varões saudáveis (a rua Gauicurus era famosa na minha juventude!)
– A humanidade evoluiu. O anticoncepcional libertou as mulheres, fazer amor tornou-se mais saudável que fazer a guerra. Mas a prostituição continua firme e forte. Controlada não mais por cafetinas ou gigolôs, mas por máfias que, como as bets, fazem da propaganda a alma do negócio.
5 – Os brasileiros, em sua maioria, não gostam de Política. Por muitas razões, entre elas pelos exemplos pouco edificantes que os próprios políticos dão. Num país em que a solidez da democracia depende da boa vontade de um Centrão, fica difícil acreditar na Política.
– Isto, porém, não é exclusividade brasileira. Numa democracia secular como a inglesa, há políticos babacas com posturas imbecis também. Como o líder dos conservadores…
6 – A gente sabe que o brasileiro, no geral, tem um enorme complexo de vira-lata. Nas classes mais altas, isto é notável na adoração aos norte-americanos – aos costumes, aos filmes e séries, aos produtos, ao way of life, até. O ex-mitô não só prestava continência à bandeira…
-…ianque, como quase babava diante de Trump. Não seria diferente com Pablo Marçal. Na viralatice e na mentira…
7 – O Brasil dispõe, praticamente, de 03 grandes empresas aéreas, Latam, GOL e Azul. Vira e mexe, elas estão com problemas financeiros e recorrem ao governo pra não falirem. Apesar disto, o Brasil não abre o mercado interno às empresas internacionais. Porque?
– É o lobby destas 03 empresas? Ou o lobby das empresas rodoviárias, que querem exclusividade no transporte de passageiros e cargas? Como se sabe, o capitalismo brasileiro abomina concorrência…
8 – A Câmara Federal sempre teve uma banda, chamada baixo clero, desinteressada dos deveres públicos nacionais. Vereadores federais, o único intuito deles era beneficiar seus currais eleitorais e seus interesses pessoais. Até que um deles foi eleito presidente da República…
– Tornaram-se maioria e viraram o alto clero. Mas mantiveram a visão mesquinha da política, voltada exclusivamente pra satisfazer os próprios umbigos. Há alguma diferença entre Eduardo Cunha, Arthur Lira e Elmar Nascimento?
9 – Cientistas brasileiros vão se debruçar em uma nova doença que surgiu no país nestes últimos tempos, que contamina bolsonaristas de alto coturno. O próprio ex-mitô já foi atacado umas 03 vezes, uma quando seu retorno triunfal pro Brasil após o golpe fracassou.
– Outras figuras bem postas do entorno dele, como Anderson Torres, Marcos do Val e La Zambelita – esta é mais sensível e já foi contaminada várias vezes – também o foram. O estranho é o momento em que a doença ataca: quando são convocados pela Justiça…
10 – E aí, num auditório esvaziado, Netanyahu falou de guerra. E mostrou mapas do Oriente Médio do ódio e do Oriente Médio que ele acha que é da paz. Mas evitou mostrar o mapa do Grande Israel, que é o que ele realmente quer. Às custas de 40 mil palestinos…
Netanyahu Y 1
-…e 700 libaneses, inclusive dois jovens brasileiros, até agora. É um crime contra a humanidade, como diz o Thales Faria. Tirante este, nossos ilustres comentaristas televisivos preferem criticar o governo brasileiro (e Lula, claro!) por terem seus representantes se retirado do auditório.
11 – Grandes investidores, financistas, o Mercado, enfiam, e jornalistas e analistas econômicos da imprensa familiar estão comemorando: previsão do PIB brasileiro sobe pra 3,2%, desemprego cai e rendimento das famílias é recorde histórico.
– Ou seja: O Banco Central vai continuar aumentando juros em 2024! Viva!!!
12 – A verdade é que Nasrallah não era apenas o líder máximo do Hezbollah… era um líder xiita, um ramo do islamismo em maioria no Irã, Iraque, Paquistão, Arábia Saudita, Bahrein, Líbano, Azerbaijão e Iêmen. Se as lideranças destes países se unirem, haverá guerra sim com Israel.
– Aí, os Estados Unidos entrarão na guerra de corpo e alma. As dúvidas: a Rússia, atolada na Ucrânia, entrará? E a China, interessada em ser os Estados Unidos nos próximos anos, armará os xiitas? Porque eles adoram guerras… How Could I Know que Deus era sádico?
13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Maomé: “Aquele que morreu mas não lutou no caminho de Alá nem expressou alguma determinação por lutar, morreu como morrem os hipócritas” (Sahih Muslim 2:4696)
14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes